sexta-feira, setembro 18, 2020

Televisão completa 70 anos no Brasil




A televisão completa 70 anos de existência no Brasil nesta sexta-feira, dia 18 de setembro.

Nessa data em 1950, o jornalista, empresário, mecenas (patrocinador as artes) Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, mais conhecido como Assis Chateaubriand ou Chatô, deu início às transmissões da TV Tupi, canal 3. A TV Tupi era de propriedade do grupo Diários Associados, fundado e dirigido por ele. Figura polêmica e controversa, odiado e temido, Chateaubriand já foi chamado de Cidadão Kane brasileiro.

O império de Chateaubriand teve início com a aquisição, em 1924, de O Jornal. Com o tempo outras empresas de mídia impressa, rádio e televisão foram incorporadas, além de laboratórios farmacêuticos, fábrica de chocolates, fazendas, entre outros.

No auge, os Diários Associados reuniam em todo o Brasil 36 jornais, 18 revistas, 36 rádios e 18 emissoras de televisão, além de bater recordes de tiragem com O Cruzeiro.

Com a morte de Chateaubriand em 4/4/1968 as empresas entraram em decadência A TV Tupi de São Paulo Foi a única emissora de televisão em todo o Brasil até o início de 1951, quando foi inaugurada a TV Tupi Rio, outra emissora própria dos Diários Associados. O monopólio como única emissora de São Paulo foi quebrado em 1952 com a inauguração da TV Paulista, canal 5 VHF. A Tupi SP operou no canal 3 até 1960 passando a operar no canal 4 até seu fechamento, em 18 de julho de 1980, quando a Tupi SP e mais 6 concessões da Rede Tupi foram cassadas.

O grupo foi deixado para um condomínio de acionistas, mas nos anos 80 se recuperou. 

Atualmente, o grupo conta com 35 ativos, sendo oito jornais, uma revista, sete rádios, seis emissoras de TV, seis websites e outras cinco empresas. (Fonte: Wikipédia)

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...