O adiamento da data inicial contribuirá para que toda a estrutura e programação do evento possam ser executados de maneira satisfatória à população e aos visitantes
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e em parceria com a Associação Comercial de Ilhabela, informa que a 23ª edição do Festival do Camarão já tem nova data firmada: acontecerá entre os dias 16 e 19 e entre 24 e 26 de agosto.
A alteração no calendário se fez necessária para o bom andamento dos trâmites legais e de toda a organização estrutural do evento, que demanda cuidados e atenção aos detalhes, uma vez que a proposta para este ano é resgatar tradições ao mesmo tempo em que novos formatos e conceitos serão apresentados ao público.
A estrutura utilizada no Race Village no mês de julho, durante a Semana de Vela, será toda aproveitada para abrigar os restaurantes que integrarão o Boulevard do Camarão, primando pela economicidade de recursos públicos e seguindo os passos do turismo sustentável, já aplicado nas atividades oferecidas pela Prefeitura. Toda essa otimização de recursos, inclusive, foi apresentada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo aos vereadores ilhéus durante reunião na Câmara Municipal, para que todo o investimento a ser feito no festival pudesse ser explicado e justificado.
O Boulevard do Camarão, por sua vez, é mais um dos conceitos resgatados pela organização do festival em 2018, que tem como objetivo voltar a dar ao camarão o papel de destaque no evento, substituindo a ideia de feira pela de vila gastronômica, e oferecendo diferentes espaços para que o público saboreie os pratos dos 28 restaurantes participantes.
A programação musical, escolhida a dedo, levará ao Boulevard uma atmosfera aconchegante e convidativa, com nomes consagrados e já confirmados como 14 Bis, Sá e Guarabira, e Benito Di Paula – este último já na primeira sexta-feira do festival.
Chefs de renome nacional, como Érick Jacquin e Dalton Rangel, já têm presença confirmada no 23º Festival do Camarão, garantindo uma rica troca de experiências e conhecimento gastronômico entre eles e os chefs do arquipélago. Eles serão as estrelas das aulas-show oferecidas no Boulevard, e não só para o público que prestigiará o evento, mas interagindo com a comunidade local. Merendeiras da rede municipal abrirão a programação, no dia 16, ao participar de uma dessas aulas, aprendendo inclusive sobre o melhor aproveitamento dos alimentos, enquanto os alunos aprenderão mais sobre gastronomia com Lorenzo Ravioli, vencedor do 1º Master Chef Junior do Brasil.
Os espaços que abrigarão as aulas-show e a execução dos pratos oferecidos pelos restaurantes participantes do Boulevard do Camarão estão sendo devidamente adequados para o novo formato proposto, e contarão com coifas próprias, balcões, cozinha completa, até mesmo fornos e fogões a gás foram trocados pelos elétricos, que garantem segurança a todos.
“Este ano estamos voltando o foco novamente para a gastronomia, para o camarão como o grande protagonista do evento, em um espaço preparado com o triplo de tamanho em relação ao ano passado e com 30% menos gastos em relação a 2016”, comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ricardo Fazzini.
Para atualizações diárias sobre os resultados do festival, a Prefeitura, junto à Acei (Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela), fez a contratação de consultoria com mídia especializada no ramo gastronômico, assim como foi feito durante a Semana de Vela, com a consultoria de um jornalista especialista em esportes náuticos. Dessa maneira, os materiais produzidos poderão ser divulgados em veículos de comunicação, colocando Ilhabela novamente em destaque e mostrando o potencial do município enquanto destino turístico sustentável, gastronômico e de inverno, ajudando no giro da economia local.
“O festival é um dos maiores eventos da ilha, e contribui para a manutenção e também geração de empregos durante o período, sendo cerca de 300 empregos diretos, e 1500 gerados indiretamente”, explicou o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela, Rafael Morais.
Fazendo parte também da proposta de resgates de referências iniciais do festival, o logotipo produzido pelo artista plástico Giba voltará a ser a base da identidade visual do evento, prezando pelo incentivo e valorização da arte local. O artista, inclusive, cedeu pelos próximos anos todos os direitos autorais da imagem à organização do festival.
“O Festival do Camarão é um evento importante na baixa temporada, pois fortalece a movimentação no comércio local, evitando assim demissões, colaborando para que o comércio consiga manter seus funcionários”, explicou o prefeito de Ilhabela Márcio Tenório.
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