domingo, novembro 17, 2024

XVII Semana da Consciência Negra: Prefeitura de Ilhabela divulga extensa programação cultural com intervenções, oficinas e shows musicais


 

A Prefeitura de Ilhabela promove, a partir da próxima segunda-feira (18), a XVII Semana da Consciência Negra com uma programação cultural e educativa, além de atrações musicais com rappers de renome nacional, como Negra Li e GOG.

 

"Promover a Semana da Consciência Negra em Ilhabela é reafirmar nosso compromisso com a valorização da cultura afro-brasileira e com o fortalecimento das raízes que formam a identidade do nosso município. Este evento não é apenas uma celebração; é uma oportunidade de aprendizado, de conexão e de respeito à história dos que vieram antes de nós. Fico muito feliz em ver a população, especialmente nossos jovens, envolvidos em atividades que honram a memória e a cultura dos negros em nossa cidade", destacou o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.


 

A programação terá início com os alunos da rede municipal, que farão visitas ao Museu da Cultura Afro-Brasileira, localizado na Fazenda Engenho D’água, onde passarão por uma intervenção cultural e descobrirão mais sobre a história e herança negra deixada pelos antepassados no município.

 

Na quarta-feira (20), as atrações seguem na quadra da Escola Cívico Militar Julio Cézar Cardeal De Tullio, no bairro do Carijós, onde haverá muita música, contação de histórias, roda de conversa, baile charme e muito mais.

 

No fim de semana, a programação segue no Novo Parque do Galera, na Água Branca. Na sexta-feira (22), o público poderá conferir os shows do MC Xing e do rapper GOG; no sábado (23), as atrações começam com DJ Negrito, seguido por oficinas culturais e show da cantora Negra Li, com abertura de Helinho do Pagode; no domingo (24), haverá mais oficinas culturais para o público, além das apresentações do Batuque do Morro, a tradicional Celebração Afro e show de encerramento.

 

"A Semana da Consciência Negra em Ilhabela sempre foi um espaço de resistência, celebração e conscientização. Este ano, conseguimos reunir uma programação diversa e abrangente, que vai desde oficinas culturais até shows de grandes nomes do cenário musical, como Negra Li e GOG. É gratificante proporcionar essas experiências que não só exaltam a cultura afro-brasileira, mas também fortalecem a identidade de Ilhabela. Agradecemos a parceria da AMAI e a participação de todos que ajudam a fazer deste evento um marco no nosso calendário”, ressaltou o secretário de Cultura, Marquinhos Guti.


 

O Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro em todo o país. A data homenageia Zumbi dos Palmares, escravo conhecido como líder do Quilombo dos Palmares. Em alusão à data, Ilhabela realiza a Semana da Consciência Negra na cidade, que já integra o calendário anual de eventos e é promovida pela Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Cultura e Fundaci – Fundação Arte e Cultura de Ilhabela e parceria da AMAI – Associação do Movimento Afrodescendente de Ilhabela.


Programação completa do evento

Disponível no site oficial da Prefeitura – www.ilhabela.sp.gov.br

 

Segunda-feira (18)

MUSEU DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA - FAZENDA ENGENHO D’ÁGUA

8h às 11h– Intervenção Cultural com alunos da rede municipal

 

Terça-feira (19)

MUSEU DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA - FAZENDA ENGENHO D’ÁGUA

8h às 11h– Intervenção Cultural com alunos da rede municipal

 

Quarta-feira (20)

QUADRA DA ESCOLA JULIO CÉZAR CARDEAL DE TULIO - CARIJÓS

A partir dás 16h - DJ KHOST E DJ NAJA

16h – Nosso Angu

17h – Komblioteca - Contação de história

18h10 – Apresentação Preta Poesia

18h40 – Roda de Conversa

19h10 – Batuque com o “Grupo SEMEAR”

20h – Baile Charme – “Coletivo Subida do Morro”

20h30 – Murão

21h – Grupo Caixa Alta

22h – MC Jaderson

 

Quinta-feira (21)

MUSEU DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA - FAZENDA ENGENHO D’ÁGUA

8h às 11h– Intervenção Cultural com alunos da rede municipal

 

Sexta-feira (22)

QUADRA DO NOVO GALERA

19h30 – MC Xing

21h – Show GOG

 

