Devoção Centenas de fiéis acompanham procissão em homenagem a São Pedro pescador
Na manhã deste domingo (27) aconteceu no bairro de São Francisco, região central de São Sebastião, a tradicional procissão marítima de São Pedro, santo padroeiro dos pescadores. Após a missa festiva no convento Nossa Senhora do Amparo, na qual participaram cerca de 250 pessoas, os fiéis saíram pela rua principal do bairro, entoando cânticos religiosos em direção ao mar.
Com 50 barcos, dentre os quais aquele que transportava a imagem de São Pedro, a parte marítima da procissão seguiu pelo canal de São Sebastião em direção à Ilhabela para a bênção dos anzóis. Frei Pedro, um dos religiosos que participaram das comemorações, ressaltou a importância do evento para o bairro, tradicionalmente composto de pescadores, em comemoração ao santo protetor.
Já a moradora Josélia, de 40 anos, se emocionou com a procissão: “é lindo, nunca tinha visto nada parecido”, revela.Depois de cerca de duas horas de procissão, foi oferecido um almoço na quadra do Centro de Apoio Educacional (CAE) do bairro para os pescadores e a comunidade.
Comemoração festiva
Nesta semana, dão início os shows artísticos e o bingo da Festa de São Pedro, realizada com o apoio da Prefeitura através da Secretaria de Cultura e Turismo. As tradicionais barraquinhas de comes e bebes começam às 19h.No primeiro dia de julho, o conjunto Papo de Samba agita a noite no bairro de São Francisco. No dia 2, Os Harry´s serão a atração. A banda 40 Graus anima os presentes no dia 3, quando haverá ainda a apresentação da Congada de São Benedito. E para encerrar às homenagens ao protetor dos pescadores, Gigi Marques e Ulisses garantem a alegria do último dia do evento, dia 4. Fonte: PMSS
sexta-feira, junho 18, 2010
Bons Ventos Ilhabela divulga Aviso de Regata da Semana Internacional de Vela de Monotipos
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação – Diretoria Náutica, já divulgou o Aviso de Regata da Semana Internacional de Vela de Monotipos de Ilhabela 2010, que este ano será realizada entre os dias 14 e 17 de julho de 2010. Para o evento estão convidadas as classes Star, Laser – Standard e Radial Feminino, 470, Finn, Ligthining, Snipe, Hobie Cat 16, Optimist, Laser - 4.7, Radial Masculino, 420, Byte, Oday 12, Fórmula Experience, Fórmula Windsurf, Kite Surf, Tornado, Nacra 20, Dingue, A Cat, Hobie Cat 14, Holder e Escaler.
Além disso, o evento será válido também para o Campeonato Paulista da classe Hobie Cat 16, Campeonato Brasileiro da Classe Tornado e Campeonato Brasileiro da classe Holder. De acordo com o Aviso de Regata, os barcos e competidores poderão se inscrever preenchendo o formulário de inscrição, devendo enviá-lo pelo email nautica@ilhabela.sp.gov.br ou pelo fax (12) 3896-6737. Também pode ser entregue pessoalmente na Secretaria de Esportes, na praia do Pequeá, sede do evento, até às 11h do primeiro dia de competição. Fonte: PMI
Rua da Praia
Prefeitura define programação do Arraiá Caiçara 2010
No mês de julho, São Sebastião contará com dez dias das animadas e tradicionais comemorações caipiras. Entre os dias 9 e 18, o Arraiá Caiçara 2010, organizado pela Prefeitura através da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), promete trazer a toda população e aos visitantes uma programação repleta de shows, comidas típicas, decoração caipira, pau de sebo, além das quadrilhas e das apresentações de calouros locais. A festa ocorrerá na Rua da Praia, região central da cidade.
No local, será montada uma verdadeira Vila Caiçara, com parte da estrutura feita de pau a pique. A ideia está a cargo de uma equipe formada por profissionais conhecedores da Cultura Tradicional, do Turismo e da Arqueologia, que pretendem unir à festa manifestações culturais locais como a Congada de São Benedito, a Folia de Reis, o Caiapó e, ainda, o artesanato tradicional.
Serão 48 barracas de comidas, bebidas e quitutes tradicionais da época, para todos os gostos. A mais enfeitada delas será premiada com prendas em um concurso que irá escolher a melhor decoração.
Calouros e quadrilhas
Os tradicionais grupos juninos vão animar os presentes no Festival de Quadrilhas, nos dias 13,14 e 15 de julho, a partir das 19h.Já para os que se arriscam ao microfone, o Show de Calouros acontece entre os dias 13 e 16, às 20h. Tanto o Festival de Quadrilhas quanto o Show de Calouros darão premiações em dinheiro.
