quinta-feira, novembro 17, 2011


 Litoral Norte celebra cultura e luta do negro
Dia da Consciência Negra é comemorado com festa e exposição em Caraguá

Dia 20 de novembro é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra e em Caraguá a programação está repleta de atrações. No final de semana (19 e 20), a Praça do Caiçara recebe a 14ª Kizomba e, o Polo Cultural Professora Adaly Coelho Passos, a exposição “Berço da Humanidade – África em Nós, um recorte da herança cultural africana em cada um”.

A 14ª Kizomba (termo africano para ‘Festa dos Negros’) terá culinária, música e apresentações artísticas tradicionais da cultura negra. Para Teresinha de Oliveira Marciano Costa, vice-presidente da ONG Zambô do Movimento Negro de Caraguatatuba, o evento tem a finalidade de discutir a africanidade e apresentar à população a cultura negra.

“O Kizomba tem caráter de reflexão e debate sobre consciência negra. É uma maneira de apresentar as heranças, tradições e contribuições dos escravos, além de manter viva na memória das pessoas as lutas do povo negro e a figura de Zumbi dos Palmares”, explica.

As atividades terão início no sábado (19), às 13h30, na Praça do Caiçara, com apresentações das oficinas culturais de folclore. Logo em seguida, acontece a concentração da Caminhada Zumbi dos Palmares, às 15h30, na Praça da Bíblia. O trajeto segue pelas ruas do centro e tem chegada na Praça do Caiçara, prevista para as 17h, onde haverá um ato ecumênico realizado por líderes das religiões católica, umbanda e candomblé.

Logo em seguida, às 18h, acontece a abertura da exposição “Berço da Humanidade – África em Nós, um recorte da herança cultural africana em cada um”, que reúne esculturas, fotografias, documentário e artesanato na Sala de Exposições Antonio Carelli, no Polo Cultural Professora Adaly Coelho Passos.

O público poderá apreciar as esculturas em madeira do artista plástico Valdiglei Bernardo de Jesus, da cidade de Maraú (BA) e as fotografias de afrodescendentes de Caraguá tirados pelos fotógrafos JC Curtis e Adriana Coutinho.

Também será exibido o documentário ‘Quilombos do Litoral Norte, Caçandoca e Calandoquinha’, do jornalista paulistano José Ortega e haverá exposição audiovisual e amostras de artesanato das mulheres quilombolas. A exposição segue até 17 de dezembro e pode ser visitada das 10h às 18h.

Dando continuidade às festividades do 14º Kizomba, às 19h30 será celebrada na Praça do Caiçara a Missa Inculturada Afro, que apresenta elementos típicos da cultura negra, como vestes, dança, gestos, gingado, alimentos, cantos, instrumentos.

Após a cerimônia, o artista Chocolate do Cavaco comanda a festa junto com seu grupo Aconchego. Pagode, samba e músicas de raízes negras prometem agitar o público.
Para finalizar o evento, o Kizomba segue no domingo (20) com apresentações das oficinas culturais de folclore, às 13h30 e culinária, música, dança, festejos e tradições até as 22h na Praça do Caiçara.

No dia 20 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. O Dia da Consciência Negra é marcado pela luta contra o preconceito racial e discute a conscientização da importância da cultura negra na formação do povo brasileiro.

 A exposição Berço da Humanidade – África em Nós e a 14ª Kizomba são realizações do Governo Municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), com apoio da ONG Zambô Movimento Negro de Caraguatatuba.

Dia 19 (sábado)
13h30 – Apresentações das oficinas culturais de folclore
15h30 – Concentração para Caminhada Consciência Negra
17h – Ato ecumênico
18h - Abertura da Exposição ‘Berço da Humanidade’
19h30 – Missa Inculturada Afro
20h30 – Show musical com o Grupo Aconchego e Chocolate do Cavaco

Dia 20 (domingo)
13h30 – Apresentações das oficinas culturais de folclore
13h30 às 22h – Culinária, shows musicais, danças, festejos e tradições negras

Serviço:
Exposição Berço da Humanidade – África em Nós
De 19 de novembro a 17 de dezembro, das 10h às 18h
Sala de exposições Antonio Carelli – Polo Cultural
Entrada franca 

14ª Quizomba
Dias 19 e 20 (sábado e domingo), às 13h30
Praça do Caiçara
Entrada franca

Programação Cultural de Novembro

Coração Denunciador (teatro)
18 - sex  – 20 h
Auditório  Maristela de Oliveira - Fundacc
Entrada franca

Banda Áquarius
18 – sex- 20h30
Praça Candido Mota - Coreto
Entrada franca

Água Viva Coral – Festa das Nações (música)
18 –sex - 21h
Teatro Mario Covas
Entrada: 1 brinquedo novo para campanha de natal do Teatro Mario Covas

Festa da Associação dos Músicos
19 – sáb – 20h30
Praça Candido Mota - Coreto
Entrada franca

 
Espetáculo As Noivas de Nelson (teatro)
20 - dom – 19h
Teatro Mario Covas
Entrada franca

Apresentações de Solistas 
22 – ter -19h
Teatro Mario Covas
Entrada franca

Apresentações de Grupos Instrumentais
23 – qua – 19h
Teatro Mario Covas
Entrada franca

Música no Museu - Camerata
24 – qui - 18h
Macc – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba
Entrada franca

