quinta-feira, setembro 30, 2010
sexta-feira, setembro 24, 2010
quinta-feira, setembro 23, 2010
CBH/LN debate cobrança pelo uso da água na região
Em continuidade ao processo de implantação da Cobrança pelo Uso da Água na Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Litoral Norte – UGRHI-LN 03, o Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte promove no dia 29, quarta-feira, o I Seminário Regional sobre a Implantação da Cobrança pelo Uso da Água no Litoral Norte, em Caraguatatuba. O encontro será realizado das 10h às 14h, no Buffet Maria José, localizado na Rua São Benedito nº 633 - Centro, Caraguatatuba.
Temas
“A cobrança: conceitos, base legal e procedimentos.” : Laura Stela N. Perez- Coordenadoria de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado e Meio Ambiente – SMA/CRHI;
“A visão do Setor de Abastecimento Público, com relação à cobrança”: eng. José Bosco e eng. Josival Alves (SABESP);
“Cadastro, e Ato Convocatório, experiências de Comitês de Bacias que já implantaram a cobrança”: Edilson Andrade e Marli Reis – Diretoria Regional de Bacias do DAEE / Taubaté;
“A Situação do Processo de Cobrança no Litoral Norte, realidade das Bacias”: Sylvio do Prado Bohn Jr., secretário Executivo do CBH- LN.
Mais informações com a Secretaria Executiva do Comitê de Bacias, nos fones (12) 3832-9702 – 3832-3816 ou no e-mail cbhlnorte@gmail.com.
Fonte: CBH/LN
quarta-feira, setembro 22, 2010
Secretários nacional e estadual de Justiça estarão presentes nos debates sobre tráfico de pessoas
Os secretários nacional e estadual de Justiça, Pedro Abramovay e Ricardo Dias Leme, além do coordenador da Rede Nacional de Justiça de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, Ricardo Lins, estarão presentes ao seminário regional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, a ser realizado com total apoio da Prefeitura de São Sebastião, nas dependências do Teatro Municipal.
Promovido pelo NETP (Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas), da Secretaria Estadual da Justiça e Defesa da Cidadania de São Paulo, em parceria com a ONG SMM (Serviço da Mulher Marginalizada), e a Secretaria Nacional de Justiça, o evento abordará os desafios e as possibilidades pertinentes ao delicado assunto que segundo o delegado seccional da Polícia Civil, Múcio Alvarenga, deve ser trazido à tona em sua totalidade. “O problema existe e bate à nossa porta; não é fantasia ou delírio, é caso sério e precisamos agir”, comentou.
De acordo com ele o primeiro passo é conscientizar o policial sobre a importância do assunto, qualificá-lo e habilitá-lo para o trabalho. Também é preciso conscientizar a população para que denuncie sem medo, a fim de que possamos agir”, afirmou o delegado. “A situação é critica, mas pode piorar se não fizermos nada a respeito”, frisou. “E esta é a oportunidade”, concluiu.
De acordo com a organizadora, a jornalista e articuladora política do SSM, Priscila Siqueira, entre os vários fatores que determinam o tráfico de pessoas, a condição da mulher é um dado de importância fundamental. “Acredita-se que 83% dos indivíduos traficados pertençam ao gênero feminino, constituindo-se tanto de mulheres como adolescentes e até mesmo crianças. Não há dúvida que mulheres e meninas são mais vulneráveis ao tráfico humano, principalmente para fins de exploração sexual. Na sociedade atual, onde impera o sistema patriarcal e a ideologia machista, o gênero feminino é considerado de segunda categoria, sem os mesmo direitos que seu companheiro homem. As mulheres e as crianças são sempre a parcela mais pobre da população”, explicou Priscila.
Políticas Públicas
Segundo informou, reverter esse quadro com Políticas Públicas e ações concretas que atendam as necessidades das mulheres e das crianças é um passo decisivo para acabar com o ignóbil crime do tráfico de pessoas. “É por isso que convocamos toda a sociedade de São Sebastião a participar dos debates desse seminário aberto ao público”, frisou a jornalista. “Estamos em época de eleições presidenciais e também para o Legislativo Estadual e Federal. Quantos e quais são as candidatas e candidatos que puseram em sua pauta de ação a questão do tráfico de pessoas no Brasil, mesmo quando sabemos que nosso País é o maior ‘exportador’ nas Américas de mulheres e crianças para indústria do sexo no Primeiro Mundo? Eu, particularmente, não ouvi qualquer discurso político que mencionasse sua intenção de luta contra esse crime tão perverso”, declarou a articuladora.
