Jovens da melhor idade entram no clima do 4° Jiss
A Administração Municipal promoverá o 4ª Jiss (Jogos do Idoso de São Sebastião). A competição terá início nesta quinta-feira 23, feriado de Corpus Christi, com a cerimônia de abertura no Teatro Municipal, às 9h.
Durante os três dias de competição, de 23 a 25, o Jiss, organizado pela Seesp (Secretaria de Esportes), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do município, promete ser inesquecível, com muita diversão e disputas acirradas.
O evento contará com a participação de atletas de seis cidades do interior e litoral paulista: Ribeirão Pires, Pindamonhangaba, Cubatão, Caraguatatuba, Bertioga e a anfitriã São Sebastião.
Com aproximadamente 40 pessoas por delegação, o município deve receber 240 atletas no mínimo para as atividades competitivas. Estão envolvidas na realização do evento, cerca de 800 pessoas entre professores, comissão julgadora, segurança, dentre outros que colaboram com a estrutura do evento.
Logo após a solenidade de abertura, acontecerão as apresentações de dança, valendo ponto na modalidade de coreografia.
As demais modalidades do Jiss serão centralizadas no CAE (Centro de Apoio Educacional), do Pontal da Cruz. Serão elas: caminhada, damas, dominó, natação, tênis de mesa, tranca, voleibol e xadrez.
O vencedor em cada modalidade será premiado com medalhas e troféus. No sábado 25, os competidores desfrutarão de um grande baile, oferecido pela Seesp, com a participação do maestro Oscar Guzella e Orquestra.
Fonte: PMSS
Artesão de Barequeçaba participa de Feira Nacional de Artesanato
O assessor cultural da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), Lindomar dos Santos, professor assessor cultural de artesanato em caxeta em Barequeçaba, na região central de São Sebastião, participará, como convidado ao lado de outros cinco artesãos paulistas, da 12ª Fenearte (Feira Nacional de Artesanato), realizada anualmente no Recife (PE).
O convite, segundo informou, partiu da Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades), e – com apoio da atual Administração – Santos representará o município de 1º a 10 de julho na cidade de Olinda, região metropolitana de Recife.
Convites
Além deste, o artesão sebastianense que usa o espaço da Sabare (Fundação na Associação Amigos de Barequeçaba), para dar aulas de caxeta pela Sectur, por meio da Fundação Cultural e Educacional Deodato Santana, também aceitou os convites para participar do Festival do Camarão em Caraguatatuba, a ser realizada de 23 a 26 de junho e da
Expocrato, entre os dias 10 e 17 de julho, no Ceará.
Atualmente Santos conta com 25 alunos entre dez e 14 anos de idade na oficina de artesanato, os quais aprendem a produzir com a caxeta esculturas de pássaros, frutas e peixes, além de mexedores de caipirinha, trabalho que se tornou socioambiental, visto proporcionar ao grupo, além do ofício, o resgate da cultura caiçara e o reforço do orçamento familiar com a venda dos produtos.
Caxeta
A caxeta é uma madeira maleável, sem veios e resistente ao cupim, ideal para fazer esculturas.
Encontrado em vários locais em solo sebastianense, principalmente na reserva indígena do Rio Silveira, em Boracéia, Costa Sul, é extraída mediante licença ambiental e nota fiscal.
Caiçara, Lucas Estéfano, 14, residente em Barequeçaba, explicou ter aprendido a função vendo seu pai trabalhar com a madeira. Hábil, entrou na oficina há dois anos. “É algo que eu gosto de fazer; é fácil e legal”, comentou, “faço porque também adoro pássaros”, acrescentou.
Serviço: A oficina ainda tem vagas e os interessados podem se inscrever ligando
diretamente para o professor Santos, na Sabare, pelo telefone 3862-6723 ou
na Sectur 3892 2620
Fonte: PMSS
Nenhum comentário:
Postar um comentário