quarta-feira, julho 27, 2022

23ª Corrida de Canoa Caiçara supera expectativas com 80 inscritos e mais de 500 espectadores

 


A 23ª Corrida de Canoa Caiçara, realizada no último domingo (24) na praia do Centro, superou todas as expectativas ao contabilizar 80 inscrições de participantes de todo o Litoral Norte e um público de mais de 500 espectadores acompanhando as baterias.

 

Fotos: JC Curtis/Fundacc

Ao todo, o evento contou com 14 canoas disponibilizadas pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e outros participantes, que competiram em cinco categorias: solo masculino, dupla masculina, dupla feminina, dupla mista e dupla mista mirim e adulta, que garantiram a diversão de todos os presentes.

 

De acordo com o diretor de Cultura da Fundação, Felipe Leite, esta edição da corrida superou todas as expectativas. Ele aproveitou para salientar a importância da participação das crianças e das mulheres nas baterias, além da reaproximação dos caiçaras da região, que também marcaram presença, não só durante a corrida, mas no decorrer dos 11 dias de Festival do Camarão, compartilhando conhecimentos e um pouco da culinária típica no Rancho Caiçara, que se tornou ponto de encontro para troca de saberes caiçaras durante o evento.

“A previsão era de que teríamos, em média, 50 inscritos e foi surpreendente ver esse número praticamente dobrar. Gostaria de agradecer a todos que participaram e prestigiaram a corrida. Tenho certeza de que esse foi um dos melhores eventos que já realizamos e nossa intenção é melhorar ainda mais, ano após ano”, declarou o diretor.

Destaque na bateria de dupla feminina, as irmãs Evina e Elen Fernandes, nascidas e criadas em Caraguatatuba, contam que o pai era pescador e que remar é um hábito de toda a família. “Pra nós, a canoa é alegria, é festa. Então, todos os anos a gente participa, e ganhar é apenas uma consequência, porque gostamos mesmo é do festival, de estar com os amigos. Essa é a nossa praia”, contou Evina.

 

Já o caiçara e pescador Helbert Ramon, de Ubatuba, que levou o 1° lugar na categoria solo masculino, destacou a importância de eventos como este, que fomentam e valorizam a cultura tradicional caiçara que aos poucos vem se perdendo. Para ele, “eventos como este vem para fortalecer cada vez mais a nossa cultura”.

 

Para Silmara Mattiazzo, presidente da Fundacc, “não poderíamos estar mais gratos. Tantos anos de evento e nunca tivemos a população tão presente, participando e se divertindo. É também um enorme prazer recebermos os caiçaras tradicionais, os pescadores. O sentimento é de gratidão! Gratidão a Deus, ao prefeito Aguilar Junior que nos ajudou a realizar esta festa, à população que compareceu em peso para prestigiar e participar, e também à minha equipe. A sensação é de dever cumprido, e que venham os próximos anos”, declarou a presidente.

 

Ainda durante o evento, foi realizada uma cerimônia de premiação com a entrega de troféus para os três primeiros colocados de cada categoria, entrega de certificados e brindes variados, cedidos por artesãos locais, além de um almoço de confraternização para todos os participantes.

Fundacc

 

 

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...