Para ela, o seminário servirá de base para a sociedade civil, “brigar e exigir” que o assunto se torne prioritário nas ações governamentais. “E é por isso que a presença de todos é tão importante”, salientou.
Milhares
A abertura do seminário, segundo os organizadores, será às 9h. Na sequência, a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, Eliana Vendramine, abordará sobre o “Marco legal do enfrentamento ao tráfico de pessoas”; uma segunda palestra, sobre “A política e o plano nacional de enfrentamento ao tráfico de pessoas”, precederá a passeata estudantil pelas ruas principais da cidade.
O movimento deve contar com a participação de aproximadamente 1,5 mil alunos das redes municipal, estadual e particular não apenas de São Sebastião, mas também de algumas escolas de Caraguatatuba. Os estudantes sebastianenses já estão engajados neste programa de combate ao tráfico e exploração sexual há cinco anos.
Sob a coordenação da SMM, os trabalhos serão retomados às 14h. Às 15h, a assistente social da referida ONG, Eloisa Gabriel Santos, ministrará uma palestra sobre o tema e a seguir, professores e alunos locais e também da cidade de Uruaçu (GO), explanarão sobre o movimento em seus municípios. Uma exposição de fotos na entrada do Teatro Municipal, mostrará ao público o trabalho desenvolvido em solo sebastianense.
Proteção Integral
No dia 24, as atividades terão início às 8h30 com os palestrantes Juliano Lobão – psicólogo do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania de São Paulo e Alline Pires – psicóloga coordenadora do CREAS, representante da Prefeitura de Guarulhos. Ambos abordarão a experiência e o funcionamento do NETP/SP e do Posto Avançado de Guarulhos na questão.
Em continuidade à programação, o juiz de Direito, representante do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Paulo Fadigas, abordará o tema “A proteção integral às crianças e adolescentes vítimas do tráfico de pessoas: relato de um caso exemplar”. Na sequência, haverá uma apresentação do Movimento contra o Tráfico de Pessoas sob a coordenação da jornalista, articuladora da política do SMM, Priscila Siqueira e também da advogada Sandra Penteado, da Comissão Municipal de Direitos Humanos, representante do Comitê de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de São Paulo.
Maior exportador
A relevância da discussão, de acordo com os organizadores, pode ser observado pelo fato de o Brasil ser o “maior exportador de crianças e mulheres para prostituição nas Américas e servir como país de trânsito para aliciadas nas nações latino-americanas e caminho da Europa, Ásia e Estados Unidos”, conforme declarações de Priscila Siqueira.
Para todos os envolvidos na organização do seminário, a participação não apenas de representantes das Secretarias Nacional e Estadual da Justiça, do Executivo (por meio das Secretarias de Educação e do Trabalho e Desenvolvimento Humano), e Judiciário, além das Polícias Federal, Civil e Militar, mas de toda a sociedade é de suma importância para se combater o tráfico e a exploração sexual.
Fonte: PMSS
Prefeitura divulga lista dos selecionados no 27º Concurso de Poesias Nhô Bento
O 27º Concurso de Poesias Nhô Bento, promovido pela Prefeitura de São Sebastião através da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), acaba de selecionar os 15 textos a serem apresentados no próximo dia 1º de outubro, às 20h30, no pátio da Sectur, região central da cidade.
Neste ano, 48 pseudônimos se inscreveram, podendo o número de poesias chegar a 96, já que cada autor pôde apresentar até dois trabalhos. Em 2009, foram 35 poesias inscritas.
