quinta-feira, agosto 30, 2012


Palestra aborda cuidados com saúde bucal na terceira idade

Cerca de 50 pessoas assistiram na terça-feira (28/08/2012) à palestra “Saúde Bucal na População Idosa”, no Centro de Referência da Melhor Idade (Cremi), Jardim Jaqueira.  O debate faz parte do Projeto Vivendo e Aprendendo da secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso. A reunião abordou a importância dos cuidados com a saúde da boca na terceira idade e a relação com o bem-estar físico, psíquico e social nesta fase da vida.  

A cirurgiã-dentista e especialista em Prótese, Larissa Augusta Ramos, ministrou a palestra. No encontro foram discutidas as alterações fisiológicas da boca durante o processo de envelhecimento, como o aumento da sensibilidade das mucosas, mudança da coloração e perda dos dentes devido às cáries não tratadas, diminuição da saliva, secura e a redução da percepção de sabores. 
Fotos: Gianni D'Angelo/PMC

Os participantes receberam as seguintes orientações para uma boa saúde bucal: escovação cuidadosa dos dentes e língua, utilização do fio dental, limpeza adequada da boca após cada refeição, visitar o dentista a cada seis meses, manter a saúde em dia, não tomar medicamentos por conta própria e comer alimentos saudáveis. 

O autoexame deve ser realizado uma vez por mês para prevenir o câncer bucal e diagnosticar a doença na fase inicial. De acordo com a cirurgiã-dentista, os idosos precisam prestar atenção nas feridas superficiais (com ou sem sangramento), manchas avermelhadas ou esbranquiçadas e na presença de sangue na saliva sem explicação. 

A odontologia voltada para a terceira idade foi reconhecida recentemente como a especialidade odontogeriatria, que enfatiza o cuidado bucal nessa faixa etária, por meio de procedimentos preventivos, curativos e paliativos.

 O Projeto Vivendo e Aprendendo conta com debates mensais para chamar a atenção da comunidade sobre as precauções com a população idosa. No primeiro semestre os temas discutidos no programa foram: “Violência Contra o Idoso: Diga Não!”, com a diretora de Projetos, Zally Pinto Vasconcelos de Queiroz; e “Prevenindo Quedas”, com a chefe de seção de Políticas de Inclusão, Márcia de Pádua Leite. 

Fonte: PMC

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...