sábado, agosto 13, 2011


Profissionais de Educação Inclusiva se capacitam em seminário

Foto: Gianni D'Angelo/PMC
Cerca de 500 profissionais envolvidos com a Educação Inclusiva em Caraguá e no Litoral Norte participaram nesta quarta-feira (10/08/11) do seminário de capacitação do projeto “Todos pelos Direitos: Deficiência Intelectual, Cidadania e Combate à Violência”, no Teatro Mario Covas.

O objetivo do projeto é identificar o contexto das práticas de violência e violações de direitos contra crianças e adolescentes com deficiência intelectual no Estado de São Paulo.

Desse modo, uma das propostas é qualificar professores, diretores, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, entre outros profissionais, para a defesa dos direitos dos deficientes intelectuais.  O programa busca também articular de modo ágil e funcional a rede de defesa desses jovens.

A presidente da Apae de Caraguá, Selma Meyer Fontes, disse que inclusão social é dar condições para o indivíduo ser autônomo.  Segundo ela, esse é um dos papéis da escola, seja especial ou não.

A secretária de Educação, Rute Maria Pozzi, lembrou que o Governo Municipal tem um dos maiores investimentos na Educação Inclusiva. Para a secretária, a verba aplicada possibilita a contratação de profissionais para a inclusão do deficiente intelectual. 

Dentro do treinamento, o público assistiu as palestras: “A importância do trabalho em rede”, com a psicóloga e articuladora social do projeto pela Apae de São Paulo, Nathalí Estevez Grillo; “Panorama da deficiência intelectual”, com a coordenadora da Educação Inclusiva e presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Caraguá, Ivy Monteiro Malerba; e a palestra “Cidadania e enfrentamento à violência”, com Rejane Galvão de Carvalho, psicóloga responsável pela implantação do projeto Sentinela e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Antes do seminário, um questionário foi aplicado para mapear os casos de violência física e moral contra crianças e adolescentes com deficiência intelectual no município. O evento foi uma iniciativa da Apae de São Paulo, em parceria com a Apae de Caraguá e do Governo Municipal, por meio da secretaria de Educação, com o patrocínio da Petrobras.

Foto: PMC

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...