Emoção marca sessão solene da Câmara no dia dos 375 anos de São Sebastião
A sessão solene da Câmara de São Sebastião realizada na terça-feira, dia 16, às 17h, no dia em que a cidade completou 375 anos de Emancipação Político-Administrativa, foi marcada pela emoção dos moradores, homenageados com título de cidadão sebastianense.
“Hoje é uma data muito importante pois comemoramos o aniversário da cidade, sinto orgulho de fazer parte dessa história como vereador”, disse o presidente da Câmara, Artur Balut.
A vereadora Solange Ramos (PPS) homenageou a educadora Olinda Alves da Silva, que nasceu em São Caetano do Sul e chegou em São Sebastião em 2000, ingressando como professora na Escola Estadual Walkir Vergani, em Boiçucanga, na costa sul.
Desde 2004, a professora dirige a Escola Estadual Professora Dulce César Tavares, em Maresias, onde desenvolve com a equipe escolar e com a comunidade a experiência de gerenciar as dimensões de uma gestão participativa e democrática.
“Receber o título de cidadão sebastianense representa a plenitude de ser uma educadora”, disse ontem.
Outra homenageada da vereadora Solange Ramos foi a assistente social Rita de Cássia do Nascimento Simioni, que atua há 26 anos na Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano – órgão gestor da assistência social do município.
Simioni foi a primeira assistente social a trabalhar de costa norte a sul do município, organizando associações de bairros, programas e projetos com famílias, crianças e adolescentes, comunidade indígena, idosos e a comunidade do Montão de Trigo.
Além disso, foi idealizadora do Projeto Valorizando a Pessoa Idosa, que atende hoje cerca de 300 pessoas em todo o município.
Outro homenageado da parlamentar foi o presidente da Associação Comercial e diretor de turismo de São Sebastião, Eduardo Cimino Carvalho.
Cimino, em 2007, participou da criação do “Litoral Norte de São Paulo Convention & Visitors Bureau”, em parceria com as quatro prefeituras da região, visando a união dos empresários do ramo turístico para movimentar, qualificar e promover a divulgação do litoral norte como destino turístico.
Também é o idealizador do Projeto “Mundo Melhor”, com apoio da Associação Comercial e Empresarial, Câmara do Comércio Espanhola e Consulado Espanhol, iniciou a capacitação de mão de obra local com aulas de espanhol, preparando a comunidade para participar da cadeia produtiva do turismo.
“É com orgulho que recebo essa certidão de nascimento, que é o que representa para mim o título de cidadão sebastianense”, disse Cimino.
Ernane Primazzi - O vereador Ernane Primazzi entregou o título ao seu avô, o comerciante Ernane Barbosa Primazzi, que veio para São Sebastião, em 1974, e fundou a segunda padaria da cidade, chamada “Portinha”.
Durante 30 anos se destacou como empresário bem sucedido na cidade, sendo colaborador generoso nas entidades da cidade, tais como: sociedade organizada e eventos direcionados à área social em bairros do município.
“É preciso ter coragem, como homem público, de homenagear alguém da família, mas prefiro reconhecer as pessoas em vida, por isso é com grande emoção que entrego esse título ao Ernane, não apenas por ser o meu avô, mas pelo seu caráter e histórico de luta por São Sebastião”, disse o parlamentar.
O homenageado agradeceu o título de cidadão. “Me sinto muito satisfeito por ser homenageado. É de dentro do meu peito que passo o meu coração para vocês”, disse emocionado.
Paulo Henrique - O vereador Paulo Henrique homenageou o Bispo Dom Antonio Carlos Altieri, que desde 26 de julho de 2006 atua na Diocese de Caraguatatuba. Em 28 de outubro do mesmo ano, foi ordenado bispo da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora na cidade de São Paulo. Ainda no ano de 2006, no mês de novembro, Dom Altieri tomou posse na Catedral Divino Espírito Santo.
O homenageado citou palavras de Madre Teresa de Calcutá para explicar que para mudar o mundo é preciso que cada um faça a sua parte.
Maurício Bardusco - Já o vereador Maurício Bardusco entregou o título à moradora Adriana Teresa Romão, coordenadora do Projeto Sócio-Educativo Garoçá, desde fevereiro de 2006.
A coordenadora trabalha diariamente com 140 crianças, com idades entre 07 e 14 anos, divididas em dois períodos, em horário complementar à escola, todos residentes nos bairros da Enseada, Canto do Mar e Jaraguá.
“Ser cidadão é conhecer direitos e deveres, saber sua responsabilidade e contribuir com a comunidade”, disse.
Marcos Tenório e Coringa - Os vereadores Marcos Tenório e Coringa homenagearam o morador Nilson Jacinto, conhecido como Nilo Borracheiro.
Sobrevivente da 2ª Guerra Mundial, onde atuou como oficial do exército brasileiro na Itália, Nilo, hoje, aos 95 anos, ainda trabalha como borracheiro no bairro Topovaradouro, colaborando com o desenvolvimento do município e se destacando na história da comunidade.
Coringa - O vereador Coringa também entregou o título de cidadão sebastianense ao Padre Sérgio Lúcio Alho da Costa, pároco da Igreja Matriz de São Sebastião E coordenador diocesano de pastoral da Diocese de Caraguatatuba.
“O Padre Sérgio sabe resgatar valores inerentes à cultura religiosa católica de um povo, aproveitando para direcionar e orientar esse valor no sentido sadio que pede a Igreja e a nova evangelização”, explica Coringa.
Com a chegada do padre à paróquia foi iniciada, em 2010, a novena da benção de São Sebastião, que a cada dia 20 do mês, reúne centenas de pessoas nas novenas do meio dia e da noite.
“A Igreja Matriz se tornou pequena para a quantidade de fiéis católicos que participam, sendo preciso colocar telão digital para o grande número de pessoas que acompanha da praça a celebração”, finaliza o vereador.
Prefeito – O prefeito Ernane Primazzi (PSC), durante a sessão solene, aproveitou para fazer um balanço dos acontecimentos da cidade nos anos da sua gestão.
O prefeito explicou sobre a parceria com a Sabesp para ampliar a rede de água e saneamento básico; avanço na área de segurança com a legalização da guarda municipal; superávit de vagas nas escolas municipais devido à ampliação e construção de novas unidades escolares.
O prefeito também citou a melhora no atendimento médico e hospital da cidade e agradeceu o voto de confiança da população, assim como a relação harmônica do o Poder Parlamentar.
Também participaram da sessão solene os ex-prefeitos da cidade, Décio Galvão e Paulo Julião; o vice-prefeito de Caraguatatuba, Antônio Carlos Júnior e diversos secretários municipais.
Fonte: CMSS
Nenhum comentário:
Postar um comentário