domingo, setembro 26, 2021

Ariana de Melo representa Ilhabela no Miss Universo SP em outubro

 Foto: Divulgação

 


 

A modelo Ariana de Melo, 27 anos, pernambucana de Arcoverde e radicada em São Paulo, será a representante de Ilhabela no Miss Universo SP.


Ariana ingressou nos concursos de beleza quando tinha apenas 13 anos. Bela e sagaz, ainda na adolescência já era fascinada por moda.


A musa se dedica a realização de seu objetivo de ser um símbolo de representatividade através da beleza que a levou a conquista dos títulos de Miss Cascavel, Miss Paraná 2017, Miss Brasil Turismo Intercontinental 2018 e Miss Pernambuco Terra 2020.


Com sua experiência, ela foi convidada pela CNB, organizadora do Miss Brasil Mundo, para receber a faixa de Miss Ilhabela Mundo 2021, representando a ilha no evento que aconteceu em Brasília no mês de agosto.

“Por amar a Ilha e sempre ter vindo a passeio pra cá me tornei Miss Ilhabela CNB e representei a cidade no concurso que elegeu a 61ª Miss Brasil Mundo. Resolvi levar para as passarelas do concurso nacional um traje típico que representa o campeonato de vela de Ilhabela, já que aqui é a Capital Nacional da Vela”, completa a modelo.


Ela contabiliza mais de 70 mil admiradores nas suas redes sociais, onde compartilha sua rotina e os bastidores da vida artística, em especial do mundo miss.


“Meu objetivo é fazer a diferença na vida das pessoas. Quero fazê-las enxergar a vida de forma valiosa, leve, simples e feliz. Essa é minha fonte de motivação, que me faz levantar da cama todos os dias, agora irei participar do Miss Universo São Paulo, no dia 2 de outubro, representando Ilhabela. Caso seja eleita, irei disputar o Miss Universo Brasil, representando o Estado de São Paulo” conta a miss entusiasmada sobre o próximo desafio: ser Miss Brasil.


Outra meta que faz Ariana correr em busca do seu sonho é cursar medicina e fazer parte do grupo de voluntários “Karibu”, com o qual tem uma viagem marcada ao Nepal ainda neste mês.

Contudo, a miss ainda elaborou e tem se dedicado em paralelo no projeto de desenvolvimento para ajudar pessoas em situação de necessidade extrema nomeado "Apoio a Vida”, contando com a ajuda de voluntários de todos os setores como médicos, professores, advogados, psicólogos e artistas para oferecer serviços de forma gratuita, rápida e fácil concretizando o plano em seu país e no mundo.

O Miss Brasil Mundo, além das representantes dos 26 estados mais o Distrito Federal, permite a participação de ilhas e regiões do Brasil, com o intuito de divulgar mais essas localidades.

Em 2015, Ilhabela ganhou o Miss Brasil Mundo com Catharina Choi Nunes, e o Mister Brasil CNB com Anderson Tomazini. Ambos estiveram na ilha em 2015, onde foram homenageados.

PMI

sábado, setembro 25, 2021

Procon de Caraguatatuba fornece orientações sobre compras do Dia da Criança

 Fotos: Cláudio Gomes/PMC





O Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro, em conjunto com Dia de Nossa Senhora Aparecida, é a antepenúltima data importante para o comércio antes da ‘Black Friday’ (sexta-feira após o Dia de Ações de Graças nos Estados Unidos), incorporada ao mercado brasileiro, e do Natal. Os lojistas de Caraguatatuba aguardam, com expectativa, o aumento das vendas nos próximos dias. No entanto, é necessário adotar algumas precauções para evitar aborrecimentos posteriores com os presentes da garotada.

Preocupado com esta questão, o diretor do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba, Aliex Moreira,  fornece algumas orientações que podem ajudar mães e pais na compra dos presentes das crianças. “A primeira recomendação é para que antes de comprar um brinquedo, pesquisar preço, forma de pagamento e taxas de juros cuidadosamente. Existe muita variação de um estabelecimento para outro. O consumidor não deve se deixar enganar com as ilustrações estampadas na embalagem e ler todas as informações sobre o brinquedo, inclusive o manual de instruções, que precisa vir em português para facilitar a compreensão”, explica.