Shows
No dia 9, na abertura do evento, o grupo de Catira e Recortado da Associação Cultural Anástasis virá se apresentar diretamente de Olímpia, a capital brasileira do Folclore. Também conhecida como Cateretê, a Catira é uma espécie de sapateado brasileiro, executado com "bate-pé" ao som de palmas e violas, finalizando com o Recortado, uma letra marcada pelo humor. Já no dia 10, o forró da banda Bicho de Pé vai garantir a animação da noite.
O sertanejo tradicional de Sérgio Reis promete reunir centenas de pessoas no dia 11, com seu famoso repertório diversificado que agrada fãs de todo o país desde a década de 60.
No dia 12, quem sobe ao palco é a banda local Novo Astral, e a dupla Erick & Zezinho apresentam a Pegada Sertaneja no dia 13. A banda D2 é a atração do dia 14 e Dany D’Paula, no dia 15. Os Harry´s encerram as apresentações das bandas locais no dia 16.
O último final de semana do Arraiá Caiçara terá os irmãos Chrystian & Ralf no sábado (17) e a banda de forró Peixe Elétrico finaliza a edição 2010 no domingo, dia 18. O Arraiá Caiçara 2010 ficará instalado na Rua da Praia, no Centro, e começará suas atividades partir das 18h. Os shows têm início às 22h. A entrada é franca.
Fonte: PMSS
quinta-feira, junho 17, 2010
Foto: Norberto Mesquita
Praça Cândido Motta se veste de verde e amarelo
Os torcedores caraguatatubenses podem comparecer à Praça Cândido Motta, no Centro, no domingo, dia 20, às 15h30 para torcer pelo Brasil no jogo contra a Costa do Marfim (Johannesburg.). Se vencer a Seleção Brasileira assume a liderança isolada do Grupo G. Na terça-feira, dia 15, cerca de duas mil pessoas compareceram ao local para ver o Brasil vencer a Coréia do Norte por 2x1.
Os gols brasileiros foram marcados por Maicon e Elano, e Ji Yun Nam diminui o placar pela Coreia do Norte. A vitória do Brasil sobre o time nortecoreano garantiu a liderança da chave com 3 pontos. Portugal e Costa do Marfim dividem a segunda posição com 1 ponto, pelo empate em 1x1 na partida entre as duas equipes, no jogo de estreia do Grupo G.
Com nome a “Copa do Mundo em Caraguá”, o coreto da praça recebeu a instalação de cinco TV’s LCD de 32 polegadas, cedidas pelas Casas Pernambucanas. A transmissão inicia duas horas antes da partida. Nesse intervalo os torcedores concorrem a brindes oferecidos pelos patrocinadores, além disso, os torcedores podem tirar fotos em um painel da Copa do Mundo da África do Sul. No dia 25 (sexta-feira), às 11h, será a vez da Seleção Brasileira enfrentar Portugal.
sexta-feira, junho 11, 2010
Foto: Adriane Ciluzzo/PMU
Tradição
Festa de São Pedro Pescador é retratada em exposição na Fundart
A tradicional Festa de São Pedro Pescador, realizada há 87 anos em Ubatuba, é tema de uma exposição no Sobradão do Porto, da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart). A história desse festejo será remontada através de fotos, textos e objetos. A Exposição Comemorativa começou nesta segunda-feira, 7 de junho. Na opinião do presidente da Fundart, Pedro Paulo Teixeira, a história da Festa de São Pedro se confunde com a própria história do município. “Ao longo dos anos, a Festa de São Pedro Pescador reúne vários ícones importantes da cultura caiçara de raiz. Sua realização é fundamental para a valorização da identidade cultural do nosso povo.”
Festa de São Pedro 2010
A 87ª Festa de São Pedro acontecerá de 25 a 29 de junho, na Praça de Eventos da Av. Iperoig. Além da deliciosa tainha assada, muitos outros atrativos estão sendo preparados. Entre os shows, já está garantida a presença das bandas Demônios da Garoa, Rastapé e Luiz Perequê.
Fonte: PMU
Foto: Luciano Vieira/PMSS
Solidariedade Radical
Skatistas promovem campeonato beneficente em São Sebastião
Um campeonato diferente movimentará a Rua da Praia, em São Sebastião, no próximo domingo 13.
Trata-se do 3° Dia Beneficente da Associação Sebastianense de Skate que visa angariar alimentos não perecíveis para o Lar Vicentino, instalado no Portal da Olaria, também na região
Como parte do regulamento, os interessados deverão levar um quilo de alimento que servirá como taxa de inscrição para participar das disputas que darão direito a vários prêmios, entre eles roupas e peças de skate.