Na última sexta-feira, 17 de setembro, o corpo de jurados formado por quatro professores da área de literatura da secretaria de Educação (Seduc), definiu os escolhidos e suas respectivas obras. São eles: Beato João Rezende (“Vi Deus Nosso Senhor”), Sara (“Porto Grande”), Poeta dos Mares (“Cadê o Sol”), Metamorfose (“O que vale”), Rialia Rosla (“Mar ia”), Henri Chineski (“A falta que você me faz”), Artemis (“Cavalinho cor-de-vento”), Julia Bandeira (“Ilhabela”), Mente Sincera (“O meu bichinho”), Criança Nunca (“Tempo”), Betina (“Lua Lamparina”), M. S. Fera (“Prece ao tempo”), Hugo Gouveia (“Arrelá”), Lua Cheia (“O Vento”), Sara (“Tempo no mar”).
Durante o sarau, aberto ao público, os poemas serão apresentados pelo próprio autor ou então por algum outro intérprete, podendo ser de sua escolha ou ainda estudantes de Literatura das Oficinas Culturais de São Sebastião.
Caberá à comissão julgadora designada pela Sectur classificar os cinco vencedores finais. Dentre as apresentações, a comissão escolherá o melhor intérprete da noite que receberá a placa de honra ao mérito “Professor Doutor José Machado Rosa”.
Nhô Bento
O evento é uma forma de homenagear o poeta sebastianense José Bento de Oliveira. Embora caiçara, o escritor revelava em seus poemas o lado caipira de ser e sua obra, “Rosário do Capiá”, editado em 1946 com 58 poesias, contou com o prefácio do maior autor da literatura infantil brasileira, Monteiro Lobato.
Fonte: PMI
terça-feira, setembro 21, 2010
segunda-feira, setembro 20, 2010
Show de Frejat reúne 10 mil pessoas na praia do Perequê
O show do cantor e compositor Frejat reuniu cerca de 10 mil pessoas, na noite do último sábado (18/9), na praia do Perequê, em Ilhabela. O público cantou e relembrou grandes sucessos do rock nacional eternizados nas vozes de cantores como Cássia Eller, Cazuza e Renato Russo.
A atração fez parte do XTerra Brazil, um dos principais eventos de esporte de aventura do mundo e teve apoio da Prefeitura de Ilhabela, integrando as festividades dos 205 anos de emancipação político-administrativa do município. Pela primeira vez na cidade, Frejat falou sobre a beleza do lugar e sua alegria de tocar para um público alto astral. “Estou muito feliz de fazer parte deste evento que reúne muita garotada com saúde, tem um gás legal e pelo pouco que vi da cidade já tenho vontade de voltar outras vezes”, garantiu o cantor.
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), acompanhou o show e aprovou o evento que movimentou a cidade durante todo o fim de semana. “Estou feliz por conseguir trazer de volta o XTerra para Ilhabela. Além de ter tudo a ver com a cidade o evento movimenta o turismo local e também oferece atrações de qualidade como o show do Frejat”, concluiu.
Fonte: PMI
sexta-feira, setembro 17, 2010
Foto: Bruna Vieira/Ecoadventur - Praia do Jabaquara em Ilhabela
Ecoadventur 2010 destaca destinos ecoturísticos do Cone Leste Paulista
A 8ª edição do Ecoadventur “Região Metropolitana do Vale do Paraíba/2010” reúne mais de 40 expositores no CenterVale Shopping, de 18 a 26 de setembro, em São José dos Campos. O Ecoadventur é uma grande feira que difunde a importância do desenvolvimento sustentável de uma determinada região, a responsabilidade socioambiental, o ecoturismo e o turismo ativo na natureza, como atividades geradoras de renda e com baixo impacto ambiental. O evento ocupa uma área de 1.680 m², onde o público se familiariza com a rota do ecoturismo regional.
Nos Espaços da Ecologia e dos FERAS estão os estandes de ONGs, entidades ambientais, agências de ecoturismo e esportes na natureza que mostram as atividades oferecidas na região do Cone Leste Paulista (Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte), referentes ao setor.
O Espaço da Ecologia, integrante do eixo ENPRO-ECO – Encontro Regional Pró Sustentabilidade Sócioambiental, tem o Projeto Tamar – Base de Ubatuba, o Instituto Onda Verde de Caraguatatuba, a UnaVale de Taubaté, o Geca – Grupo de Estudos e Conscientização Ambiental de Taubaté, a Ubatuba Birds e Secretaria de Meio Ambiente de Ubatuba, o Eco Sistema de São José dos Campos, a FUNDHAS - Fundação Hélio de Souza de São José e a SEMEA - Secretaria de Meio Ambiente de São José dos Campos.