O consumidor precisa observar na embalagem do produto os seguintes itens: idade recomendada, identificação do fabricante (nome, CNPJ, endereço), instruções de montagem, de uso e eventuais riscos que podem apresentar à criança, quando for o caso, número de peças e o selo de segurança do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), indicando se o produto foi fabricado de acordo com as normas técnicas vigentes, juntamente com o selo de um órgão credenciado para testar sua qualidade.

O diretor chama atenção para os efeitos da Lei Estadual nº 81.24/1992 que obriga os fornecedores a manterem amostras sem lacre dos produtos à venda para exame do consumidor. “Ao efetuar a compra, os pais devem exigir sempre a nota, cupom fiscal ou tíquete de caixa. Estes documentos serão necessários, caso precise fazer valer seus direitos de consumidor” alerta.

A política de troca do estabelecimento deve ser observada, já que nas compras em lojas físicas não existem tal previsão no Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990) e algumas empresas os só efetuam a troca do produto por liberalidade ou quando expressamente vinculada na nota de compra. “Neste caso, o Procon/SP orienta para que o consumidor solicite e faça constar esse direito na nota fiscal ou cupom de compra. É preciso certificar-se, ainda, que o produto que está comprando tem garantia de fábrica e o tempo dessa garantia, bem como se existe serviço autorizado credenciado no seu município. Quando não há esse direito de fábrica, é assegurada a garantia legal de 90 dias, necessitando ao consumidor apenas apresentar a nota fiscal”, revela Moreira.

Se o produto apresentar algum vício ou defeito, o fornecedor tem 30 dias a partir do dia da reclamação para resolver e, se não o fizer nesse tempo, o freguês tem direito a restituição do valor pago corrigido monetariamente, abatimento proporcional no preço ou substituição do produto por outro da mesma espécie e em perfeitas condições de uso. “Fique atento já que tudo que for anunciado tem que ser cumprido pelo estabelecimento. As compras realizadas fora do comércio (por telefone, em domicílio, catálogo ou internet) dão ao consumidor o direito de arrependimento no prazo de sete dias, contados da data da compra ou do recebimento do produto”, enfatiza.

Compras online

Em relação às compras online, o Procon ressalta que para realizar uma compra segura, o consumidor deve conferir se o site da loja existe de fato, conferindo CNPJ, endereço e telefone. “O consumidor precisa adotar os mesmos cuidados que indicamos para as lojas físicas, além de evitar sites com demandas em órgãos de defesa do consumidor. Prefira lojas em quais já fez transações anteriormente e deu tudo certo. Normalmente, quem é cadastrado em lojas virtuais passa a receber mensagens com dicas de promoções e de valores, o que pode servir de parâmetro para o orçamento”, ressalta o diretor do Procon de Caraguatatuba.

Moreira também chama a atenção para os golpes em ambiente virtual. “Desconfie de preço muito abaixo do praticado no mercado, não confie e não compartilhe links e informações dos quais não tenha certeza da origem”, previne.

Outras precauções para não cair em golpes durante as compras virtuais são: não fornecer dados, senhas, códigos, etc; não acreditar em ofertas de ajuda, sorteio, dinheiro enviadas pelo WhatsApp, redes sociais, e-mails e links; evita preencher formulários que não estejam nos sites oficiais; baixar aplicativos apenas das lojas oficiais; em caso de dúvidas ou dificuldades, procurar um familiar ou amigo que possa ajudar; utilizar antivírus no computador, tablet e smartphone; e conferir sempre o endereço eletrônico do site, pois existem páginas falsas que utilizam o nome de grandes empresas e criam páginas com layout parecido com o das lojas originais, porém o endereço eletrônico do falso site leva o nome de empresa conhecida, mas com o final diferente.