O evento ainda contará com a participação de duas bandas, a Morbid Hope, de música alternativa e a banda Dunk, de hardcore.
Fonte: PMSS
JC Curtis/ Fundacc
Shrimp Festival
De casa nova, Festival do Camarão reúne moradores e turistas na Praça de Eventos
A Praça de Eventos de Caraguatatuba esteve movimentada no feriadão de Corpus Christi, de 3 a 6 de junho, em virtude do 13º Festival do Camarão e suas atrações que incluíram pratos típicos, shows, artes, artesanato, Casa da Farinha, confecção de canoa, contação de histórias, entre outras coisas. Estima-se que mais de 40 mil pessoas compareceram ao 13º Festival do Camarão.
O estudante de Educação Física, Augusto Mauro dos Santos, trabalhou no festival entretendo os mais jovens no espaço dedicado à recreação infantil. “A festa é muito boa porque mostra um pouco da cultura caiçara.”
A cada ano que passa o Festival do Camarão se consolida como um programa familiar. Quem confirma esta estatística é o coordenador de TI (Tecnologia da Informação) Marcelo Toledo, que veio acompanhado de seu pai Marcos Toledo e demais familiares. “Vim lá de Santos, e achei o evento muito bem organizado e os preços dos pratos estão acessíveis.” O pai de Marcelo, Marcos Toledo morador da cidade vizinha São Sebastião, reforçou a opinião do filho. “O prefeito de Caraguatatuba está de parabéns por promover uma festa para os turistas e os caiçaras. Um bom incentivo na baixa temporada”.
As edições anteriores do Festival no Camarão foram realizadas na Praia do Camaroeiro, próximo ao entreposto de pesca. Porém a legislação ambiental impede a continuidade do uso da área, vizinha a um rio, pelo fato desses locais às margens dos rios serem considerados Áreas de Preservação Permanente (APPs). Ronaldo Tidioli, da Barraca de número 16, aprovou a mudança do local da festa. “A vinda para a Praça de Eventos deu mais visibilidade ao festival que ficou mais acessível ao público. Além disso, o calçamento acabou com o problema da lama”, avalia. De acordo com Tidioli, os visitantes consumiram muito bobó, risoto, salgados, porções, espetinhos, caldinhos e a feijoada de camarão (feijão branco com camarão acompanhado de arroz e farofa).
Momento ecológico
O projeto de educação ambiental ‘Caraguatatuba de olho no óleo na água’, teve uma tenda nos quatro dias do 13º Festival do Camarão para recolher o óleo de cozinha e transformar em sabão. Cada dia, uma escola da rede municipal ficou responsável pela coleta. Foram quatro galões, um de cada escola, sob a supervisão de dois pais voluntários em cada período.
Na quinta-feira (3) a EMEF responsável foi a vez da Profº Luiz Ribeiro Muniz, do bairro Martin de Sá. Na sexta-feira (4) o dia ficou por conta da EMEF Profª Aída de Almeida Castro Grazioli, do Rio do Ouro. Sábado (5) foi a vez da EMEF Profª Edna Maria Nogueira Ferraz, do Perequê-Mirim. No domingo (6), encerrando o festival, a tenda ficou sob o comando da EMEF Lúcio Jacinto dos Santos, do Tinga.
A voluntária da EMEF Aída de Almeida Castro Grazioli, Licimara Botelho Moura participou da atividade na sexta-feira, dia 4. Para ela, o projeto Caraguatatuba de olho no óleo na água evita vários transtornos provocados pelo produto quando é jogado diretamente no meio ambiente, como o entupimento de canos. “A proposta é uma forma de conscientizar a população.”
sexta-feira, junho 04, 2010
Canoagem
Aloha Spirit faz etapa do Campeonato Brasileiro de Canoa Havaiana neste fim de semana em Ilhabela
Com apoio da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, a cidade recebe neste sábado e domingo (5 e 6/6), a partir das 9h, na praia do Perequê, a segunda etapa do Aloha Spirit, válida pelo Campeonato Brasileiro de OC1 e OC2 de canoa havaiana.
A prova, organizada pela EcoOutdoor Sports Business, teve reconhecido seu esforço no fomento do esporte e no comando da competição ao ser convidada para organizar uma das etapas do Campeonato Brasileiro.
Na disputa das OC1 e OC2, os percursos serão diferentes dos que normalmente são feitos no Aloha Spirit. Seguindo as regras do campeonato, os trechos terão 3, 6 e 10 quilômetros de acordo com as categorias em disputa.
