Foto: Luis Gava/PMC
A Secretaria de Urbanismo de Caraguatatuba alerta para um golpe aplicado com o objetivo de clonar celulares. Criminosos estariam ligando para comerciantes, se passando por fiscais, e inventando que aquele comerciante estaria cometendo alguma irregularidade e precisaria ser fiscalizado.
Com isso, o golpista informa que vai mandar um SMS e que a pessoa deve acessar esse arquivo, digitando números no próprio SMS, para saber quais seriam as irregularidades. A orientação é para não digitar e não acessar nada no celular.
Uma das vítimas relata que recebeu ligação no telefone fixo, onde o criminoso informa que seria da Secretaria e recebia reclamações de que o estabelecimento estaria recebendo pessoas sem uso de máscara. O golpista ‘enrolou’ ao telefone, disse que não foi fiscalizar pessoalmente porque tinha muito serviço e que ia mandar um protocolo pelo SMS.
A vítima digitou os números solicitados e enviou por SMS. Sua irmã, que estava ao seu lado, já recebeu na mesma hora a mensagem do golpe e um cliente chegou a realizar uma transferência de mais de R$ 4 mil na conta que recebeu pelo número da vítima. O prejuízo já soma R$ 10 mil.
O secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, alerta que essa não é a forma de trabalho das equipes. “Não enviamos ou fazemos nenhuma fiscalização por telefone. Nossos fiscais vão in loco e, se houver necessidade, fazem a autuação no local”.
Conforme Cardozo, a pasta tem recebido reclamações neste sentido e a orientação é que seja registrado boletim de ocorrência.
Dicas para evitar golpesNão clique em links externos, nem faça download de arquivos anexos. Se chegar número de telefone, não ligue de volta. Procure o número oficial na internet, caso precise fazer contato.
Jamais digite qualquer número que receber, seja por SMS ou aplicativo (como WhatsApp).
Nunca informe sua senha, que é secreta e pessoal. Mensagens surpresas podem ser uma bomba. Não responda se não conhece. Se suspeita de golpe, bloqueie o número, sem responder.
PMC
Nenhum comentário:
Postar um comentário