Reclamação

Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros (utilizando máscara conforme o Decreto Municipal nº 1.249, de 28 de abril de 2020), com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros. 

O consumidor também pode fazer a queixa de forma on-line pelo e-mail procon@caraguatatuba.sp.gov.br. Após entrar em contato com o Procon de Caraguatatuba, o cliente receberá um formulário para preencher com nome, documentos pessoais, endereço, descrição do problema e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros. Atualmente, o Procon conta com 14 funcionários. 

O atendimento ao público do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h. O prédio fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 908, no Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-8282 ou pelo procon@caraguatatuba.sp.gov.br.

sexta-feira, setembro 24, 2021

Arena Cross 2021: Segurança e protocolos são destaques da 1ª etapa em Caraguatatuba

 Foto: Luis Gava/PMC

Caraguatatuba recebe neste sábado (25/09), a 1ª etapa do Arena Cross 2021. Mas o maior campeonato de motociclismo do país e da América Latina ganhou outros destaques: Segurança e protocolos contra a Covid-19.

Fora o show e adrenalina da competição, a organização do Arena Cross 2021 conta agora com rígidos protocolos de segurança e sanitários, levando em conta a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

De acordo com a organização, para a etapa em Caraguatatuba foram disponibilizados apenas 50% dos ingressos totais da arena como uma forma de evitar aglomerações. Além disso, em todos os pontos do evento os espectadores terão postos de higienização com álcool em gel disponíveis.

O uso de máscara será obrigatório a todo o momento durante a presença do público no espaço do evento.

“É uma alegria para Caraguatatuba receber mais uma edição deste grande evento. Em 2020 tivemos a oportunidade de encerrar a temporada no final do ano e agora seremos a sede da abertura das competições. O Arena Cross contribuirá com a nossa retomada econômica, seguindo todos os protocolos sanitários contra a Covid-19”, destaca Aguilar Junior, Prefeito de Caraguatatuba.

Evento

O evento conta com a participação de pilotos de todo o país e reúne grandes nomes do motocross do cenário nacional e internacional. Serão quatro categorias: Pró (acima de 16 anos e motos até 450cc), AX2 (de 14 a 23 anos e motos até 250cc), 65cc (de 7 a 12 anos) e 50cc (de 5 a 9 anos). A pista é um circuito de 450 metros com obstáculos para saltos, sequência de costelas e curvas fechadas.

Segundo a organização, para esta temporada o Arena Cross terá algumas novidades que serão divulgadas em breve. As corridas continuarão com transmissão ao vivo pela televisão e pela internet. O evento também continua com as ações sociais com as doações de alimentos para o Fundo Social, que faz o repasse para as entidades assistenciais dos municípios.

Serviço:

Arena Cross 2021 – 1ª etapa

Data: 25 de setembro (sábado)

Horário: a partir das 16h

Local: Estacionamento Serramar Shopping

Endereço: Avenida José Herculano, 1.086

Ingressos: 2kg de arroz ou feijão

Programação 1ª etapa:

16h – Abertura dos portões

16h30 – Treinos classificatórios

19h30 – Abertura do evento e Início das provas

22h30 – Encerramento

Calendário Arena Cross 2021

1ª etapa – 25 de setembro – Caraguatatuba (SP)

2ª etapa – 16 de outubro – Jundiaí (SP)

3ª etapa – 20 e 21 de novembro – São Paulo (SP) – Pavilhão Anhembi


PMC



domingo, setembro 19, 2021

FUNDACC e Prefeitura Municipal abrem inscrições para 14º Litoral EnCena ONLINE


A FUNDACC (Fundação Educacional e cultural de Caraguatatuba) e a Prefeitura Municipal abrem inscrições para a seleção de registros audiovisuais de espetáculos para o 14° Litoral EnCena ONLINE – Mostra Estadual de Teatro de Rua, Teatro de Bonecos, Circo e Dança de Caraguatatuba. O projeto foi selecionado e é apoiado pela chamada pública 03/2021 - Tradição SP Online, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

As inscrições devem ser feitas até às 14h do dia 13 de outubro pelo formulário online disponível no link: www.fundacc.sp.gov.br/inscricao-litoral-encena-2021.