Além da prova de canoagem, mais uma novidade: um campeonato de SUP - Stand Up Paddle – uma das novidades dos esportes aquáticos que mistura surf e canoagem, e que já toma conta de muitas praias do litoral brasileiro. A disputa terá as categorias Masculino e Feminino Long e Short Distance. Para os mais experientes, uma prova de 10 quilômetros. Para os que iniciam suas remadas nas pranchas, uma competição de 3 quilômetros. Para esta prova, as vagas são limitadas a 100 participantes.
Esta primeira etapa do Aloha Spirit Stand Up Paddle é um piloto para que, possivelmente, isso viabilize o lançamento de um circuito de SUP com a chancela Aloha Spirit. Os atletas que já conhecem as provas do Aloha Spirit, e os novos, que chegarão para a canoagem e para a prova de SUP, podem contar com toda a recepção que estão acostumados, com a arena aconchegante, frutas, água e muitas boas vibrações, como de praxe.
“Este é um momento muito importante para nós da EcoOutdoor. Depois de menos de um ano da nossa primeira prova, em setembro de 2009, já fazemos parte do Campeonato Paulista, com as etapas de Bertioga, Santos e São Sebastião (Maresias), e do Campeonato Brasileiro, na etapa de Ilhabela. Isso nos mostra que fomos reconhecidos pelo nosso profissionalismo e dedicação ao esporte”, comemora João Castro, diretor da EcoOutdoor.
Para o secretário de Esportes, Lazer e Recreação de Ilhabela, Luiz Lobo, a cidade mais uma vez se destaca no cenário nacional com um evento de grande porte. “Temos cumprido com nosso objetivo que é de fomentar o esporte nas mais diversas modalidades no município”.
Os interessados em obter mais informações ou para se inscrever nas provas, deve acessar o site do evento no endereço web www.alohaspirit.com.br .
Fonte: PMI
Arraiá Festa Junina do Pontal da Cruz promete esquentar o feriado em São Sebastião
A 33ª Festa Junina do Pontal da Cruz, promovida pela Sampoc (Sociedade Amigos do Pontal da Cruz), com apoio da Prefeitura de São Sebastião, promete esquentar as noites do feriado prolongado de Corpus Christi.
O evento começa na sexta-feira 4, com previsão de término para o domingo 6. Durante esse período, moradores e visitantes poderão desfrutar da Praça de Alimentação a ser armada na rua Edvirgens, ao lado da própria Sampoc, onde também ficará o palco para os espetáculos artísticos. Segundo informações, no final de semana, além do tradicional bingo com prêmios de R$ 300,00 e R$ 1.000,00, haverá dois shows com a dupla sertaneja Eric e Zezinho, no sábado 5, e com a Banda D-2, respectivamente no sábado 5, e domingo 6, a partir das 19h.
Ainda no domingo, acontecerá a apresentação da quadrilha formada por associados da Sampoc, alunos da escola do bairro e comunidade em geral.
De acordo com os organizadores o intuito da festa é colaborar com as entidades do bairro e escolas co-irmãs, a exemplo da EE Maria Francisca, Apae, Associação de Canoagem, Folia de Reis, Gres Acadêmicos de São Francisco, Mocidade Independente, X-9 do Canto do Mar, creche do Pontal da Cruz, Asec e CCTI (Centro de Convivência da Terceira Idade).
Fonte: PMSS
Foto: Bruna Capasciutti/PMC
Saúde Mental
Caraguá promove Semana Nacional de Luta Antimanicomial
Entre os dias 24 e 28 de maio foi realizado em Caraguatatuba uma série de atividades alusivas à Semana Nacional de Luta Antimanicomial. Porém o Dia da Luta Antimanicomial ou Movimento Antimanicomial é 18 de maio. Esta data remete ao Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru (SP). Em decorrência desse movimento surgiu a Reforma Psiquiátrica, definida pela Lei 10.216 de 2001, de autoria do deputado federal Paulo Delgado (PT/MG), e apregoa o fim da internação dos pacientes com transtorno mental para uma Rede de Atenção Psicossocial, os CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).
Durante a semana passada, o CAPS apresentou uma programação com palestras, caminhadas, apresentações, visita ao parque de diversões e gincanas que envolveram seus pacientes e a população em geral. A Praça Cândido Motta e o Cemug (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves) concentram partes destas atividades.
De acordo com a coordenadora do CAPS de Caraguatatuba, Cecília de Oliveira Piauí e a responsável administrativa da entidade Patrícia Aparecida Alves, o centro atende atualmente 350 pacientes, classificados conforme o tipo de tratamento que requerem em não-intensivos, semi-intensivos e intensivos.
Segundo a coordenadora do CAPS, Cecília de Oliveira Paiuí, antigamente as pessoas com algum tipo de transtorno psíquico eram tratadas com aversão. “Hoje o CAPS realiza ações para que as pessoas com problemas mentais sejam tratadas com dignidade.” Ela informa que no local os pacientes fazem oficinas de arte, exercícios físicos, passeios, entre outras coisas.
