sexta-feira, dezembro 02, 2011



Festival traz pratos preparados com marisco cultivado na Praia da Cocanha

Os apreciadores da boa culinária caiçara não podem ficar de fora do último evento gastronômico do ano em Caraguá. Começa hoje (2), às 19h30, o 10º Festival do Mexilhão que será realizado até domingo (4) na Praça Irmã Lucila, no bairro Massaguaçu.

Os destaques são os pratos preparados com os mariscos cultivados na praia da Cocanha como, mexilhão ao molho, mexilhão no bafo, bolinho de mexilhão, mexilhão ao vinagrete e o tradicional lambe lambe. No ano passado, os preços dos pratos giraram em torno de R$ 15 (pratos) e R$ 3 (salgados).

Além da culinária caiçara, o evento traz novidades como o torneio de truco, corrida de canoa e ações ambientais. No sábado (3) e domingo (4), às 9h, haverá o tradicional passeio de barco até o ilhote da Cocanha, local da Fazenda Marinha de Mexilhão.

O Festival do Mexilhão é realizado pelo Governo Municipal, por meio da secretaria de Turismo, em parceria com a Associação dos Maricultores da Praia da Cocanha.

Programação

Sexta (2)

19h30 – Abertura Oficial
20h30 – Puxada de Rede
21h – Orquestra de Viola
0h – Encerramento das atividades

Sábado (3)

9h – Abertura da visitação a Fazenda de Mexilhões
9h – Abertura das inscrições para o campeonato de Truco
10h – Ação Ambiental- Limpeza do Rio Gracui  (  Mappec / Sec.M. Meio Ambiente.
12h  – Abertura das atividades na festa
12h30 – Show Marcos e Mingo
14h – Torneio de Truco (tenda na praia)
14h30 – Show Banda S/A
17h  – Show Israel Martinez
19h – Show Li Maria
21h – Show Zirinho da Bahia
0h – Encerramento das atividades

Domingo (4)

9h – Abertura da visitação à Fazenda de Mexilhões
9h – Corrida de Canoa Praia da Cocanha
11h – Ação Ambiental- Limpeza do Rio Gracui
12h – Abertura das atividades na festa
12h30 – Show Simplicidade S/A
14h30 – Choro Elétrico
16h – Torneio de Truco-
17h – Apresentação Musical- Mara Amaral
19h – Apresentação Musica-  Amplitude Valvulada
22h – Encerramento das atividades e da Festa

Fonte: PMC

Caraguá poderá ter secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Idosa

Com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a convivência com a diversidade e o respeito às diferenças, o 2º Fórum da Pessoa com Deficiência de Caraguá reuniu ontem (1º), cerca de 400 participantes no Teatro Mario Covas para discussões sobre políticas públicas e empregabilidade para o setor.

O prefeito Antonio Carlos da Silva anunciou aos presentes o projeto de Lei que cria a secretaria dos direitos da Pessoa com Deficiência e Idosa. “Nós precisamos avançar ainda mais nas políticas de inclusão. Enviei o projeto para a Câmara na última segunda-feira (28), e espero que ele seja aprovado”, afirmou.

O evento contou ainda com as presenças do vice-prefeito, Antonio Carlos Junior; secretária de Educação, Rute Maria Pozzi Casati; secretária de Administração, Flávia Oliveira Silva; presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comdefi), Ivy Monteiro Malerba; tesoureiro do Comdefi, Odair Restani Valentin; além de representantes do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação dos Portadores de Necessidades Especiais (Aponec), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avap) e Projeto Solidar.

Também foi apresentado um vídeo com imagens do 1º Fórum, que aconteceu em dezembro do ano passado e a coreografia “Analogias”, do Grupo de Teatro Talentos do Silêncio.

Cadastramento

Outro ponto destacado no Fórum foi a importância do Censo da Pessoa com Deficiência, realizado pelo Comdefi. O cadastramento no município encerra seu prazo em 60 dias.

Em seguida, o conselho vai criar um plano de ações e uma agenda de realizações para nortear políticas direcionadas às necessidades da cidade. “O quantitativo tem sua importância, mas a pesquisa aponta muito mais do que números: mostra o tipo de deficiência, escolaridade, profissão, renda, mobilidade, etc.”, disse a presidente do Comdefi.

O cadastro está sendo feito no site www.caraguatatuba.sp.gov.br, no link Comdefi.

Inclusão

Caraguá avança em relação às políticas inclusivas. Os programas “Viva Diversidade” e “Reabilitação na Saúde” são exemplos disso.

Fotos: Gianni D'Angelo/PMC
Voltado à educação de pessoas com deficiência, o “Viva Diversidade” reúne ações como o Centro de Referência de Inclusão Escolar (Crie), salas de recurso, acessibilidade nas escolas municipais, transporte adaptado, saúde na escola e formação dos professores, estagiários e Auxiliares de desenvolvimento infantil (ADI).

Já o “Reabilitação na Saúde” atendeu, em um ano, 4.500 pessoas. O programa oferece serviço de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, audiologia e ortopedia. Além de convênios com a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), que fornece órtese, prótese e auxiliares; e com o Acalento, que complementa o serviço de saúde com a equaterapia.

O 2º Fórum Inclusivo da Pessoa com Deficiência é uma realização do Governo Municipal, por meio da secretaria de Educação, com apoio do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Caraguatatuba (Comdefi). As atividades continuam até sábado (3). Estão programadas exposições, peça teatral, oficinas esportivas e show da banda Tribo de Jah.

Programação:

Dia 2 (sexta)

18h30 - Peça “Good Morning”

Teatro Mario Covas



Dia 3 (sábado)

Das 9h às 16h - Exposição Inclusiva

Praça de Eventos – Av. da Praia



9h - Futebol Inclusivo

Praça de Eventos – Av. da Praia

10h - Futebol para Cegos (Goalball)

Praça de Eventos – Av. da Praia



10h às 12h – High Fly “Voar para Todos”

Morro Santo Antônio (pouso Praça de Eventos)



11h – Basquete sobre Rodas

Quadra Tom Ferreira



Das 13 às 16h – “Velas ao Vento” (vela adaptada)

Prainha



18h - Passeata da superação

Saída em frente à Unimed e chegada Praça de Eventos



20h – Show da Banda Tribo de Jah

Praças de Eventos – Av. da Praia

Fonte: PMC

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...