sábado, julho 08, 2006

Esporte
Começa a 33ª Semana Internacial de Vela de Ilhabela
campeões mundiais e medalhistas olímpicos brigam pelo título em Ilhabela
A 33ª. Semana Internacional de Vela de Ilhabela começou neste sábado, 8 de julho, com cerca de 200 barcos de cinco países e mais de 1500 velejadores que fazem do evento náutico, o maior da América Latina.

Tradicionalmente a Semana de Vela é aberta com a Regata Eldorado Alcatrazes por Boreste /Marinha do Brasil, uma prova de 55 milhas náuticas (cerca de 101 quilômetros), entre Ilhabela e a Ilha de Alcatrazes. O atual recordista é o barco argentino Fortuna III, que em 2005 cruzou a linha de chegada em 6h53’27’’, mas não compete neste ano. Os barcos menores disputam a Regata Ilha de Toque-Toque, mais curta, com cerca de 27 milhas (50 quilômetros).
A grande atração é o grande número de campeões mundiais e medalhistas olímpicos presentes. Durante a semana, velejarão por Ilhabela quatro nedalhistas olímpicos, como os campeões Robert Scheidt e Marcelo Ferreira, e 11 campeões mundiais brasileiros, como Gastão Brun e Maurício Santa Cruz, além dos uruguaios do barco Memo Memulini, que conquistou o Mundial da classe IMS em 2005 na Espanha.

“O importante para nós é fazer um evento de vela internacional de alto nível e muito competitivo em todas as classes e suas divisões. Este ano, todas as classes correrão com três divisões distintas e independentes entre si e isto tornará a 33ª SIVI mais competitiva do que nunca”, acredita o diretor de Vela do Yacht Club de Ilhabela, José Nolasco. Entre os favoritos, um dos maiores destaques é o bicampeão olímpico Marcelo Ferreira. Ele será o comandante do Áries IV, barco vencedor das últimas quatro edições (nas três primeiras, como Pajero TR4). O velejador volta a competir no Brasil depois de completar a volta ao mundo a bordo do Brasil 1, primeiro barco brasileiro a disputar a Volvo Ocean Race, que terminou em terceiro lugar na classificação geral. “A Semana de Ilhabela é um evento bem legal de participar. Desta vez, estou dando um passo novo na minha carreira: vai ser a primeira vez que vou comandar um barco”, diverte-se o velejador, que substitui o comandante campeão em 2005, Jorge Zariff, que está na Croácia para o Mundial da Classe Finn.
Um dos maiores adversários de Ferreira será o paulista Eduardo Souza Ramos. Tentando reconquistar o título em Ilhabela, o octacampeão da Semana de Vela vai competir com o novo Mitsubishi Motors, que está na água há pouco mais de três semanas. “Será um desafio realmente grande. É duro estrear o barco no mais difícil e concorrido campeonato do país”, comenta Souza Ramos, terceiro colocado no ano passado. O barco foi construído no estaleiro ML Boats, em Indaiatuba, o mesmo que fez o Brasil 1.
Os estrangeiros também chegam com força. Nesta edição, a competição também vale como a última etapa do Campeonato Sul-Americano da Classe IMS. Com isso, um grande número de barcos estrangeiros estará na água. Entre eles, a maior atração é o uruguaio Memo Memulini, primeiro colocado na divisão Corinthian do Mundial de Mahón, na Espanha, no ano passado, que terá o gaúcho Nelson Ilha, velejador e árbitro internacional, como tático. Outro favorito é o El Matador, da Argentina, campeão da primeira etapa do Sul-Americano. O barco é “gêmeo” do Mitsubishi Motors, de Eduardo Souza Ramos.
Além deles, grandes nomes da vela brasileira estarão presentes. O medalhista olímpico Lars Grael veleja com o Agripina/Asa Alumínio, um veleiro espanhol de 57 pés, comprado há poucos meses. Campeão da classe Laser nos Jogos de Atlanta/96 e Atenas/2004, Robert Scheidt será o tático do veleiro baiano Odoyá, um 40.7, vice-campeão em 2005. Na semana passada, ao lado do proeiro Bruno Prada, Scheidt conquistou o título da classe Star na Semana de Monotipos. No Cristabella, André Fonseca, o Bochecha, e Horacio Carabelli, dois outros tripulantes do Brasil 1, vão reforçar o barco comandado por Dario Queiroz Galvão. Além dos dois, Joca Signorini, timoneiro e regulador de velas também do barco brasileiro que disputou a regata de volta ao mundo, está confirmado na tripulação do veleiro Sorsa. Além do Sul-Americano das Classes IMS e ORC CLUB, a competição traz outras novidades como a realização dos Campeonatos Brasileiros das classes Delta 32 e Skipper 21, o 1º Sul-Americano da Classe HPE 25 (realizado no VIII GRAND PRIX), e novamente a participação dos tripulantes mirins, que deverão ter até 15 anos e pesar menos de 55 quilos.
A 33ª. Semana de Vela de Ilhabela é organizada pelo Yacht Club de Ilhabela (YCI) e a Impact Sports, com o apoio da Mitsubishi Motors, Semp Toshiba, Yacaminn, Medley, Runner, Trio, UOL, Revista Velejar, Rádio Eldorado, Nautos, North Sails, Brancante, Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO), PIC Pindá Iate Clube, Federação Brasileira de Vela e Motor, Prefeitura Municipal de Ilhabela, Marinha do Brasil e programa Mar Brasil.
Fonte: zdl

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...