Sábado (23)

QUADRA DO NOVO GALERA

A partir das 14h - DJ NEGRITO

14h – Oficinas Culturais

19h30 – Helinho do Pagode

21h – Show NEGRA LI

 

Domingo (24)

QUADRA DO NOVO GALERA

14h – Oficinas Culturais

16h – Batuque do Morro

17h – Celebração Afro

20h30 – Show de encerramento


PMI

sábado, novembro 16, 2024

Fiscalização de Ilhabela intensifica notificações de bicicletas estacionadas em locais irregulares

 A Secretaria de Mobilidade e Segurança, em conjunto com o departamento de Fiscalização da Prefeitura de Ilhabela, lançou uma campanha rigorosa para combater o estacionamento irregular de bicicletas em áreas públicas e privadas da cidade. A ação visa organizar o espaço urbano de forma salubre, contribuindo para a segurança e a circulação adequada de pedestres.

Foto: Divulgação/PMI 

Bicicletas deixadas em locais inadequados, como calçadas, rampas de acessibilidade, entradas de prédios e pontos de ônibus, estão dificultando o trânsito de pedestres e de pessoas com mobilidade reduzidas. Desde o início da campanha diversas bicicletas foram notificadas.






Segundo Daniel Marçal, diretor de Segurança Pública, o objetivo é promover uma organização dos espaços urbanos sem restringir o uso das bicicletas. “Nosso objetivo é organizar os espaços urbanos, garantindo que todos possam circular com segurança e conforto. Incentivamos o uso de bicicletas, mas precisamos que os usuários respeitem as regras de estacionamento”, ressaltou.

vias públicas e a organização dos espaços para que todos possam circular de maneira segura e ordenada. É uma iniciativa que visa o bem-estar de todos”.

Ação se estende a objetos abandonados

 

A mesma abordagem está sendo aplicada a veículos, carcaças e barcos em estado de abandono, que são adesivados e notificados para remoção pelos proprietários. Caso não sejam retirados, os itens poderão ser apreendidos, conforme prevê a Lei Municipal nº 529, de 13 de novembro de 2007.

 

Conscientização e organização dos espaços públicos



A campanha busca sensibilizar a população sobre a importância de estacionar bicicletas e outros bens em locais apropriados, como os bicicletários disponíveis em pontos estratégicos da cidade. O uso desses espaços regulamentados contribui para uma cidade mais organizada e acessível para todos.


PMI


sexta-feira, novembro 15, 2024

“28ª Kizomba da Consciência Negra – Igualdade para o Povo Preto” vai de 20 a 24 de novembro em Caraguatatuba

 

A Praça da Cultura no centro de Caraguatatuba será palco para a “28ª Kizomba da Consciência Negra - Igualdade para o Povo Preto” que acontece de 20 a 24 de novembro, das 12h às 23h. A entrada é gratuita.  


A Kizomba promovida há 27 anos, sempre no dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra, é uma iniciativa da Associação Zambô do Movimento Negro de Caraguatatuba, em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e diversos ativistas culturais.

O evento conta com barracas temáticas, ato ecumênico, culinária típica e apresentações dos fazedores de cultura, com a temática negra, como chorinho, reggae, capoeira, maracatu, samba de roda, mamulengo, moçambique, maculelê, entre outras atrações, integram a programação.



No dia 20 às 17h, ocorre o ato ecumênico, com a caminhada Zumbi dos Palmares na Praça da Cultura. “O intuito é promover, valorizar e manter viva a cultura e com isso, o patrimônio cultural brasileiro através dos grupos de expressão e suas manifestações culturais”, explica Teresinha Marciano, presidente da Zambô.

A Praça da Cultura está localizada na Av. Dr. Arthur da Costa Filho, avenida da praia, no Centro.

Fundacc 

14º Festival do Mexilhão é neste final de semana na Praia da Cocanha

 Foto: Divulgação/PMC

A Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com a Associação dos Pescadores e Maricultores (Amapec), realiza de sexta-feira a domingo (15 a 17), o 14º Festival do Mexilhão, na Praça Irmã Lucila, na Praia da Cocanha, região Norte da cidade.  