O Espaço dos FERAS, que é parte do eixo FERA - Festival Regional de Ecoturismo e Turismo Ativo na Natureza, é agitado pela Consciência Verde, agência de ecoturismo de Caraguá, Associação de Surf de Caraguatatuba, Robson Surf Adaptado de São Paulo, Companhia de Rafting de São Luiz do Paraitinga e Projeto Rio Vivo, Clube de Ciclismo de São José dos Campos, Simbiose Aventura de Pindamonhangaba, Tribo do Voo de São José e Drenados do Ar de Caraguá, Over Dive – operadora de mergulho de São José e Cesar Dive Team operadora de Caraguá, a BellSub de São José, Universo Marinho de São Sebastião, NDS de Ubatuba e Infinity, loja equipamentos de mergulho de São Paulo. Além desses, estarão expondo no evento a Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos, a Armazem S.A. de São José apresentando peças confeccionadas com tecidos orgânicos, a Hidrogás Piscinas e a Editora Escala de São Paulo com a Revista GEO.
A Praça de Eventos do Shopping recebe os expositores premium do evento que são o SEBRAE-SP, VNews/TV Vanguarda e a representação de Ilhabela. O espaço temático Destinos Ecoturísticos estará expondo os Circuitos Turísticos da Mantiqueira, Vale Histórico e Religioso, com 16 municípios, que integram o estande do SEBRAE-SP. E Ilhabela, composta pela Secretaria de Turismo e Fomento, Grupo Ancoradouro e Museu de Naufrágio.
Fonte: Ecoadventur
Foto: Gianni D’Angelo/PMC
Corpo de filhote de baleia é encontrado na praia do Massaguaçu
Um filhote de baleia de cerca de 1,80 metro foi encontrado morto na segunda-feira, dia 13 na praia do Massaguaçu, em Caraguá. A equipe do Centro de Controle de Zoonoses teve o primeiro contato com o animal o retirou das proximidades do mar, para que não fosse levado pela maré.
Apesar de já estar morta, a baleia não apresentava ferimentos ou qualquer lesão aparente. Biólogos do Instituto Argonauta fizeram nesta terça-feira, dia 14, a retirada e análise do filhote para obter mais informações. O biólogo Danilo Camba explicou que amostras de gordura e partes do animal serão úteis para saber mais sobre as causas da morte e da espécie. O processo dura cerca de um mês.
Camba alerta para as pessoas ligarem para o instituto sempre que encontrarem animais feridos, perdidos ou encalhados nas praias, vivos ou mortos, para que a equipe realize o resgate ou coleta.
A baleia foi enterrada na entidade e servirá para estudos e educação ambiental no futuro.
O Instituto Argonauta trabalha com animais aquáticos de todas as espécies e realiza resgates, coletas para estudos e reabilitação para os animais que não têm condições de voltar imediatamente à natureza. A sede fica na cidade de Ubatuba, mas a organização atua entre as cidades de Paraty (RJ) e São Sebastião (SP).
Fonte: PMC
6ª Moto Romaria de Nossa Senhora Aparecida inicia inscrições
Estão abertas as inscrições para a 6ª Moto Romaria “Manifestação de Fé à Padroeira do Brasil” em homenagem a Nossa Senhora Aparecida no dia 10 de outubro, com saída às 7h30 da capela da santa, ao lado da ponte do Porto Novo. Para se inscrever o interessado deve doar um quilo de alimento (arroz ou feijão), ou uma lata de óleo de cozinha.
Os devotos passarão de motocicleta pelas paróquias de Caraguá durante o percurso. A chegada da 6ª Moto Romaria está marcada para as 11h30 na Paróquia Nossa Senhora da Glória, no Travessão. Mais informações sobre a “procissão sobre rodas” com a Secretaria Paroquial nos telefones (12) 3887-2229/ (12) 9115-1738 ou (12) 9761-7041.
