sábado, junho 23, 2012

Conselheiros municipais de Saúde de Caraguá passam por capacitação
Na próxima semana cerca de 200 pessoas, entre conselheiros municipais de saúde, membros dos Conselhos Gestores das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e servidores públicos participam de um ciclo de aperfeiçoamento no Centro Universitário Módulo, organizado pela secretaria de Saúde. Os temas abordados na capacitação estão relacionados aos repasses financeiros, fiscalização, papel dos conselheiros e projetos voltados à área em Caraguá. 

 
Foto: Sérgio Inoue/PMC
Na terça-feira (26), das 19h às 22h, o médico pediatra e doutor em Saúde Pública, Gilson de Cássia Marques Carvalho, fala sobre “Ações Integradas em Saúde” e a Lei Complementar 141/12, que regulamenta o parágrafo 3º do art. 198 da Constituição Federal sobre os valores mínimos a serem aplicados anualmente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios em ações e serviços públicos de saúde; estabelece os critérios de rateio dos recursos de transferências para a saúde e as normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas com saúde nas três esferas de governo; revoga dispositivos das Leis 8.080 de 19 de setembro de 1990 e 8.689 de 27 de julho de 1993; e dá outras providências. 

A programação continua na quarta-feira (27), das 14h às 17h, com as palestras: “A Importância da Função do Conselho Municipal de Saúde”, ministrada pelo presidente do órgão, Ricardo Fernandes de Sousa; e sobre os “Projetos Desenvolvidos no Plano Municipal de Saúde”, com a secretária de Saúde, Derci de Fátima Andolfo. 

Na quinta-feira (28), das 14h às 17h, a médica sanitarista Paula Vianna Carnevalli encerra a capacitação com o tema: “Sistemas de Informação – Conheça Caraguá pela Internet“, que expõe os pontos de referência da saúde no município na rede mundial de computadores. 

Mais treinamento 

Nos dias 28 e 29 de junho (quinta e sexta-feira), das 8h às 12h, cerca de 80 servidores públicos, entre agentes administrativos, gerentes de UBS’s e enfermeiros farão uma capacitação em Sistema de Informação Ambulatorial e Boletim de Produção Ambulatorial, no laboratório de Informática do Centro Universitário Módulo, para a digitalização dos dados da saúde de Caraguá.  

O curso de Especialização em Urgência e Emergência para 30 profissionais dos Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e dos Prontos Socorros também está em andamento. As aulas acontecem segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 22h, no Centro Universitário Módulo (Centro).

O período do curso é de sete meses. As aulas são teóricas e práticas (estágios) e, além disso, abordam noções básicas de atendimento pré, intra e pós-hospitalar. O objetivo é capacitar e aperfeiçoar os profissionais no atendimento aos usuários dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

A técnica em Radiologia, Benedita Auxiliadora de Morais Rangel, iniciou nesta segunda-feira (18) um período de aperfeiçoamento na Escola Avançada em Mamografia do Hospital do Câncer de Barretos. As despesas do curso são custeadas pela ONG Américas Amigas, que doou o mamógrafo para o Centro de Especialidades Médicas (CEM). O treinamento termina no dia 29 de junho.

Fonte: PMC

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...