sábado, dezembro 25, 2021

Da educação à economia circular, “Tecendo as Águas” inicia 3ª etapa com soluções de combate aos resíduos na serra, na terra e no mar

 Um estudo divulgado no Fórum Global de Economia de 2016 aponta que até 2050 o mar pode ter mais lixo do que peixes! Localizada na Serra do Mar, a 3ª etapa do projeto Tecendo as Águas, uma iniciativa do Instituto Supereco em parceria com a Petrobras, surge com esse desafio de encontrar caminhos e soluções urgentes para o combate aos resíduos lançados na serra, na terra e no mar, a conservação do Oceano e da biodiversidade marinha e a qualidade de vida das populações litorâneas.



 

As ações estão previstas para os próximos 22 meses nos municípios de Bertioga, Ilhabela, São Sebastião e Caraguatatuba, SP, com foco no combate e retirada dos resíduos e do microlixo das praias, rios, manguezais e do Oceano com o protagonismo de pescadores artesanais, comunitários e operadores de turismo; educação ambiental para formar crianças da 1ª e 2ª infância, e seus educadores, como multiplicadores na conservação do litoral e da biodiversidade marinha; fomento ao turismo responsável sustentável e reaquecimento dos pequenos e médios empreendedores pós-COVID-19; educomunicação para a juventude com a prática dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; inclusão social de deficientes em eventos de lazer e praias mais acessíveis e sustentáveis;  educação ecoempreendedora para gerar econegócios e renda para mulheres; além do fortalecimento das políticas públicas e colegiados da região.

 

Um ponto alto do investimento desta parceria é a implantação de 06 Núcleos do “Programa O Mar não está pra lixo” do Instituto Supereco no litoral paulista, que tem o protagonismo dos pescadores e embarcações na retirada de resíduos do Oceano e já foi divulgado como boa prática em vários veículos de comunicação.   

 

Nos últimos nove anos, as etapas 1 e 2 do projeto Tecendo as Águas  beneficiaram cerca de 19 mil pessoas, investindo em capacitação e criação de redes de trabalho cooperativo e colaborativo; fortalecendo as comunidades, artesãos, comerciantes, lideranças de Ongs e gestores públicos do Litoral Norte de SP como agentes ambientais para buscarem estas soluções.

O projeto terá muitas ações focadas na Primeira e segunda infância


“Todo o desenvolvimento do projeto foi alinhado com a prática dos princípios e diretrizes da Carta da Terra, do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e responsabilidade global, dos ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030, relata Anita Amaral, Coordenadora local do Projeto Tecendo as Águas e reitera que “o objetivo é sensibilizar e mobilizar  toda comunidade para as boas práticas de sustentabilidade”.

 

Outra inovação da 3ª etapa será a EAD - Educação a Distância com o lançamento da “Supereco Academy” uma plataforma com cursos especializados nas temáticas do projeto, tecnologias e programas para a trabalhos online, beneficiando também outros públicos para além do litoral paulista. O Tecendo as Águas vai atender, ainda, crianças de primeira e segunda infância com oficinas presenciais e ecojogos relacionados ao Oceano feitos pelas habilidosas mulheres ecoempreendedoras a partir do reaproveitamento de resíduos e de outros materiais da economia circular.  

 

A metodologia desenvolvida no projeto é a pesquisa de ação participativa e “learning by doing” (aprender fazendo), aplicada em mais de 100 encontros com a população até 2023, divididos em pequenos grupos respeitando a segurança e as medidas preventivas da COVID-19, entre oficinas, mapeamentos, mutirões, cursos, visitas técnicas e ainda um Seminário Internacional online.

 

A OBME - Organização Brasileira de Mulheres Empresárias, a Refresh Brasil e o Instituto Educa Brasil já se uniram ao Tecendo como apoiadores institucionais. Atualmente o projeto busca novos parceiros, recursos e apoiadores que desejam associar sua instituição a esta parceria e fortalecer uma causa tão relevante como a conservação dos Oceanos e o protagonismo dos talentos comunitários.  

 

Acompanhe todas as ações em nossas redes sociais, venha tecer com a gente e participar dessa mudança.

 

Facebook: facebook.com/tecendoasaguas

Instagram:  @institutosupereco

Site: www.supereco.org.br/tecendo

 

Sobre o Instituto Supereco:

 

O Instituto Supereco é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada em 1994, que promove soluções socioambientais com protagonismo social, transformação de vidas e sustentabilidade. Sua atuação é alinhada com a prática dos princípios e diretrizes da Carta da Terra, do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e responsabilidade global, dos ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030. Com renomada atuação e resultados nos vários campos da educação, comunicação, conservação e sustentabilidade, o Supereco soma 27 programas e projetos socioambientais já desenvolvidos em vários Biomas do Brasil e mais de um milhão de beneficiários das nossas ações.


Facebook: facebook.com/institutosupereco


Supereco 

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...