Operação Carnaval supera expectativas em São Sebastião
|
Fotos: Luciano Vieira e Ricardo Faustino/PMSS |
Cidade apresenta menor índice de ocorrências no trânsito do LN
Durante os cinco dias de Carnaval, moradores e turistas de São Sebastião puderam contar com um esquema de segurança reforçado. As ações garantiram tranquilidade aos foliões que desfrutavam da extensa programação cultural organizada pela Administração Municipal.
O trabalho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu, foi dobrado no município de sexta a terça. A cidade, que possui seis ambulâncias (cinco unidades básicas e uma avançada), operou com mais quatro no Carnaval: uma em Barra do Una, na Costa Sul, uma no Canto do Mar, Costa Norte, e duas na região central.
De 17 a 21 de fevereiro, o Samu apresentou números importantes relacionados a acidentes do trânsito: em Caraguatatuba foram 277 atendimentos no total, sendo 76 traumas e 22 deles ligados ao trânsito (7,94%). Em Ilhabela, dos 111 atendimentos gerais, são 35 traumas e 22 tem o trânsito como principal motivo (8,10%). Ubatuba, por sua vez, do total de 217 registros, 73 resultaram em traumas e 19 deles tem envolvimento com o trânsito (8,75%).
Conscientização
Já em São Sebastião, são notáveis os resultados das ações preventivas de orientação e conscientização aos motoristas, realizadas pela Secretaria de Segurança Urbana através de divisão de Tráfego (Ditraf). Pelos registros do Samu, os 216 atendimentos na cidade comportam 47 traumas e 22 ocorrências ligadas ao trânsito – que corresponde a 6,48%, abaixo da média das outras cidades, de aproximadamente 8%.
Para o prefeito Ernane Primazzi (PSC), isso é resultado de uma ação gradativa. “Mesmo com o grande movimento do Carnaval, o trabalho proativo surtiu efeito e reduziu o número de vítimas de acidentes de trânsito. O conjunto entre a emergência, o serviço social e as unidades básicas de saúde contribuíram para isso”, afirma.
O efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM), por sua vez, esteve nas ruas em trabalho intensivo, além do patrulhamento com as viaturas e ronda bike.
Casos
Duas situações se destacaram entre as ocorrências do Samu. Na sexta-feira de Carnaval (17), uma gestante deu entrada no Pronto Atendimento de Boiçucanga em trabalho de parto. O bebê, de 7 meses, pesava 1,2kg e foi transportado em incubadora para o Hospital de Clínicas de São Sebastião, no Centro da cidade. Depois de receber os atendimentos vitais, o bebê foi encaminhado à UTI Neo-Natal de Caraguá.
“Todo o procedimento, entre o transporte e a espera pela vaga, durou aproximadamente três horas, quando muitas vezes leva até dias”, conta André da Silva Leandro, coordenador do Comitê Gestor de Atenção às Urgências do Litoral Norte.
Já no sábado (18), uma criança de 1 ano apresentou parada cardiorrespiratória após vomitar e aspirar leite. Com o atendimento do Samu, o estado do bebê foi estabilizado e ele chegou ao Pronto Socorro Central com resposta aos estímulos.
Salvamar
Os serviços prestados pelo posto de Bombeiros Marítimo de São Sebastião, o Salvamar Paulista, sediado em Maresias, na Costa Sul, também foram bem sucedidos, para a segurança dos banhistas.
Nos cinco dias, 42 homens atuaram no Balneário dos Trabalhadores e nas praias do Guaecá, Maresias, Cambury e Juquehy, todos em regime de escala extra. Entre eles, 17 guarda-vidas temporários contratados pela prefeitura e 25 militares do Corpo de Bombeiros.
Em relação às ocorrências, foram 745 intervenções no mar de orientação aos banhistas sobre correnteza, buracos, locais de risco como costeiras, bem como a distância máxima de se avançar o mar.
Foram 23 orientações a usuários de jet ski e lanchas na Praia das Cigarras, São Francisco, Guaecá, Barequeçaba, Paúba, Maresias, Cambury e Juquehy. Segundo o Salvamar, muitos usuários desrespeitaram as regras de navegação, fazendo uso de embarcações próximas aos banhistas e sem coletes salva-vidas.
As ocorrências de afogamento em curso aconteceram nas praias de Maresias (16), Cambury (1) e Juquehy (1), sendo todos socorridos e encaminhados ao Pronto Atendimento de Boiçucanga. Nenhum óbito por afogamento ocorreu ou foi registrado pelo Corpo de Bombeiros – Salvamar Paulista em São Sebastião, não só no período de Carnaval, mas no ano de 2012.
A equipe utilizou dois botes de salvamento inflável (um em Guaecá e outro em Maresias), duas motos aquáticas (uma em Maresias e outra em Cambury) e, como de costume, uma viatura ursa (Unidade de Resgate e Salvamento Aquático), baseada no quartel de Maresias com atendimento para toda a cidade, bem como uma aeronave águia.
Em nota, o 1º tenente PM Newton Krüger Tallens Júnior, comandante do Posto de Bombeiros, aproveitou para agradecer o empenho da gestão nesta Operação Carnaval.
Segundo ele, os ótimos números apresentados no período são reflexo das ações da atual Administração para com a corporação. “Não apenas em cumprir com o convênio firmado entre prefeitura e Governo do Estado no que tange à manutenção do serviço do Corpo de Bombeiros, mas por acreditar, investir e apoiar este importante serviço público”, finalizou o documento.
Fonte: PMSS