Fotos: JC Curtis/PMC
Passeio ciclístico dá boas-vindas à primavera
No próximo domingo, dia 19, a partir das 8h, acontece o Passeio Ciclístico da Primavera, na Praça Tom Ferreira, ao lado da pista de skate. Qualquer pessoa pode participar e a inscrição será feita no local.
O percurso, com aproximadamente 8 km, inicia na praça e segue pela Avenida da Praia com destino à região sul. O retorno será na rotatória do bairro Jardim Britânia e volta para a praça no centro. Todos os participantes ganharão pulseiras com numeração para o sorteio de brindes no final do passeio. O evento é uma realização do Governo Municipal por meio da secretaria de Esportes e Recreação, com patrocínio da J. Bike.
Fonte: PMC
Ubatuba debate preconceito racial durante mostra “Negros no Interior”
A Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Fundart, promove a palestra e exposição Negros no Interior, no Sobradão do Porto, neste sábado, dia 18, às 19h30.
Professores da rede pública e privada, além do público em geral poderão participar da oficina gratuita “Preconceito em Livros Didáticos”.
Complementar à mostra Negros no Interior, entra em cartaz no mesmo dia, no salão de exposição do Sobradão do Porto, exposição fotográfica sobre o tema. O workshop será conduzido pela professora Sueli de Cássia Tosta Fernandes, também diretora do Museu Histórico, Artístico e Folclórico Ruy Meneses, de Barretos. Na ocasião serão apresentados textos didáticos sobre o sistema escravocrata editados nas décadas de 1930 e 2000.
Fonte: Fundart
Foto: Celso Moraes
Grupo Cirineu alegra pacientes do Hospital de Clínicas de São Sebastião
A tarde deste sábado, 11, foi mais alegre para as crianças que estavam no Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS). Isso porque o Grupo Cirineu, formado por jovens da Paróquia de São Sebastião (Igreja Matriz), com total apoio da Prefeitura, levou aos pacientes uma ótima dose de bom humor e brincadeiras muito engraçadas, como forma de medicação.
Com o lema “o Cirineu não para”, os jovens palhaços visitam outras instituições sociais, como o Asilo São Vicente de Paula, a Casa da Criança e a Divina Providência. Paralela a esta ação, eles também se mobilizam para doação de sangue e arrecadam alimentos para cestas básicas, que são cedidas às entidades assistências e às pessoas carentes.
Segundo Jaqueline Maria Chagas, que acompanhava sua filha Rafaela, de dois anos na ala da pediatria, a visita aumentou a auto-estima da criança e a sua também.
De acordo com os participantes do grupo, a experiência de levar alegria às pessoas é muito gratificante e não dá para resumir em palavras, apenas em emoções.
Para a administração do HCSS, a visita proporciona uma distração não só aos pacientes, mas também aos familiares, médicos e enfermeiros que convivem no ambiente hospitalar.
Fonte: PMSS
Show de Frejat é atração do fim de semana em Ilhabela
O fim de semana será de muita agitação em Ilhabela com as provas da etapa regional do XTerra. Além das modalidades esportivas, o evento terá espaço de entretenimento com o show do cantor Frejat, no sábado (18/9), às 22h na Praia do Perequê. A atração é gratuita e tem o apoio da Prefeitura, por meio das secretarias de Turismo e Fomento e de Esportes, Lazer e Recreação.
Consagrado como um dos melhores autores e intérpretes da música popular brasileira, Frejat transcende estilos e gerações com seus sucessos, seja em sua voz ou na de outros cantores.
A parceria com Cazuza, uma das mais ricas da música brasileira, levou a banda Barão Vermelho ao topo das paradas musicais e imortalizou hits como “Pro dia Nascer Feliz” e “Maior Abandonado”. Na carreira solo, Frejat fez a trilha sonora de muita gente com as músicas “Amor pra Recomeçar” e “Segredos”. O último álbum, “Intimidade entre Estranhos” foi lançado no ano passado e também é sucesso de vendas.