Em anexo ao formulário preenchido, os interessados deverão incluir cinco fotos digitais do espetáculo em alta resolução (300 dpi) e o link da gravação do espetáculo na íntegra. Então, será gerado um comprovante que garantirá a conclusão da inscrição.

O resultado da seleção dos espetáculos será divulgado no dia 25 de outubro, no endereço eletrônico: www.fundacc.sp.gov.br e no Diário Oficial do Município. Já as apresentações serão de 12 a 15 de novembro pelas plataformas digitais da FUNDACC.

Ao todo, serão selecionados 10 registros audiovisuais com prêmios de R$ 2,5 mil para cada, totalizando R$ 25 mil em prêmios.


A seleção dos registros audiovisuais dos espetáculos será feita pelos membros da Comissão de Seleção de Projetos, indicados pela presidência da FUNDACC, seguindo os critérios: qualidade técnica e excelência artística dos espetáculos; coerência na concepção do trabalho e histórico do artista ou grupo.

14º Litoral EnCena tem como objetivo realizar um evento referencial que proporcione de maneira democrática e acessível o melhor das artes cênicas do Estado e dos municípios, além de  estimular os grupos e coletivos em atividade e fomentar a arte na região.

Em caso de dúvidas ou para mais informações acesse o Edital pelo link: https://fundacc.sp.gov.br/editais-fundacc/13/09/2021/edital-no-0232021-14o-litoral-encena/.

Serviço

14º Litoral EnCena

Inscrições: até às 14h do dia 13 de outubro no link: www.fundacc.sp.gov.br/inscricao-litoral-encena-2021


Fundacc


Ilhabela Bird Week é atração no arquipélago de 22 a 26 de setembro

 Foto: Aurélio Rufo/Sectur Ilhabela

 

O arquipélago recebe de 22 a 26 de setembro o Ilhabela Bird Week  de forma híbrida, presencial e online. 

As atividades presenciais estarão sediadas na Fazenda Engenho D'Agua e o número de participantes presenciais será condicionado às medidas de controle sanitário

As atividades online serão transmitidas pelos canais Turismo Ilhabela e Avistar no Youtube e os links de transmissão ao vivo estarão disponíveis aqui no linktree do Ilhabela Bird Week. Os interessados em participar do evento podem se inscrever pelo http://avistarbrasil.com.br/av20/index.php/ilhabela-bird-week

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Luciane Leite, o Ilhabela Bird Week contribuirá para atrair a atenção do mercado para a cidade, fortalecendo-a como Destino de Observação de Aves e impactando diferentes públicos de interesse, com programação voltada a turistas, empresários, prestadores de serviços e moradores, com foco em qualificação, estruturação da atividade de birdwatching, promoção dirigida a mercado de nicho e estímulo à consciência ambiental. “Observar aves pressupõe preservação de espécies de aves e flora, fato totalmente relacionado à identidade de Ilhabela e sua natureza preservada”.




O Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, destaca que a observação de aves causa significativo impacto na economia, uma vez que reúne milhões de adeptos no mundo e movimenta bilhões de dólares anualmente. Esta atividade é consolidada em países da América do Norte e Europa, e vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil e demais países da América do Sul. “O Turismo de Observação de Aves é um nicho estratégico para nós, gera empregos e renda para nossa população, tanto que estava previsto em nosso Plano de Governo. Realizar o Ilhabela Bird Week significa fortalecer e profissionalizar ainda mais este segmento, é mais um evento nessa retomada da economia da cidade. Com segurança e seguindo todos os protocolos, vamos promovendo os eventos e movimentando nossa economia”.