Choro Elétrico
25 – sex – 20h30
Praça Candido Mota - Coreto
Entrada franca

Encerramento das Oficinas de Violão
25 – sex - 14h
Auditório Fundacc
Entrada franca

Apresentação da Banda Municipal
26 – sáb – 20h30
Praça Candido Mota – Coreto
Entrada franca

Encerramento das oficinas de música
27 – dom – 14h30
Teatro Mario Covas
Entrada franca

Fonte: PMC

Fim de semana em Ilhabela tem show do Art Popular na Festa da Consciência Negra

O show do Art Popular acontece na noite do próximo domingo (20/11), às 22h, no Campo do Galera, na Água Branca, em Ilhabela, como parte da programação da 4ª edição da “Festa de Uma Raça”. As atrações do evento começam já na noite do sábado (19/11), com a tradicional Missa Afro, às 20 horas.

O evento é a comemoração pelo Dia da Consciência Negra, numa promoção da Amai (Associação dos Afro-descentes de Ilhabela) com o apoio da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Cultura.

Confira a programação completa:

Dia 19/11 - Sábado

Exposição Cultural (Quadro, Máscaras Africanas e Itens Antigos)
20h - Missa Afro
Roda de Capoeira
Apresentação do grupo “Dança de Rua é Arte”
Concurso de Dança
Show da Banda “Forró 40º Graus”

Dia 20/11 - Domingo

Exposição Cultural
Capoeira
Genilson e Ivan - Berimbau e Violino
Rapper - Felipe
22h - Show do Grupo Art Popular

Fonte: PMI
Etec recebe palestra sobre Hip Hop e Graffite dentro da Semana de Afrodescendência

A programação da Semana da Afrodescendência, promovida pela Administração Municipal de São Sebastião em parceria com a Etec – Centro Paula Souza para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), foi aberta por monitores culturais da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), com palestra sobre o movimento Hip Hop e também sobre Graffiti.

Os alunos da Etec puderam conhecer um pouco mais sobre a raiz dessas culturas, através dos esclarecimentos feitos por Edson J. dos Santos, o Guerreiro, do grupo de break dance das Oficinas Culturais União Breaker’s, que contou a história do Hip Hop, e por Fábio Cantarino, que, por sua vez, contou um pouco da história do Graffiti.

Além dos palestrantes e estudantes, estiveram presentes ao evento a presidente do Conselho da Comunidade Negra de São Sebastião e coordenadora da programação da Semana, Regina Barbosa e o monitor cultural Geissler Henrique Duarte, o GG, além de alunos de dança de rua.

Guerreiro aproveitou a oportunidade para lembrar que o trabalho desenvolvido pelo grupo no município, iniciado em 1998, hoje faz de São Sebastião “referência na arte do Hip Hop e Dança de Rua no litoral de São Paulo”.

Capoeira

A programação seguirá até o próximo dia 19, e contará com ciclo de palestras, debates e apresentações alusivas ao tema. A realização das atividades será dividida entre a Etec e no Centro Cultural de São Sebastião Batuíra, com início sempre às 20h.

Nesta quinta-feira 17, o público poderá prestigiar o samba de roda, o maculelê e a roda de capoeira, além de participar de três palestras: “Capoeira no Ensino Infantil” – ministrada por Suely Carvalho; “A capoeira com crianças especiais” – com Marcelo Soares Gouvêa, o Bonga; e “Capoeira em projetos sociais” – com  Alex Getúlio, Gustavo Souza Leite e Valdemir Santos Cruz.

Já na sexta-feira 18, será a vez do grupo de capoeira Angola das Oficinas Culturais se apresentar no evento. A palestra da noite será sobre o tema “A história da capoeira Angola em São Sebastião”, a ser proferida pelos mestres de capoeira Dominguinhos, Noel Nascimento, Alex Getúlio e Marcelo Soares Gouveia.

Batuíra

O encerramento da Semana da Afrodescendência acontecerá no sábado 19, no Centro Cultural de São Sebastião Batuíra, onde, a partir das 20h, os atores de São José dos Campos, Meire Pedroso e Marco Antonio Simões, apresentarão o “Manifesto a Zumbi dos Palmares”, uma performance com música, dança e poesia.
Em seguida, o grupo de dança e teatro Guadalquivir mostrará todo seu talento e criatividade com as coreografias Apharteid, Xica da Silva e Rita Baiana do Cortiço, da coreógrafa Martine Blain.

Para fechar o ciclo de palestras, o escritor, educador, sociólogo e militante social, Moacyr Pinto, fará a apresentação de suas obras literárias “Eu tenho o meu sonho – A sabedoria e os causos do seu Zé Pedro, mestre quilombola da Casa de Farinha de Ubatuba – SP” e “Hiena - Minha revolta não se vende”.

Zumbi

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado no Brasil em 20 de novembro, sendo uma data dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, e é celebrado desde a década de 60. O Dia da Consciência Negra tem como objetivo lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro ocorrido em 1594.

Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias,  discriminação, identificação de etnias, moda e beleza negra etc.

Serviço: O Centro Cultural de São Sebastião Batuíra fica na rua Martins do Val,  81, São Francisco. Já a Etec localiza-se na rua Ítalo Nascimento, 366, no Porto Grande, ambos na região central.

Fonte: PMSS

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...