O evento faz parte das comemorações do aniversário de emancipação político-administrativa do município. As atividades prosseguem até o fim do mês. Mais informações pelo site www.ilhabela.sp.gov.br. “Ficamos muito felizes em trazer de volta o XTERRA BRAZIL para Ilhabela e ainda mais com um show de qualidade como do Frejat. É mais uma atração para comemorar o mês de aniversário de nossa cidade”, concluiu o prefeito Toninho Colucci.
Fonte: PMI
1ª Festa da Tainha supera expectativas no Pontal da Cruz
Com apoio da Prefeitura de São Sebastião, o Centro de Convivência da Terceira Idade do Pontal da Cruz, bairro da região central da cidade, organizou a Festa da Tainha no sábado, dia 11. Realizado na praia do bairro, o evento foi mais um atrativo aos moradores.
A festa teve início às 12h, com as primeiras tainhas colocadas na brasa. O peixe característico da região foi servido com arroz, salada e molho vinagrete.
Para o presidente do C.C.T.I. Pontal da Cruz, Sebastião Silveira, a festa superou as expectativas. “Apesar da força dos ventos, a festa foi um sucesso, com público acima do esperado”, relata.
Ao todo, foram preparados cerca de 210kg de tainha durante a festa. O morador Paulo Henrique dos Santos compareceu para prestigiar o evento e destacou a qualidade do prato. “O peixe está muito bom e saboroso. É ótimo para o bairro, que tem mais um evento em sua agenda”, afirma Santos.
Fonte: PMSS
quinta-feira, setembro 16, 2010
quarta-feira, setembro 15, 2010
NOTA DE FALECIMENTO
Faleceu nesta terça-feira (14/9), às 15h, no Hospital de Campinas (SP), o secretário executivo da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci), Nivaldo Simões, 54 anos. Autor do livro “Conto, canto e encanto com a minha história...Uma viagem pela história do Arquipélago de Ilhabela”, Nivaldo vinha lutando contra uma infecção de causa ainda desconhecida. Escritor, historiador e grande amante das causas ambientais e culturais, ele foi Secretário da Cultura, diretor de Fiscalização Municipal e Presidente da Defesa Civil no período de 97 a 2000, no governo da ex-prefeita Nilce Signorini; de 2000 a 2004, foi diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de São Sebastião. Atuou ativamente no processo de elaboração do Gerenciamento Costeiro do Litoral Norte. Também adorava a comunicação, tanto que na década de 90 integrou a redação do Jornal Imprensa Livre, onde chegou a editor e ficou conhecido principalmente pela coluna “Curtas”. Foi colunista do extinto Jornal da Ilha, no qual tinha a conhecida coluna “Diário de um Ilhéu”. Há quatro anos ajudou a criar o Jornal Canal Aberto. Seu livro sobre a história de Ilhabela é referência bibliográfica na rede de ensino do município. Nivaldo Simões deixa um filho, o professor de educação física Denis Simões. O velório está previsto para esta quarta-feira (15/9), na Câmara Municipal, na Vila. O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), decretou luto oficial.
Fonte: PMI
quarta-feira, setembro 08, 2010
quinta-feira, setembro 02, 2010
Cerca de 2,6 mil estudantes devem participar do desfile cívico de 7 de Setembro
Cerca de 2,6 mil estudantes das redes municipal, estadual e particular de ensino de São Sebasitão devem desfilar em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. Como de costume, o ato cívico-militar será realizado primeiramente na Costa Sul, mais precisamente nesta quinta-feira 2, com o hasteamento dos Pavilhões a partir das 8h, na praça Elpídio Romão Teixeira, em Boiçucanga. Na sequência, às 9h, cerca de mil alunos entre três e 17 anos de idade desfilarão pela Avenida Walkir Vergani na presença de diversas autoridades civis e militares, a exemplo do prefeito Ernane Bilotte Primazzi e de seu secretariado.
A Seduc (Secretaria de Educação), com apoio das demais pastas, também elaborou uma grande festa para a região central da cidade. Com alvorada prevista para às 6h, a programação contará com um café da manhã, às 8h, na quadra da Marinha e às 9h com o desfile cívico-militar.
Segundo informações, algumas Corporações Militares, a exemplo da Marinha do Brasil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, abrirão o desfile pela a avenida Dr. Altino Arantes, mais conhecida como Rua da Praia.