 

Confira a programação completa:

 

Quarta-Feira (22/09)
℗ | 
16h: Abertura oficial - cerimônia 
 | 17h: Mulheres e Observação de Aves - Kacau Oliveira, Lili Fialho,  Aline Alegria, Vilma de Oliveira, Silvana Davino e Sec. Luciane Leite - painel 
» | 19h: Panorama da Avifauna do Arquipélago de Ilhabela - Patrick Pina | palestra
» | 20h: Mata Atlântica, Aves e Árvores - Jovani Monteiro – palestra

 

Quinta-Feira (23/09)
℗ | 
07h ASM  Cambaquara - Vilma Oliveira - passarinhada
℗ | 
07h Caminhada Fotográfica  - Kacau Oliveira - caminhada fotográfica
 | 10h Fotografia de Aves e Natureza - Kacau Oliveira - oficina
 | 11h Bebedouro de Beija-flor - faça você mesmo - Matheus e Pedro Souza - oficina 
 | 14h Empreender ecoturismo  Fabiana Supino - Sebrae  - Eduardo Franco - mini-curso 
 | 16h O Guia Intérprete de Natureza  - Evarist March Sarlat - mod Patrick Pina - painel 
 | 17h Gestão do Patrimônio Ambientel  - painel 
» | 19h: Observação e Turismo de base comunitária  Paula Arantes - Daniella Marcondes - Mar Franz - palestra
» | 20h  Aves costeiras -  Kelen Leite - palestra 

 

Sexta-Feira (24/09)
℗ | 
07h Parque das Cachoeiras - Vilma Oliveira - passarinhada 
℗ | 07h Sítio Ciribaí Caiçara - Sidney/Nelson  - passarinhada 
 | 10h Projeto Xô Gaiola: - Silvana Davino - oficina 
 | 11h Passarinhar e o aprender Inglês - Prof. Denise Carmen - oficina 
 | 14h Fotografia de Aves   - Irmãos Mello - mini-curso 
 | 16h Operação de Expedições Pelágicas Marcos Cará, Gustavo Luis, Patrick Pina - Painel
» | 19h Educação, natureza, aves e borboletas  Taluane Torres - palestra 
» | 20h As aves do mangue e estuários   Juliana Rechetelo - palestra

 

Sábado (25/09)
℗ | 
07h Trilha da Laje (Bonete) - Sidney Barbosa Lima - passarinhada 
℗ | 07h Trilha do VelosoVilma de Oliveira  - passarinhada 
 | 10h Artesanato de passarinho: - Nelson e Cleide Toledo - oficina 
 | 11h Oficina de Ninhos - Silvana Davino - oficina 
 | 14h O que eu preciso para receber observadores de aves - Tietta Pivatto - mini-curso 
 | 16h Passarinhos e Cultura Tradicional Edson Portinho, Mariana Inglez, Maristela Benites - Painel
» | 19h Passarinho na Escola Daniel Cywinski, Taluane Torres, Denise Carmen - mesa 
» | 20h Observação de Aves - o Caminho do Sucesso -  Tatiana Pongiluppi, Zé Edu Camargo - palestra 

 

Domingo (26/09)
℗ | 07h Estrada Parque Castelhanos  - Nelson - passarinhada (veiculo offroad) 
℗ | 07h Trilha dos Três Tombos - Fernando Moraes - passarinhada
 | 10h Confecção de placas educativas - Polyana O. Sant'anna, Fabricio Yanes  - oficina 
 | 11h Bordando Passarinho - Ana Luiza Catalano - oficina 
 | 14h Fotografia de Natureza  - Vitor Marigo - mini-curso 
 | 16h COAs e a cultura da observação COA Ilhabela - Carlos Dutra, Lucas Ramiro, Fernando Moraes, Miguel Nema, Francisco Menoret, Fabrício Yanes - Painel 
℗ | 21Plataforma dos Mexilhões - Patrick Pina/Ximango - Saída Embarcada


PMI

DJ artista da Label de Ibiza toca no “Sensitive Experience” no Teatro Mario Covas em homenagem ao Dia dos Surdos

 Foto: Divulgação



Música, interpretação em Libras e muita vibração. Estes são os atrativos que compõem o maior evento inclusivo voltado a surdos de todo o Litoral Norte de São Paulo. O Sensitive Experience, com o objetivo de proporcionar uma experiência sensitiva aos surdos e pessoas com deficiência auditiva, será realizado na quinta-feira (23), às 19h, no Teatro Mario Covas.

