quarta-feira, outubro 12, 2022

Vereadores concedem Títulos de Cidadão Honorário de Ilhabela e de Gratidão Caiçara que serão entregues em Sessão Solene


 

Vereadores da Câmara de Ilhabela aprovaram 16 Projetos de Decreto Legislativo que indicam os homenageados que receberão os Títulos de Cidadão Honorário de Ilhabela e de Gratidão Caiçara.

 

Considerando o número de decretos, a apresentação dos homenageados será dividida em duas partes. No entanto, vale ressaltar que a entrega de todos os títulos será realizada em Sessão Solene no dia 20 de outubro, no Plenário do Legislativo, a partir das 18 horas, com transmissão ao vivo pelos canais oficiais do Legislativo no Facebook, Youtube e ainda pelo site www.camarailhabela.sp.gov.br.

 

Confira os homenageados:

 


O Decreto Legislativo 01/2022, de autoria do vereador Alessandro Vieira (Alessandro Abençoado), concede o Título de Gratidão Caiçara ao senhor Hélio de Souza. Caiçara nato da praia do Bonete, sempre atuante na comunidade, começou na pesca desde muito cedo e por muito tempo trabalhou em barco de pesca, passando depois a pescar com rede de cerco. Nos anos 70 trabalhou na comunidade como agente de quarteirão para organizar o bairro, sempre muito dedicado e respeitado por todos. Em 2001 passou a ser encarregado geral dos funcionários da Prefeitura que trabalhavam na comunidade, ficando até 2017 quando se aposentou. Senhor Hélio tem muito orgulho do Bonete, lugar onde nasceu, cresceu, constituiu sua família e tem deixado seu legado. Atualmente, devido a um infarto, não atua com a mesma intensidade nas decisões da comunidade, mas não deixou de ser ativo e ser muito respeitado por todos.


 

Decreto Legislativo 02/2022, de autoria do vereador Gabriel Rocha, concede o Título de Cidadão Honorário de Ilhabela, ao senhor Marcos de Oliveira Cardial – in memoriam. Mais conhecido como "Marcão", nasceu em São Paulo, mas se considerava caiçara de coração, afinal cresceu vindo a passeio para Ilhabela juntamente com sua família durante as férias escolares e finais de semana. Seu amor pela cidade e pelo mar era tão grande que mais tarde criaria fortes raízes e deixaria um grande legado. Marcão teve uma base familiar exemplar; sua principal qualidade era a preocupação com o seu próximo. Foi um irmão amoroso, atencioso e zeloso; dobrava sua atenção para com suas duas irmãs que estiveram ao seu lado até o seu último suspiro de vida. Decidiu morar em Ilhabela, no sítio de seu pai e foi lá que aprendeu a cuidar da horta, cultivar árvores frutíferas e criar galinhas. Seu maior prazer era encontrar com seus amigos e mostrar seus dotes culinários preparando um delicioso azul-marinho, além das rodadas de pizzas ao som de um bom samba que ele tanto amava. Conservador da cultura local e das raízes da história de Ilhabela, não deixava de participar da tradicional “Folia de Reis”. Era fiel e devoto de São Benedito e de Nossa Senhora D’Ajuda e Bonsucesso. Engajado na maior manifestação folclórica cultural caiçara, a tradicional Congada de São Benedito, por muitos anos esteve a sua frente, pois fazia questão de lutar pela importância de se conhecer a origem das raízes e costumes locais. Amante do mar, velejador, instrutor de Vela e árbitro de Regatas, foi um dos principais expoentes da Vela em Ilhabela. Formou diversas gerações de velejadores, tendo sido inclusive, Coordenador Náutico da Prefeitura Municipal durante vários anos onde trabalhou com muita dedicação e batalhou em busca da valorização da mão de obra local. Na madrugada de 11 de março de 2022, Marcão faleceu encerrando sua trajetória de vida. Além de deixar muitas saudades, deixou um lindo legado de amor, respeito, empatia, humildade e de entrega à cultura, crenças e raízes caiçaras, a qual se dedicou como filho da terra. Sua passagem foi tão notável e admirada que no mês da Cultura Caiçara, foi homenageado pela Prefeitura Municipal que realizou em maio, a regata festiva Troféu Escola de Vela de Ilhabela “Marcos de Oliveira Cardial”, na Praia do Perequê.

 


Decreto 03/2022, de autoria do vereador Edilson dos Santos (Edilson da Ilha), concede o Título de Cidadão Honorário de Ilhabela ao Dr. Orlando Maia Junior. Nascido em São Paulo, no bairro do Ipiranga, sempre sonhou em ser médico, o que conquistou em 1982 quando se formou em medicina, na cidade de Vassouras no Estado do RJ, com residência em Pediatria, no Hospital Pérola Byington em São Paulo. Médico há 40 anos, se dividindo entre a pediatria e o atendimento clínico domiciliar, exerce a medicina em Ilhabela há 20 anos, sendo 15 anos como pediatra no Hospital Mário Covas, desde sua inauguração em 2002. Realizou especialização em Cuidados Paliativos e hoje atua no Programa Melhor Em Casa, que promove assistência domiciliar através de uma Equipe Multidisciplinar, o que permitiu que conhecesse melhor as famílias e toda população da cidade.