Outros 1,6 mil estudantes, aproximadamente, entre crianças, pré-adolescentes, adolescentes, jovens e adultos irão desfilar ao som das fanfarras estudantis. A banda municipal “Maestro Manuel Ladislau de Mattos”, irá igualmente abrilhantar a festividade da qual também participarão representantes de entidades assistências, escolas de esportes, projetos sociais, oficinas culturais e artísticas culminando com o desfile da frota municipal, totalmente reformulada pela atual gestão.
Corrida
Já no período da tarde será realizada a 26ª Prova Pedestre da Independência promovida pela Seesp (Secretaria de Esportes).
Tradicional no município, a competição promete agitar a cidade a partir das 15h, com a entrega dos chips aos competidores que percorrerão cerca de sete quilômetros com saída da Rua da Praia e chegada em frente ao Convento Nossa Senhora do Amparo, no bairro São Francisco.
Podem participar da prova, atletas a partir de 12 anos de idade. Os corredores serão divididos em quatro categorias: Infantil e Juvenil (masculino e Feminino), Feminino Adulto e Masculino Adulto subdivididos em 13 grupos.
No Infantil poderão participar atletas de 12 a 14 anos e no Juvenil, de 15 a 16. O Feminino Adulto foi dividido em 16 a 19 anos (1991 – 1994), 20 a 29 anos (1981 – 1990), 30 a 39 anos (1971 – 1980), 40 a 49 anos (1961 – 1970) e acima de 50 anos (a partir de 1960). Já os corredores do Masculino Adulto poderão se inscrever em um dos seis grupos: de 16 a 19 anos (1991 – 1994), 20 a 29 anos (1981 – 1990), 30 a 39 anos (1971 – 1980), 40 a 49 anos (1961 – 1970), 50 a 59 anos (1951 – 1960) e acima dos 60 anos de idade (a partir de 1950).
Às 15h50 será dada a largada das categorias Infantil e Mirim defronte ao Clube Portal da Olaria e a chegada será frente ao convento do São Francisco. Às 16h acontecerá a largada da categoria Feminina e às 16h10 do Masculino, ambas da Praça de Eventos, na Rua da Praia, com chegada também em frente ao convento do São Francisco.
A turma do Clube da Caminhada também poderá participar da prova, mas não concorrerá à premiação em troféus. Os interessados poderão se juntar ao grupo ao longo do trajeto, no ponto que mais lhes convier.
Fonte: PMSS
Secretaria de Educação prepara presente especial para Ilhabela no desfile de Aniversário da Cidade
Este é o segundo ano que a Secretaria de Educação acompanha o tema estabelecido pela Unesco. Segundo a secretária de Educação, Lídia Sarmento, as escolas se apresentarão em uma ordem cronológica. Os alunos do ensino infantil representarão as várias “Eras” por qual o planeta passou em milhões de anos até ser formado. Já o ensino fundamental, falará sobre a biodiversidade abordando a relação do homem com os quatro elementos da natureza, sendo: a Água com seu ciclo, rios e cachoeiras, praias e mares; o Fogo com o núcleo da terra e o Sol; o Ar com as estações do ano e as camadas da natureza e ainda a Terra com os ambientes de moradia que o homem ocupa: locais áridos, de mata, campo, urbano, litorâneo, comunidades tradicionais, entre outros. O desfile também colocará em questão os pontos positivos e negativos da ação do homem na atualidade, refletindo sobre a sustentabilidade.
A novidade este ano é a apresentação das quatro fanfarras das escolas do ensino fundamental II, municipalizadas em 2009 e da Banda Marcial de Ilhabela (BAMI).
Para a secretária, a expectativa é que o desfile seja maravilhoso. “As escolas estão montando um desfile muito dinâmico, colorido, alegre e diversificado e, além disso, contamos com uma equipe muito competente com professores, gestores e coordenadores empenhados para mostrar um resultado bonito”, garantiu Lídia. “Com certeza será um belo desfile, numa grande homenagem de nossos estudantes ao aniversário de 205 anos da cidade”, completou o prefeito Toninho Colucci.