A coordenadora disse que a Semana Nacional de Luta Antimanicomial em Caraguatatuba, hoje em sua oitava edição, teve uma conquista a ser comemorada. “Conseguimos uma residência terapêutica do governo estadual. Isso representa um momento histórico.” Cecília explica que a residência possui acomodações para oito pacientes e estes serão assistidos por profissionais de saúde integralmente.
Conforme a responsável administrativa Patrícia Aparecida Alves, a próxima meta é obter o CAPS III (destinados a cidades com mais de 200 mil habitantes) que possibilita a internação do paciente com problema mental por 72 horas até sair do surto psicótico para receber o tratamento no CAPS. “A vinda do CAPS III seria para atender todo o Litoral Norte.”
O CAPS fica na Avenida Minas Gerais, 1391, no Indaiá. O telefone é o 3888-3880. Entre os dias 27 de junho e 1º de julho, Caraguatatuba terá um delegado na 4ª Conferência Nacional de Saúde Mental Intersetorial em Brasília (DF).
5 de Junho 1º Festival Ecológico Ambiental será realizado em Boiçucanga no próximo sábado
Neste sábado, 5, data em que se comemora o “Dia Mundial do Meio Ambiente”, será realizado em Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião, o 1º Festival Ecológico Ambiental Praia Brava. Com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), o evento é organizado pela Associação Ecológica Ambiental da Praia Brava (Ambrava) e visa despertar as pessoas com relação a preservação ambiental.
De acordo com a programação, a partir das 10h serão desenvolvidas na Praça Pôr-do-Sol várias atividades de cunho cultural, esportivo e social, como futebol de sabão, escorregador gigante, cama elástica, futebol de areia, futvôlei, gincanas esportivas, tenda da saúde, cinema na praça, além da distribuição de pipoca e algodão doce.
A abertura do evento acontece às 18h com apresentações do Circuito Ambrava de preservação ambiental, do presidente da entidade e do poder público municipal. Já às 21h, na casa noturna Tribus, haverá atrações musicais com a banda de rock Disco Voador e a dupla sertaneja Henrique & Aniéli, a partir das 23h.
A Praça Pôr-do-Sol fica na Avenida Walkir Vergani, em frente ao Pronto Socorro de Boiçucanga. Mais informações pelos telefones: (11) 7862.5924 ou 7862.5930 ou ainda pelo site www.ambrava.org.br.
Fonte: PMSS
Prefeitura de Ilhabela abre o Mês de Meio Ambiente com doação de mudas no próximo sábado
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, abre neste sábado (5/6), às 10h, a programação do Mês do Meio Ambiente. Neste dia, haverá doação de mudas até às 14h na praça Alan Kardec, bairro Barra Velha.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Harry Finger, várias atividades foram preparadas a fim de promover a conscientização ambiental. No dia 9 de junho (quarta), às 19h, está prevista uma sessão de cinema na E.M. Eurípedes da Silva Ferreira, também na Barra Velha.
Já no dia 13 de junho (domingo), a partir das 7h, o bairro do Itaquanduba recebe o Mutirão de Limpeza. O “Cinema na Escola” chega a E.M. Leonardo Reale, no bairro Armação, no dia 16 de junho (quarta), a partir das 19h. E a programação segue até o dia 4 de julho. “Temos investido muito na questão ambiental. Um exemplo é o saneamento básico, que elevaremos o índice de 4% para mais de 50% até 2012 nas obras em parceria com a Sabesp. Adquirimos novos veículos para o setor, melhoramos a limpeza pública, reformulamos a TPA e assim hoje o meio ambiente tem a atenção que merece em Ilhabela”, concluiu o prefeito Toninho Colucci.
Programação
5/06 (Sábado) das 10h às 14h – Abertura do mês do Meio Ambiente com Stand de doação de mudas na Praça Alan Kardec no bairro da Barra Velha.
