Foto: Divulgação/PMC
Com o início das férias escolares e a proximidade com o Carnaval, muitas pessoas alugam um imóvel em Caraguatatuba para aproveitar as férias com familiares e amigos.
O Procon da Prefeitura de Caraguatatuba fornece uma série de recomendações para os consumidores não terem qualquer transtorno ao alugar uma casa para a temporada de verão no município.
O
diretor do Procon de Caraguatatuba, Aliex Moreira, destaca a importância da
formalização do aluguel da casa. “Faça um contrato com tudo o que foi tratado
verbalmente, como data de saída, nome e endereço do proprietário, preço, forma
de pagamento, local de retirada das chaves, tipo, número de cômodos, garagem,
proximidade da praia ou de comércios”, elenca.
O
diretor do Procon pede para pesquisar com antecedência as condições de acesso,
pontos de referência e a infraestrutura da região. “Também é necessário buscar
referências na internet ou de pessoas conhecidas, bem como, se possível, fazer
uma vistoria com o responsável antes de fechar o contrato, além de atentar às
condições do imóvel”, recomenda. “Caso o
imóvel seja mobiliado, no contrato deve constar o estado de conservação e a
relação de móveis e utensílios disponíveis. Ao final da locação, efetue nova
vistoria”, enfatiza.
Moreira
passou algumas precauções com o aluguel on-line de imóveis. “É preciso
pesquisar na internet recomendações sobre a casa, mas se as tratativas com o
suposto dono do imóvel for apenas por filmagens ou fotos externas, desconfie!
Peça para ele fazer uma chamada ao vivo, mostrando os cômodos da residência
porque, às vezes, os anúncios só trazem a fachada da casa, sem dar detalhes do
interior do imóvel”, previne.
De
acordo com o diretor do Procon, esse tipo de locação temporária não pode
ultrapassar três meses. “Além disso, o pagamento de aluguéis e encargos pode
ser solicitado antecipadamente e de uma só vez. Exija comprovantes
discriminando todas as quantias pagas e guarde recibos, extratos bancários e
outros documentos que atestem a negociação com o fornecedor”, alerta. “Caso o
consumidor tenha dúvida ou o locador não dê recibos ou melhores detalhes sobre
o imóvel não faça negócio”, finaliza.
Reclamação
Para o registro da reclamação, o consumidor deve
comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros, com uma procuração.
É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como
nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros. A queixa também pode ser feita de forma on-line
pelo aplicativo Caraguatatuba
156 ou no site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/. Atualmente, o Procon conta com 12 funcionários.
O atendimento
ao público do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira,
das 8h30 às 16h30. O prédio fica na Avenida Frei
Pacífico Wagner, 908, no Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-8282,
aplicativo Caraguatatuba 156 ou site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/.
site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/.
Nenhum comentário:
Postar um comentário