 


Decreto 04/2022, de autoria do vereador Edilson da Ilha, concede o Título de Cidadão Honorário de Ilhabela ao Padre Alessandro Henrique Coelho. Nascido em Franca, Padre Alessandro se mudou para Caraguatatuba aos 12 anos junto com a família em busca de melhores condições de vida. Aos 13 anos foi morar em São Bernardo do Campo e depois em Santo André, retornando ao Litoral Norte com 15 anos onde teve uma vida intensa na comunidade da fé. Aos 18 anos decidiu entrar no seminário, estudou Filosofia na Universidade Católica de Santos e Teologia no Instituto Teológico em São Paulo. Ordenou-se diácono em dezembro de 2000 com 24 anos e presbítero em junho de 2001. Atuou por dois anos na Paroquia Nossa Senhora das Graças, em Ubatuba, fundando novas comunidades e fortalecendo as comunidades tradicionais. Depois foi convidado a ser reitor do seminário diocesano, ficando por quatro anos a frente da Instituição. Com a chegada do novo bispo, Dom Antônio Carlos Altieri, foi enviado a fazer uma especialização em Formação Presbiteral em Roma. Voltando ao Brasil abriu o Propedêutico São Domingos Savio. Foi transferido para fundar a Paroquia Nossa Senhora Aparecida em Ilhabela em 2016 e iniciava assim a atuação na cidade, reunindo as pessoas, fortalecendo a vida espiritual e pastoral da comunidade. Deu continuidade a construção da matriz na Barra Velha com ajuda de muitas pessoas e experimentou de perto a solidariedade e generosidade da comunidade, buscando se fazer presente em todas as atividades do município. Fundou o grupo Esperança Viva de apoio as famílias e pessoas toxicodependentes, com visitas as comunidades tradicionais. Testemunhou famílias sendo resgatadas para a vida de fé, o fortalecimento do grupo de jovens, vivendo o dia a dia dos fieis. Foram três anos intensos que marcaram o coração e a vida deste sacerdote e da comunidade de Ilhabela, até que em julho de 2019 foi transferido para a Paroquia São Sebastiao, onde atua hoje em dia.

 

 

Decreto Legislativo 05/2022, de autoria da presidente da Casa, vereadora Diana Matarazzo,


concede o Título de Cidadão Honorário de Ilhabela ao Pastor Arnaldo Ugo dos Santos Domingos. Natural de Loanda, Paraná, é construtor de obras, formado em Teologia, casado há 29 anos e pai de quatro filhos. Arnaldo escolheu Ilhabela para viver, trabalhar e fincar suas raízes. Chegou na cidade em fevereiro de 1996, foi apossado como pastor interino em 1998, consagrado no grande Templo das Igrejas Pentecostal, O Brasil para Cristo na Pompéia São Paulo em março de 2001. É Pastor Presidente do campo de Ilhabela onde dirige a Igreja no bairro do São Pedro há 24 anos, acompanhando o crescimento e o desenvolvimento daquela comunidade, prestativo humilde e de um coração enorme. Atuante na Reabilitação e Inclusão de dependentes químicos em casa de recuperação e trabalha também junto a Secretaria de Desenvolvimento Social ajudando famílias de baixa renda. Fundou o COMEI - Conselho de Ministros de Ilhabela, em agosto de 2007, estando a frente do conselho até dezembro de 2015. Hoje, com 52 anos, o Pastor Arnaldo mantem um legado imaculado na cidade, realizando relevantes serviços à comunidade. Todos o conhecem por sua boa índole, dedicação incessante em ajudar o próximo e propagar mensagem de amor, salvação e dignidade.

 


Decreto Legislativo 06/2022, de autoria do vereador Raul Cordeiro (Raul da Habitação), concede o Título de Cidadã Honorária de Ilhabela a senhora Irenilde Aparecida Juliani. Conhecida como Irê Juliani, nascida em São Paulo, casada, há 29 anos, é mãe de quatro filhos. Chegou à cidade há 28 anos como frequentadora assídua e há 18 anos decidiu viver em Ilhabela, tornando-se caiçara de coração. Gestora, com especialização em Recursos Humanos, Irê também possui formação em Master Coach, pelo Instituto Brasileiro Coaching (IBC), responsável pelo programa de empreendedorismo “Desafios Diários” e é, também, CEO de seis empresas no Litoral Norte e Vale do Paraíba. Desde que chegou a Ilhabela conheceu as características da população e se entregou aos projetos sociais, apoiando mais de 20 deles, como a Associação Esportiva São João Ilhabela, APAE Ilhabela, Assembleia de Deus Belém do Pará, Projeto Barreirinha, Casa do Idoso, Grupo Agro Yiu Aye, Projeto das Pretas, Igreja Nossa Senhora D’Ajuda, Lar do Ancião Feliz de Ilhabela, Projeto Pequeno Tobias e Projeto Olhar no Futuro. Fundou o projeto “Mulheres do bem”, espaço social para acolhimento e empoderamento feminino em Ilhabela. O projeto oferece oficinas e cursos, aulas de danças, terapias, massagem, além de ações de estética e beleza. Uma mulher determinada, empenhada, símbolo de força e decisão, Irê também decidiu fazer a diferença na política, na qual, foi candidata a prefeita, em 2020, conseguindo quantidade expressiva de votos em sua primeira participação em eleições. Agora, coordena o PSD Mulher Ilhabela, sendo a responsável por promover reuniões para identificar e fortalecer propostas nas mais variadas áreas, ressaltando o compromisso e a união das mulheres com as políticas públicas para todos.

