sexta-feira, setembro 02, 2016

Câmara realiza Sessão Solene em comemoração aos 211 anos de Ilhabela


A Câmara de Ilhabela realiza, no próximo sábado (3/9) às 19h, a Sessão Solene em comemoração aos 211 anos de emancipação político-administrativa do município, com entrega de títulos de Gratidão Caiçara e Cidadão Honorário a onze homenageados. A solenidade será realizada no Centro Educacional e Cultural “Prefeito Roberto Fazzini”, na Praia Grande.

Gratidão Caiçara
O Título de Gratidão Caiçara é uma honraria concedida aos filhos da terra que se destacam por serviços relevantes ao município. Este ano, seis pessoas serão agraciadas. Conheça:
Natural da Praia da Figueira, o servidor público João Carlos dos Santos atua há 15 anos na função de motorista na Prefeitura de Ilhabela. Antes disso, fez carreira na Polícia Militar do Estado de São Paulo e integrou a Rota (Ronda Ostensiva Tobias Aguiar).
Com uma vida inteira de história com o mar, Simeão Borges de Souza nasceu no bairro Veloso, região sul do arquipélago. O caiçara é aposentado da Petrobras e se dedica à confecção de réplicas de barcos em madeira. Seus trabalhos atualmente estão expostos na Fundação Mar em São Sebastião e algumas peças no Museu Náutico de Ilhabela como as maquetes do Príncipe de Astúrias, Cocar, Therezina, Dart, Guarany, entre outras. No momento trabalha com maquetes do navio Costa Concórdia e do navio oceanográfico da USP Profº W. Besnard.   
A homenagem também será entregue ao ex-vereador Luiz Antônio dos Santos, o Luiz Lobo, como é conhecido. Com uma longa trajetória na política ilhabelense, Luiz Lobo teve quatro mandatos de vereador consecutivos, de 1992 a 2008, ocupando a presidência da Câmara de Ilhabela no biênio 2005/2006. Além disso, o caiçara natural do bairro Praia Grande esteve à frente das Secretarias de Esporte, Lazer e Recreação; e de Administração da Prefeitura de Ilhabela. No Legislativo, foi o idealizador de leis que garantiram a instituição da Semana Municipal do Idoso, da criação do Fundo de Apoio ao Esporte, entre outras.
Também ex-vereador, José Rodrigues Júnior, o Zezinho Rodrigues receberá a honraria. De família tradicional de Ilhabela, Zezinho foi autor do projeto de lei que instituiu a “Semana do Caiçara”. Do ramo da Terraplanagem, em 2009 foi convidado a assumir a diretoria de Vias Públicas da Prefeitura de Ilhabela e posteriormente a ser secretário Adjunto da Secretaria de Serviços Municipais.
Mário Sérgio de Oliveira também está entre os munícipes que ocuparam uma cadeira na Casa de Leis de Ilhabela e receberão a homenagem. Foi eleito vereador da cidade por dois mandatos consecutivos, de 1989 a 1992 e de 1993 a 1996 e se destacou por diversos feitos, principalmente por sua contribuição à comunidade tradicional do Bonete.
Geraldo Gomes Pinna é de família tradicional caiçara e também já foi vereador da cidade, assumindo a função em 1989. Formado em enfermagem ainda nos primeiros anos de profissão começou a trabalhar na Santa Casa de Ilhabela, em uma época em que não havia médico. Além da saúde, também se dedica à cultural local, como por exemplo, seu esforço juntamente com seus irmãos para a manutenção da Congada de São Benedito, tradicional na cidade.

Cidadão Honorário de Ilhabela
Para aqueles que escolheram Ilhabela como a cidade do coração, a Câmara concede o Título de Cidadão Honorário. Este ano, serão cinco pessoas a receber.
O comerciante Sérgio Ricardo de Oliveira Muniz é morador do município há 26 anos. Veio a passeio e decidiu criar raízes na cidade. Administra duas empresas gerando renda e contribuindo para o desenvolvimento do arquipélago.
Também receberá o título o médico João Carlos Sampaio Góes. Especialista cancerologia e mastologia, o profissional é reconhecido no Brasil e no exterior. Atualmente é diretor técnico-científico do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC). Seus conhecimentos e influência já ajudaram a muitos cidadãos ilhabelenses acometidos por casos complexos de câncer. Apreciador dos esportes náuticos, o médico também marca presença em diversos campeonatos de vela realizados no município.
José Luiz Pinho é natural da cidade de Santos, litoral sul de São Paulo. Tem uma longa história em lutas sindicais e foi um dos fundadores da Torcida Sangue Santista, do Santos Futebol Clube. Esse amor pelo time foi o ponto inicial de grandes amizades com santistas de Ilhabela, cidade que ele ainda pretende morar.
Desde 1984 Pedro Luís Oliveira Rodrigues, o Pedrão da BL3 vem escrevendo a sua história em Ilhabela. Inicialmente ministrava cursos de vela no Yacht Club de Ilhabela para os familiares dos velejadores da Semana Internacional de Vela. Dez anos depois, montou a sede da BL3 no Engenho D’Água e mais tarde inaugurou a BL3 Armação, responsável pela formação de cerca de 10 mil alunos. Como velejador, participou de todas as Semanas de Vela desde 1995, sempre levando alunos a bordo, tendo já vencido a Regata de Alcatrazes e a própria Semana Internacional de Vela.
A empresária Nádia Marques Nogueira nasceu em Caraguatatuba, mas foi criada em Ilhabela. Desde muito jovem passou a trabalhar junto com os pais, no Supermercado Ilha da Princesa. Acompanhou todas as fases do negócio da família, desde quando era um pequeno armazém até chegar ao que é hoje, uma empresa que emprega mais de 150 funcionários. Atualmente Nádia leva adiante o trabalho iniciado pelo pai, Antônio Marques Nogueira, o Toninho do Ilha da Princesa, falecido em 2011.

A sessão será aberta ao público e posteriormente disponibilizada no site www.camarailhabela.sp.gov.br. Mais informações (12) 3896.9600, imprensa@camarailhabela.sp.gov.br.


CMI

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...