O evento é parte da celebração do Setembro Azul pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), com o apoio da Prefeitura de Caraguatatuba e foi idealizado pela jornalista e intérprete de Libras da Fundacc, Talita Fernanda.

A data foi escolhida pela proximidade com o Dia Nacional dos Surdos, comemorado em 26 de setembro e promete mostrar que a música eletrônica pode ser curtida por todos e contará com a presença do Dj Flerte, artista da CONCEPT101 de Ibiza e Djay_V, residente da casa Blues On The Rocks, em Ubatuba

A inscrição pode ser feita diretamente no site da Fundacc: https://fundacc.sp.gov.br/sensitive-experience/ e, no dia do evento apresentar documento comprobatório da surdez ou deficiência auditiva para ser prioridade na entrada. Acompanhantes podem identificar-se por meio de documento de identidade. As vagas são limitadas.

A presença de ouvintes será permitida, desde que estejam no papel de acompanhantes, devido às restrições impostas ao local com a pandemia da Covid-19.

Para a presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, essa será uma experiência única para toda equipe do Teatro Mário Covas.  “Eu já tive contato com surdos e pessoas com deficiência auditiva quando era diretora e professora da EMEI Alaor Xavier Junqueira. Agora, como presidente da Fundacc, proporciono a munícipes de Caraguatatuba cursos de Libras pelas Oficinas Culturais e quero tornar este dia em homenagem ao surdos inesquecível”, conta.

Sensitive Experience

A equipe do Sensitive Experience é composta pelos Djs Flerte Music e Djay_V de Ubatuba e pelas intérpretes de Libras Talita Fernanda  (Fundacc) e Thalita  Souza, de Ilhabela.

A primeira edição do evento ocorreu em 2020, na Igreja Bola de Neve de Caraguatatuba, com apoio do pastor Arthur Brulher.

Após meses de isolamento total da comunidade surda, que sofreu ainda mais com as medidas de distanciamento da pandemia, o Sensitive Experience vem para ficar e mostrar que a música eletrônica é para todos.

Neste ano, a balada inclusiva conta, pela primeira vez, com a estrutura do Teatro Mario Covas, o que promete proporcionar uma acústica ainda melhor para o encontro.

DJ Flerte Music, que toca pela Label de Ibiza  e já expôs seu trabalho em matérias televisivas junto ao DJ Alok, apoia e participa do evento desde a primeira edição e conta estar ansioso para tocar neste novo formato.

”Eu tenho amigos surdos e sempre os levava em festas, pois isto despertava um prazer diferente neles, que é o prazer sensorial. A música eletrônica é um grande ponto na inclusão musical das pessoas com deficiência auditiva. Trazer isto para um teatro será fantástico porque muito do que é produzido, neste tipo de música, não tem valor auditivo e sim sensitivo. O que torna a experiência totalmente diferente”, destaca Flerte.

DJ conta que o grande segredo desta balada inclusiva é envolver os graves e criar plena acessibilidade dos surdos participantes às caixas de som, para que possam tocá-las e sentir a vibração do som o mais próximo possível.

A intérprete de Libras Talita Fernanda afirma que essa é uma oportunidade incrível de aproveitar o Setembro Azul para ampliar as chances de socialização dos surdos.

“A música não costuma ser parte da cultura dos surdos. Mas será que este não é só mais um preconceito da nossa parte? Em 2020, em plena pandemia, o pastor Arthur acreditou na importância deste evento e foi alucinante. Tivemos a presença de surdos das quatro cidades do Litoral Norte e eles dançaram e curtiram muito. Agora, só tenho a agradecer a presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, por nos apoiar e dar suporte a mais uma noite do Sensitive Experience, que promete ser mágica”, afirma Talita Fernanda.