O desfile cívico-militar também apresentará à comunidade ilhabelense os novos logotipos dos uniformes do ensino fundamental II e da Escola Municipal Ruth Cardoso e E.M Mércia do Nascimento Dias que recebeu alunos do segundo ciclo do fundamental com o processo de municipalização.
205 anos de Praia
3/9 (sexta – feriado de aniversário da cidade)
8h – Hasteamento das Bandeiras (R. Dr. Carvalho – Vila)
8h30 – Inauguração da Agência Caixa Econômica Federal (Pça. Cel. Julião – Vila)
9h30 – Desfile Cívico-Militar (R. Dr. Carvalho – Vila)
15h – Seleção Feminina de Ilhabela x Campos do Jordão (Estádio Ferreirão)
17h – Sessão Solene da Câmara Municipal (Galpão das Artes)
22h – Show Inimigos da HP (Campo do Galera – Água Branca)
4/9 (sábado)
9h – Campeonato Brasil-Centro de Optimist (Sec. Esportes – Pequeá)
9h30 – Torneio de Beach Soccer (Antigo Campo de Aviação)
11h – Inauguração de Pavimentação de Ruas (Região da Barra Velha)
15h - Amistoso de Futsal Feminino Seleção de Ilhabela x Campos do Jordão
22h – Show sertanejo com Marciano (Campo do Galera – Água Branca)
5/9 (domingo)
9h – XXII Prova de Canoa Caiçara “Antonio Carlos Reis” (Perequê-Vila)
9h30 – 2º Torneio de Malha “Nelsinho e Amigos” (Praia do Perequê)
15h – Master do Santos Futebol Clube x Seleção Master de Ilhabela (Estádio Municipal)
20h – VII Concurso de Poesia da Biblioteca Municipal “Dr. Renato Lopes Corrêa” (Pça. Cel. Julião – Vila)
22h – Show Gustavo Maciel e Banda (Campo do Galera – Água Branca)
6/9 (segunda)
10h – Inauguração Sistema Itaquanduba – Saneamento Básico (Itaquanduba)
21h – Dia Mundial do Hip Hop em Ilhabela (Campo do Galera – Água Branca)
Bandas Locais e Show com Thaíde – apresentador do programa A LIGA/Band
22h - Miss Ilhabela (Esporte Clube - Vila)
8/9 (quarta)
19h – Inauguração da Iluminação da Orla do Perequê, Engenho D’Água e Saco da Capela/Vila (Local: Vila)
11/9 (sábado)
10h – Inauguração Sistema Ponta Azeda – Saneamento Básico (Praia do Pinto)
12/09 (domingo)
9h - XXX IV Prova Pedestre Cidade de Ilhabela (Barra Velha à Vila)
10h - Prova Natatória Cidade de Ilhabela (Perequê ao Saco da Capela)
18/9 (sábado)
10h - Largada XTERRA Regional Ilhabela - Triathlon
19h - Largada XTERRA Night Trail Run
22h – Show Frejat (Praia do Perequê)
19/9 (domingo)
9h - Largada XTERRA MTB Cup
9h30 - Largada Kids Mini Corrida
11h - Largada XTERRA Swim Challenge 1,5km e 3km
23/9 (quinta)
19h - Inauguração do Centro Educacional e Cultural (Praia Grande)
28/9 (terça)
11h – Inauguração da Ampliação da Escola da Serraria (Praia da Serraria)
Fonte: PMI
XVII Semana da Consciência Negra: Prefeitura de Ilhabela divulga extensa programação cultural com intervenções, oficinas e shows musicais
A Prefeitura de Ilhabela promove, a partir da próxima segunda-feira (18), a XVII Semana da Consciência Negra com uma programação cultural ...
-
Fotos: Gianni D’Angelo/PMC O Rock’ n’ Roll da cantora Luana Camarah empolgou o público na noite de segunda-feira (25), na Praça da Cult...
-
Fotos: Divulgação / PMI Legenda: Valorização da cultura caiçara tradicional é um dos itens propostos no Plano de Governo da atual Admi...
-
Foto: Divulgação/PMI O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, entregou na tarde da última terça-feira (2), a 1ª fase da obra de ampliação e ...