O evento, que é gratuito e tradicional no município, oferece aos visitantes uma experiência cultural e gastronômica única, com pratos elaborados à base de mexilhão e muita música ao vivo.

O cardápio inclui pratos como lambe-lambe, bolinho de mexilhão, strogonoff e marisco ao bafo com vinagrete, preparados nos seis estandes gastronômicos. Além disso, haverá um estande de doces, dois estandes de cerveja artesanal, a Casa Caiçara (com café e bolos) e uma tenda de artesanato caiçara.

As tendas gastronômicas funcionarão na sexta-feira (15), das 12h às 23h; no sábado (16), das 12h às 23h; e no domingo (17), das 12h às 17h.

Além de gastronomia, o evento conta com uma programação musical variada para entreter o público. O festival tem como objetivo valorizar a cultura caiçara, incentivando o turismo e promovendo a gastronomia local.

Confira as atrações:

Sexta-feira (15)

13h: Banda Feira Livre (MPB e pop)

16h30: Orquestra Estrela de Ouro (sertanejo)

20h: Banda Saquaritá (forró)

Sábado (16)

13h: Deságua (MPB e pop)

16h30: Carlinhos Guilbert (MPB, pop e samba)

20h: Banda Conexão Central (rock)

Domingo (17)

12h: Banda Abdusom (axé e MPB)

14h30: Gregórios (rock)

PMC 


sexta-feira, novembro 08, 2024

Caraguatatuba realiza primeiro Caraguá Beats e comemora Dia Municipal do Hip Hop

O primeiro festival oficial em celebração ao Dia Municipal do Hip Hop, o Caraguá Beats, acontece neste sábado (9/11), na Praça da Cultura, das 14h às 23h. O evento é gratuito e conta com diversas atrações que incluem, Rap, DJ, Graffiti, Batalhas de Rima, Slam e Dança, passando pelos cinco elementos do Hip Hop.


O evento tem como mestre de cerimônia Ronald RP e conta com a participação dos seguintes artistas: Cris SNJ (rapper), DJ André, DJ Bacana, B.D.M Batalha do Morro e Slam Ponta de Lança. No Street Dance: Litoral Breakers Crew, Corpo em Expressão, The Morimoto Art Studio, Cia Geração Futuro e Studio de Dança RT. No Graffitti: Bianca Coitim, Comics Guava, Branco Peretti e É o Beto. Os pocket shows ficam por conta de Maria Diva, La Favela, As Ideias Rap, Mano MG, Ruty Hellen e Tio Lukkão.

Para Mano Azul, um dos coordenadores do evento e responsável pelo setor de hip hop da Fundacc, o Caraguá Beats é de extrema importância para a cidade, principalmente para os fazedores de cultura do movimento hip hop. “Tivemos um ano bem produtivo e com muita visibilidade. Esse é o primeiro festival que promovemos após a aprovação da lei do dia Municipal do Hip Hop em Caraguatatuba. São conquistas importantes e que fortalecem muito os artistas da cidade”, destaca.

Caraguá Beats conta com o apoio da Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba (Fundacc) e Associação Paulista dos Amigos da Arte (APPA) e realizado pela Eçapira Produções a convite do coletivo Hip Hop Cultura Urbana Caraguá.

Confira a Programação completa:

Slam Ponta de Lança
14h às 16h

DJ Bacana:
16h05 às 16h35 - Mano MG
16h40 às 17h10 - Tio Lukkão

DJ André Macedo:
17h15 às 17h45 - Ruty Hellen
17h50 às 18h20 - La Favela

DJ Bacana
18h25 às 19h25 - RIMAS - Batalha do Morro  

DJ André Macedo
19h30 às 20h00 - Maria Diva
20h05 às 20h35 - As Ideias Rap
20h40 às 21h15 - Dança - Litoral Breakers Crew, Corpo em Expressão, The Morimoto Art Studio, Cia Geração Futuro e Studio de Dança RT

DJ da Cris SNJ:
21h30 - CRIS SNJ

Fundacc 

XVII Semana da Consciência Negra: Prefeitura de Ilhabela divulga extensa programação cultural com intervenções, oficinas e shows musicais

  A Prefeitura de Ilhabela promove, a partir da próxima segunda-feira (18), a XVII Semana da Consciência Negra com uma programação cultural ...