09/06 (quarta-feira) a partir das 19h – Cinema naEscola Eurípedes da Silva Ferreira no bairro da Barra Velha
13/06 – (domingo) a partir das 7h - Mutirão de limpeza bairro Itaquanduba
16/6 – (quarta-feira) a partir das 19h - Cinema na Escola Leonardo Reale no bairro da Armação
23/06 – (quarta-feira) a partir das 19h - Cinema na Escola Anna Leite Julião Torres
No bairro do Bexiga
29/06 – (terça-feira) a partir das 19h - Palestra sobre observação de Pássaros no auditório da Secretaria de Turismo
30/06 – (quarta-feira) A partir das 19h - Cinemana Escola Eva Esperança
No bairro da Água Branca
4/07 – (domingo) a partir das 9h - Encerramento do mês do Meio Ambiente com Passeio Eco ciclístico
Fonte: PMI
quarta-feira, junho 02, 2010
Foto: PMU
Festival Capital do Surfe ganha um toque japonês no feriado
No feriado de Corpus Christi, de 3 a 6 de junho, acontece em Ubatuba, a terceira edição do Festival da Cultura Japonesa. Além de delícias da gastronomia japonesa, como yakissoba, sushi, sashimi, tempurá e outros, o evento contará com diversas atrações culturais, além de tendas com produtos japoneses. O local da festividade será na Praça de Eventos da Avenida Iperoig, a partir das 19h.
Entre as atrações culturais, destaque para as apresentações de “Taikô”, grandes tambores japoneses usados para expressar sentimentos, como alegria, ira, tristeza ou prazer. Também acontecerão apresentações de danças folclóricas e populares, além de artes marciais, como judô e kung fu.
Segundo os organizadores do evento, a expectativa é que neste ano, o Festival da Cultura Japonesa seja ainda mais belo e prestigiado por turistas e moradores de Ubatuba. “Nossa festa já está ficando conhecida. Esperamos que o público compareça, saboreie e se divirta, celebrando mais uma vez, a amizade entre o Brasil e o Japão”, afirma o presidente da Associação Nipo Brasileira (Anibra), Nelson Assai.
Programação
03/06 – Quinta-feira
19h - Abertura
20h - Apresentação Colégio Dominique
21h - Taiko
22h - Dança popular japonesa
04/06 – Sexta-feira
21h - Taiko
22h - Dança Folclórica Japonesa
05/06 – Sábado
19h - Apresentação Colégio Dominique
20h - Apresentação Kung Fu
21h - Taiko
22h - Apresentação de Judo
06/06 - Domingo
20h - Taiko
21h - Dança Folclórica Japonesa
Fonte: PMU
Foto: Divulgação
O ano inteiro Erasmo Carlos abre o 1º Festival de Música e Gastronomia de Ilhabela no feriadão
Evento promovido pela Prefeitura de Ilhabela, em parceria com restaurantes da cidade, traz ainda Izzi Gordon, Danni Carlos e Blues Etílicos, além da Orleans Dixieland Jazz Band todas as noites
O cantor e compositor Erasmo Carlos, o Tremendão, fará o show de abertura do I Festival de Música e Gastronomia de Ilhabela, nesta quinta-feira (3/6), às 22h, na Praça Coronel Julião de Moura Negrão, na Vila (Centro). A cerimônia de abertura do festival, com a presença do prefeito Toninho Colucci (PPS), está marcada para 21h30.
Erasmo participou efetivamente, junto com Roberto Carlos e com Wanderléa do programa Jovem Guarda onde tinha o apelido de Tremendão, com as roupas e o estilo de seu ídolo Elvis Presley. Seus maiores sucessos como cantor nessa fase foram "Gatinha Manhosa" e "Festa de Arromba".
Seu último disco foi lançado em junho do ano passado, quando completou 68 anos. O CD “Rock 'N' Roll”, uma homenagem ao gênero que mais o influenciou, com 12 composições próprias, sendo sete em parceria: Nando Reis (em "Um beijo é um tiro" e "Mar vermelho"), Nelson Motta (em "Chuva ácida" e "Noturno Carioca"), Chico Amaral (em "Noite perfeita" e "A guitarra é uma mulher"), e Liminha e Patrícia Travassos (em "Celebridade"). No show, o Tremendão também relembra as canções que fizeram a história da parceria com o rei Roberto Carlos. Ao longo da carreira foram 26 álbuns lançados.
O festival
O I Festival de Música e Gastronomia de Ilhabela prossegue até domingo (6/6). Além da programação musical, os visitantes terão à sua disposição estandes gastronômicos com pratos especialmente selecionados para o evento.
A expectativa da Secretaria de Turismo é que a cidade receba cerca de 30 mil pessoas neste feriadão de Corpus Christi. “Esperamos um público 20% maior em relação ao ano passado, o que também depende do tempo. Moradores e turistas poderão conferir um grande festival de música e gastronomia”.
A cantora Izzy Gordon, que se apresenta na sexta-feira (4 de junho) e mescla jazz, blues e bossa nova. No sábado (5/6) será a vez de Danni Carlos fazer seu show no palco do Festival.
A banda Blues Etílicos fecha o evento no domingo (6 de junho). Todos as noites também haverá a apresentação do Orleans Dixieland Jazz Band. Os shows estão marcados para 22h.
Os visitantes poderão desfrutar do que há de melhor na gastronomia de Ilhabela. Ao todo, 23 restaurantes da cidade participarão do evento e cada um deles oferecerá seu prato principal com o cardápio variando entre carnes e peixes. Toda a culinária terá um preço especial, com custo acessível tanto para o morador quanto para o turista.
O evento integra a programação da campanha “Ilhabela o ano inteiro”, que visa movimentar a cidade nos meses de baixa temporada com eventos de qualidade e preços especiais.
Restaurantes Participantes/Pratos oferecidos:
Portu-Brasil – Bacalhau à brasileira
Portinho Comida Italiana – Ravioli à fantasia
Jabaquara – Risoto de camarão ao alho poró
Ilha Sul – Camarão a Ilhabela
All Mirante – Camarões Laumè
Nova Iorqu“i” – Filé de Badejo recheado
Copacabana Beer – Anchova Grelhada
Pasta del Capitano – Cotoletta di Vitello alla Milanese
Badejo & Picanha – Badejo la Abadejo
Bartatas – Fondue a moda Bartatas
Deck – Pato Assado com Repolho Roxo
Vila Maré – Camarões a Provençal com Risoto de Espinafre
Barba Frutos do Mar – Camarão Verão
Marakuthai – Peixe Crocante
Papagaio – Filé de Badejo Grelhado ao molho de Belle Muniere
Viana – Casquinha de Camarão
Kanoa da Ilha – Camarão à Parmegiana
Via Marina – Camarão Paulista
Porto Kiosk Sushi – Combinado Marina
Max – Peixe Assado com Batatas Coradas
Ilha dos Pães – Pizza vários sabores
Cura – Massa ao Vivo todos os dias
Píer Pizza – Risoto de Camarão
Fonte: PMI
Foto: Gianni D'Angelo
13ªEdição Pratos tradicionais enriquecem culinária no Festival do Camarão
A 13ª edição do Festival do Camarão promete novidades para este ano, mas o tradicional não ficou esquecido. Entre 3 e 6 de junho, moradores e turistas de Caraguá poderão saborear pratos típicos caiçaras e novas receitas preparadas com o crustáceo. O evento será na Praça de Eventos, na Avenida da Praia, das 10h às 24h. A cerimônia “Barcos ao Mar” marcou o fim do defeso do camarão e foi o pontapé inicial do 13º Festival do Camarão no domingo, dia 30 de maio.
Durante 12 anos, o festival foi realizado na Praia do Camaroeiro, ao lado do entreposto de pesca. A mudança para a Praça de Eventos deve-se, principalmente, ao respeito às normas ambientais e à necessidade de ampliação e melhora no atendimento ao público durante a festa. A legislação ambiental impede a continuidade do uso da área do Camaroeiro porque as áreas às margens dos rios são consideradas Áreas de Preservação Permanente.
Quem comparecer na festa vai poder degustar o tradicional ‘Camarão com Mandioca’, servido com arroz branco e o ‘Camarão à Paulista’, frito e temperado com limão, sal, pimenta do reino, salsa e cebolinha. Os destaques deste ano são o bobó de camarão com abóbora e o camarão ao gengibre com brócolis. Outros pratos também servidos são bobó de camarão, bolinho de mandioca, escondidinho e camarão na moranga. Os preços variam entre R$ 2,50 para os espetinhos e R$ 30 na porção do camarão branco.
A Casa da Farinha, que este ano tem 32 m², simboliza a antiga moradia dos caiçaras. Nela é produzida a farinha de mandioca e também há a Cunhagem da Canoa, a partir de um tronco de Guapuruvú. Esse ano terá uma novidade, a casa será toda ambientada com mudas de Caraguatá (planta que deu origem ao nome da cidade).
A Corrida de Canoa Caiçara, outro ponto alto da festa, acontece no dia 6 de junho (domingo), às 10h, com a participação de canoeiros do Litoral Norte.
Paralelo aos quitutes e às manifestações culturais, tem diversos shows musicais de forró, sertanejo e samba durante todos os dias do evento de manhã, de tarde e à noite, com início às 11h.
O Festival do Camarão é realizado pelo Governo Municipal por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguá (FUNDACC), com parceria da Associação de Pescadores do Camaroeiro.