Talita é jornalista desde 2007 pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e atua como intérprete de Libras há 20 anos. Especializada em Mídia e Deficiência pela mesma instituição, sempre focou seu trabalho na inclusão de pessoas com deficiência pela mídia.

Em 2018, a profissional foi a única brasileira a ser convidada para ensinar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) a surdos do mundo todo na Gallaudet University - única universidade exclusiva para surdos no mundo, que fica em Washington (EUA).

A teve a oportunidade de ser a intérprete técnica responsável pela criação de Leis que obrigam a presença de intérpretes em eventos oficiais nas cidades de Caraguatatuba, onde a Lei foi sancionada pelo prefeito Aguilar Júnior; São Sebastião e Leopoldina (MG).

Setembro Azul é o mês da visibilidade da comunidade surda brasileira. O mês é marcado por diversos eventos voltados para a conscientização sobre a acessibilidade e a comemoração das conquistas obtidas pela comunidade surda ao longo dos anos.

PMC

Parque Municipal Fazenda Engenho D’Água será aberta ao público na próxima semana em Ilhabela

 Foto: Ronald Kraag

 

 


 

 

Patrimônio Histórico de Ilhabela, o Parque Municipal Fazenda Engenho D’Água será aberta oficialmente ao público a partir do dia 22 de setembro, às 10h. O evento faz parte das comemorações dos 216 anos de Emancipação Político-Administrativa da cidade.

 

“O Parque Municipal Fazenda Engenho D’Água faz parte da história do município. Estou muito feliz em poder reabrir este local para a população de Ilhabela e para os turistas que nos visitam. Espero que em breve possamos reativar neste local o Museu da Cachaça, um importante item da história da nossa cidade”, declarou o Prefeito Toninho Colucci.

 

No local, também haverá uma exposição contando a história da Fazenda. “A exposição retrata os anos de atividades da Fazenda, que entre os principais cultivos estava a cana-de-açúcar e produção de cachaça. Poderão ser visitados os alambiques, o engenho, a casa grande e os jardins”, explicou o secretário de Cultura, Marquinhos Gutti.

 



As visitas poderão ser realizadas de segunda a segunda, sempre das 10h às 17h. O Parque Fazenda Engenho D’Água fica na avenida Pedro Paula Moraes, s/nº - Engenho D’Água.

 

Sobre a Fazenda

 

Uma das joias da história de Ilhabela, a Fazenda Engenho D’Água abriga inúmeros fatores das épocas coloniais, datada no século XVII. Tombada pelo Condephat e pelo Iphan, é constituída de um terreno plano e de frente para principal avenida do município, na praia do Engenho D’Água, a cerca de 1km da Vila.

 

Em sua área territorial de 43.506,80m² está a casa sede, de meados do século XVIII, feita de alvenaria de pedra e cal e de pau-a-pique. A casa maior segue a tradição das ilhas atlânticas, de proporções extremamente elegantes, um sobrado avarandado percorrendo a fachada. Os porões que serviam de senzala aos escravos que ali dormiam contam com seteiras (abertura na muralha, que em sua concepção permitia aos defensores lançar flechas usadas contra invasores e saqueadores da época). São cinco construções e objetos do século XVII, todos totalmente preservados e em ótimo estado de conservação, que totalizam 2.589,81m² de área construída. Uma piscina, uma represa, dois canais de água enrocados de pedras, um aqueduto elevado, uma roda d’água, um engenho de cana de açúcar, um alambique de cobre e cinco toneis de madeira amendoim com capacidade de 20 mil litros cada, além de um trator e um caminhão ano 1932, os primeiros veículos de Ilhabela.


PMI

XVII Semana da Consciência Negra: Prefeitura de Ilhabela divulga extensa programação cultural com intervenções, oficinas e shows musicais

  A Prefeitura de Ilhabela promove, a partir da próxima segunda-feira (18), a XVII Semana da Consciência Negra com uma programação cultural ...