quarta-feira, maio 10, 2006


Cultura e Entretenimento
Navegar é preciso: Magia do circo de rua chega a Caraguá


O Circo Navegador, em sua turnê pelo Litoral Norte, estará em Caraguá, de 11 a 14 de maio, com espetáculos gratuitos e abertos à população. O projeto, que circulou três regiões paulistas, chegou ao Litoral após receber, em 2006, o Prêmio de Estímulo ao Circo, da Funarte - Ministério da Cultura, confirmando, mais uma vez, a importância da produção e a qualificação artística do trabalho.


Os espetáculos apresentado são: “Cadê todo mundo” e “Lavou, tá novo”, sempre com apresentações previstas para as 14 horas. O primeiro show ocorre no Complexo Esportivo do Casa Branca (11/05) e na Praça do Perequê (12/05). `Lavou, ta novo, por sua vez, será realizado na Praça do Massaguaçu (13/05) e na Praça de Eventos (14/05).


O Circo Navegador apresenta o resultado de uma pesquisa de mais de nove anos que resultou no projeto “Palhaços de Todos os Tempos” - um circo-exposição´ que traz a memória dos principais palhaços do Século 20 e um repertório de espetáculos. O projeto já circulou pela capital paulista, São José do Rio Preto, Bertioga, Bauru e São Carlos, realizando mais de 100 apresentações no 2º semestre de 2006.

O projeto é do estudante de Letras do UNIMÓDULO, Luciano Draetta, que desde 2004 pesquisa a história bibliográfica e iconográfica dos palhaços brasileiros. "Comecei a pesquisar e me interessei, cada vez mais, pela profissão. Levei 18 meses para captar o material, mas não foi fácil porque tive que lidar com famílias que não estavam preparadas para falar do assunto, muitas vezes palhaços que já não estavam mais atuando ou que já morreram".

Draetta fez Circo Escola Picadeiro em São Paulo e trabalha com perna-de-pau, malabarismo, mas a sua grande paixão é o palhaço. "O circo tem sua função social e artística. Em tempos de “Falcão Meninos do Tráfico", o Circo Navegador traz à tona o encantamento pelos palhaços. Recentemente o encantamento pelo palhaço foi exibido pelo rapper MV Bill, que identificou, em seu documentário, um menino de origem humilde, morador de favela, vítima da vida dura da pobreza e da violência. Ao declarar seu interesse de se tornar palhaço, confirma o desejo, ou melhor, a necessidade humana de contato com a fantasia, com a poesia, enfim, com os mistérios da vida", compara.

O circo-exposição percorre as quantro cidade do Litoral Norte, em quatro pontos de cada uma, diariamente entre 13h e 16h, durante o mês de maio. As escolas ou grupos interessados devem agendar visita pelo telefone (12) 3893-1049.

Fonte: PMC

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...