Programação
Local: Praça de Eventos – Avenida da Praia do Centro
Dia 03 jun – quinta
12h - Show com Li Amaral
12h às 14h - Contação de Histórias (Casa da Farinha)
14h - Grupo de Dança das Oficinas do Centro
16h às 18h - Contação de Histórias (Casa da Farinha)
18h - Contação de Histórias (Casa da Farinha)
19h - Maculelê - apresentação de dança folclórica
19h às 21h – Contação de Histórias (Casa de Farinha)
19h30 - Abertura oficial
20h - Show com Nico Caiçara
22h - Show com Eduardo & Ricardo
Dia 04 jun – sexta
11h - Show com Zé Maria (Casa da Farinha)
12h - Show com Tonho Costa e Newton Val
12h às 14h - Contação de Histórias (Casa da Farinha)
14h - Show com Zé Maria (Casa da Farinha)
16h - Show com Zé Maria (Casa da Farinha)
16h às 18h - Contação de Histórias (Casa da Farinha)
18h - Contação de Histórias (Casa da Farinha)
19h – Água Viva Coral
19h às 21h – Contação de Histórias (Casa de Farinha)
19h30 - Puxada de Rede - Roda de Samba - apresentação folclórica
20h - Show com Mara Amaral
22h - Show com Cabelo de Milho
Dia 05 jun – sábado
11h - Show com Zé Maria (Casa da Farinha)
12h - Show com Querubin
12h às 14h - Contação de Histórias (Casa da Farinha)
14h – Show com Zé Maria (Casa da Farinha)
14h - Grupo de Dança das Oficinas do Centro
14h - Puxada de Rede - Roda de Samba
16h às 18h - Contação de Histórias (Casa da Farinha)
16h – Show com Zé Maria (Casa da Farinha)
19h às 21h – Contação de Histórias (Casa de Farinha)
20h – Show com Tribo Caiçara
22h – Show com Vaka Loka
Dia 06 jun – domingo
10h - Corrida de Canoa Caiçara
12h - Orquestra de viola
14h - Show com Zé Maria (Casa da Farinha)
12h às 14h - Contação de Histórias (Casa da Farinha)
14h - Grupo de Dança das Oficinas do Teatro Mario Covas
16h - Show com Zé Maria (Casa da Farinha)
16h às 18h - Contação de Histórias (Casa da Farinha)
19h - Grupo de Dança Teatro Mario Covas
19h às 21h – Contação de Histórias (Casa de Farinha)
20h - Show com Sintonia Samba Choro
22h - Show com Forró Mequetréfe
Meio Ambiente tem lugar de destaque durante o mês de junho
Neste sábado (5), é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em Caraguá as ações alusivas à data vão durar o mês inteiro com atividades esportivas, palestras e trilhas educativas. A abertura será na Praça Cândido Motta no dia 5, às 14h, com doação de mudas, exposições, gincana e a peça teatral “O Planeta em Nossas Mãos”.
No dia 6 (domingo), haverá uma palestra sobre aquicultura (produção em cativeiro de espécies aquáticas), cultivo de mariscos e outras espécies para os pescadores e participantes da Prova de Canoa Caiçara, na Praça de Eventos, às 9h.
Três palestras serão realizadas no Centro Universitário Módulo, no Auditório Ângelo Fonseca. “Construção Sustentável”, no dia 17, às 18h, “Obra Limpa” e “Resíduos da Construção Civil e Aterros”, no dia 18, às 18h e 19h, respectivamente. Os encontros têm entrada franca e não é necessária inscrição prévia. O público-alvo são empreiteiros, pedreiros, engenheiros e arquitetos, além de alunos universitários.
Monitores da secretaria municipal de Meio Ambiente vão dar orientações ecológicas aos participantes da Corrida e Caminhada de Santo Antônio no dia 19 (sábado). A ficha de inscrição pode ser impressa do site da prefeitura (www.caraguatatuba.sp.gov.br).
A praia da Cocanha, região Norte de Caraguá, será palco da “Trilha Aquática” no dia 27, às 9h. Os interessados vão nadar 800 metros da praia até a ilha da Cocanha para recolher resíduos. O material recolhido será trazido em botes. As inscrições podem ser feitas no local.
No dia 30 (quarta-feira), haverá a reabertura da Trilha dos Tropeiros, no Parque Estadual da Serra do Mar, às 9h. O percurso leva em média quatro horas e será limitado em até 20 pessoas. O agendamento deve ser feito na secretaria de Meio Ambiente ou no Parque Estadual da Serra do Mar.
Entre 8 e 30 de junho, palestras e plantios de mudas nativas em todas as unidades escolares. Agendamentos devem ser feitos com a secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone (12) 3897-2532.
Até o dia 30 (quarta-feira), as escolas interessadas em agendar passeios para a trilha do Jequitibá podem entrar em contato com o Parque Estadual da Serra do Mar, pelo telefone (12) 3882-3166, e levar grupos de alunos.
Os eventos são realizados pelo Governo Municipal, por meio das secretarias de Meio Ambiente, Esportes, Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba e Parque Estadual da Serra do Mar.