Professora do curso de Pedagogia do Módulo esclarece como os pais podem ajudar nesta fase
Caraguatatuba, fevereiro de 2015 - A fala do bebê é um dos fenômenos mais esperados pelos pais. Algumas crianças demoram um pouco mais para começar a formar as sílabas, o que não deve ser encarado como um problema, já que cada criança possui um tempo especial de desenvolvimento da linguagem verbal.
Geralmente, as primeiras palavras que o bebê pronuncia aparecem aos seis meses de idade. Entre um e dois anos, a criança já possui um vocabulário e com dois anos e meio, consegue formular frases.
“Quando a criança está no período de aprender a falar, muitas vezes, por volta de 12 meses, alguns pais ansiosos podem forçar repetindo algumas palavras erroneamente, ou no diminutivo, o que pode prejudicar a aprendizagem”, explica a professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Módulo, Cleide Tavares de Oliveira Araripe.
Com intuito de facilitar e criar um ambiente que colabore com o desenvolvimento da fala do bebê, a profa. Cleide elaborou oito dicas:
1 - Não repetir a pronúncia errada da criança. Enfatizar a palavra correta.
2 - Não trocar nomes de objetos, por exemplo, chupeta de "peta" ou a mamadeira de "Tetê". Nesses casos a criança terá que aprender duas palavras para um mesmo objeto.
3 - Estimular a criança a falar o que ela quer. Não atendê-la toda vez que apontar para os objetos. Se ela apontar para uma fruteira, deve-se pegar a fruta, mostrar e reforçar o nome da fruta.
4 - Evitar palavras no diminutivo.
5 - Conversar bastante com a criança.
6 - Ler e contar histórias com boa dicção e intervalo adequado entre as palavras.
7 - Hora do banho ou da troca de fraldas ou roupas: são momentos adequados para tocar nas partes do corpo e enfatizar o nome de cada uma delas.
8 - Nas refeições: falar o nome dos alimentos.
Fonte: Centro Universitário Módulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário