quinta-feira, janeiro 26, 2006

Jornalismo sobrepõe a política ao cinema



O conflito entre mídia e política durante a década de 50 e mostra o início do jornalismo investigativo



André Sato


“Boa noite e boa sorte”, este é o nome do longa metragem dirigido por Geooge Clooney – que teve quatro indicações ao Globo de Ouro - e também é a frase com que o âncora Edward R. Murrow (DAVID STRATHAIRN) finaliza seu telejornal (See it Now) na rede de TV americana CBS. A narrativa se passa a década de 50, mais precisamente em 1953, época em que as transmissões jornalísticas estavam apenas começando.

Clooney, além de dirigir, co-escreveu o roteiro do filme e também atuou como Fred Friendly um membro da equipe deMurrow. Entre os jornalistas que auxiliam na produção do telejornal estão Don Hewitt (GRANT HESLOV), Joe Wershba (ROBERT DOWNEY JR.), Palmer Williams (TOM MCCARTHY).
O longa relata um conflito verídico entre o jornalista Edward R. Murrow e o Senador Joseph McCarthy que tornou-se famoso por meio da famosa “caça às bruxas” ou seja, a perseguição de forma incisiva de todos os indivíduos que tivessem algum tipo de envolvimento com o Partido Comunista.
Murrow luta em favor de um jornalismo ético e crê na TV como um instrumento de comunicação revolucionário.

A maior parte do filme se passa no interior da CBS, na redação, no estúdio, são os locais onde são discutidas as táticas de Murrow para defender-se e contra-atacar McCarthy.
O embate entre a mídia e a política é algo com que após ver a projeção, nos identificamos e percebemos como trata-se de um tema atual. Durante a trama vê-se claramente que a relação entre patrocinador e mídia é muito forte, porém, o veículo tem em meio às suas principais funções informar os indivíduos. O papel do jornalismo, em determinado trecho do filme é obstruído, todavia Murrow e sua equipe assumem uma postura muito a frente de seu tempo e exercem seu ofício da maneira mais honrosa possível.
Filmado em preto e branco e coma um boa fotografia, a década de 50 e os primórdios do que hoje é classificado jornalismo investigativo são muito bem retratados.

terça-feira, janeiro 17, 2006

Jambra que será tamen

O dia 15 de janeiro de 2006 poderia entrar para história como Dia do Jambra, data na qual a banda de reggae Jambra, nascida no Pontal da Cruz, gravou um cd ao vivo durante a Festa de São Sebastião. O aterro da Rua da Praia ficou pequeno para tanta vibração positiva emanada da sinergia entre os músicos e o público, formando por pessoas de diversas idades de São Sebastião e adjacências, além dos turistas. Os presentes puderam viajar no Bob, passar pelo Guaecá e ouvir o Som com direito a gravação de um videoclipe. A performance do grupo durou cerca de duas horas.
Logo no início Danilo Garcia, vocalista da banda convocou a galera participar com intensidade daquele momento único, e aproveitou para recordar dos seis anos de estrada do grupo. Ele e o baterista Gervázio Brito estão na banda desde a formação.
Contagiados pela vibração da galera, o Jambra não deixou a desejar e mandou uma seqüência de roots reggae com muito Bob Marley, Alpha Blondy, Tribo de Jah e o seu repertório que é bem conhecido da galera. Como se não bastasse esse concerto, os reggaeboys fizeram um bis, equivalente a quase um ¼ do show.
Porém na expressão dos olhares de alguns dos presentes, principalmente dos moradores do Pontal da Cruz e dos familiares dos músicos, foi impossível não notar a emoção e a importância daquele momento. No inconsciente desses estava expressa a mensagem para eles jambrem muitas e muitas vezes.

segunda-feira, janeiro 02, 2006





Festa do padroeiro e shows agitam verão sebastianense

O verão de São Sebastião será marcado pela tradicional festa do padroeiro do município, além da programação de shows. A Festa de São Sebastião começa em 6 de janeiro no aterro da Rua da Praia com barracas e comidas típicas.
No dia do santo, 20 de janeiro, ocorrem a missa na Igreja Matriz e a procissão pelas ruas da cidade. À noite haverá a queima de fogos na Rua da Praia para homenagear o padroeiro.
Dando seqüência à programação de verão, haverá shows com vários cantores e grupos de sucesso da MPB. Entre as atrações estão Fundo de Quintal (7/1), Marjorie Estiano (13/1), Ney Matogrosso (14/1), Planta e Raiz (19/1), Cheiro de Amor (20/1), Zélia Duncan (21/1) e finalizando com Gabriel, O Pensador (28/1). As apresentações iniciam-se às 23h na Rua da Praia. Também terão as performances de alguns músicos locais no projeto Música na Praça, realizado no Coreto da Matriz, das 18h às 20h, a partir desta sexta-feira. Em conjunto com a programação ocorre a feira de artesanato ao lado da Secretaria de Cultura e Turismo, localizada na Rua da Praia. (Fonte PMSS).

XVII Semana da Consciência Negra: Prefeitura de Ilhabela divulga extensa programação cultural com intervenções, oficinas e shows musicais

  A Prefeitura de Ilhabela promove, a partir da próxima segunda-feira (18), a XVII Semana da Consciência Negra com uma programação cultural ...