 

Decreto Legislativo 07/2022, de autoria do vereador Raul da Habitação, concede o Título de


Cidadão Honorário de Ilhabela ao senhor Ezequias de Jesus dos Santos. Mais conhecido como Marrom, é natural de Wenceslau Guimarães (BA). Veio para Ilhabela no final de 1995 por influência de amigos, em busca de trabalho, a fim de ter uma vida melhor. Desde então, tornou-se, sem sombras de dúvidas, caiçara de coração, já que sua família foi formada na cidade. Em seus quase 27 anos de Ilhabela já trabalhou como garçom, jardineiro, pintor, cobrador de transporte coletivo e ajudante de cozinha. Hoje, dedica-se ao “Salão do Marrom”, na Barra Velha, que, além de ser um espaço voltado para o realce da beleza, também é ponto para muitas pessoas da região, que conversam e ficam a par das novidades. Fruto de muito esforço e dedicação, o “Salão do Marrom”, já está em funcionamento há oito anos. Desde que chegou a Ilhabela sempre teve um olhar caridoso com os demais. Fundou o conhecido time de futebol “Amigos do Marrom”, que depois passou a se chamar “São Paulo”, que utilizava o uniforme, símbolo e cores do Tricolor do Morumbi. Essa equipe foi a grande vencedora do Campeonato Municipal de Futebol Veterano 2014 e campeã da 2ª Divisão do Municipal de 2007, além de somar diversas participações na 1ª Divisão. Hoje, o time passou por mudanças e agora se chama “Racha do Peii ou Racha do Marrom”, que não compete mais, porém organiza jogos por lazer e por causas sociais, tendo Marrom como um dos coordenadores há oito anos. Com jogos todos os domingos, no Peii da Barra Velha, Marrom organiza rifas e torneios beneficentes para arrecadar alimentos para os necessitados e dinheiro, que, na grande maioria das vezes, é utilizado para custear exames ou consultas médicas dos jogadores, familiares ou amigos que precisam de ajuda financeira. Qualquer pessoa pode participar e contribuir com a equipe.

 


Decreto Legislativo 08/2022, de autoria do vereador Felipe Gomes, concede o Título de Gratidão Caiçara ao senhor João Vitor Leite Mirando dos Santos. Caiçara, também conhecido como ‘Peko’, tem 24 anos e já trouxe muito orgulho para o esporte de Ilhabela. Atleta de Muay Thai, João sagrou-se campeão mundial, na Tailândia, pela categoria 69kg, em 2019, integrando a Equipe Brazilian Tiger. O lutador cresceu no bairro do Itaquanduba e aos 14 anos, o que antes era apenas uma diversão, começou a ganhar forma. Ingressou em uma escola de Kickboxing e quatro meses depois migrou para o Muay Thai. Reconhecido pelo seu foco e dedicação nos treinos, seu mestre logo o convidou para participar de um campeonato. Na trajetória até o profissionalismo foram muitas horas de treino e dedicação. Como profissional disputou 18 lutas e saiu vencedor em 14 delas. O lutador conta que ganhar o título na Tailândia e poder treinar na terra do Muay Thai foi muito gratificante. João Vitor é uma referência para os jovens esportistas de Ilhabela que almejam se tornar atletas profissionais e levar o nome da cidade a muitos países. Através do Programa Bolsa Atleta e com muito esforço para complementar os recursos necessários para os treinos, competições e suplementações, o lutador ainda conquistou títulos importantes como o campeonato brasileiro na categoria 75kg e o campeonato paulista. Como todo atleta enfrenta os obstáculos da falta de incentivos para manter o padrão necessário das competições de alto rendimento. Seu sonho é viver só do Muay Thai, virar um competidor reconhecido e futuramente migrar pro MMA até o tão sonhado UFC, mas no Brasil essa modalidade ainda não é tão valorizada. Da necessidade de conciliar outra profissão, nasceu também um empreendedor. Peko não é conhecido apenas por sua atuação no esporte, mas também na arte de cortar cabelos. Ele abriu sua própria barbearia e segue aumentando a clientela com seu talento com as tesouras.

 

CMI


Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...