Ilha dos Fortes: XTerra Brazil leva emoção ao Arquipélago
No próximo final de semana, 24 e 25 de setembro, Ilhabela será palco da maior competição de esporte de aventura do país. Trata-se do XTerra Brazil Tour 2011, que será realizado na praia do Perequê e terá provas de triathlon, natação e corrida de aventura.
A Prefeitura de Ilhabela tem estimulado o turismo esportivo e assim movimentado a economia local em período de baixa temporada. No último final de semana, por exemplo, a cidade recebeu outro grande evento, o Aloha Spirit, com o Campeonato Brasileiro de Canoas Havaianas e Stand Up Paddle. O município que recentemente recebeu o título de Capital Nacional da Vela por sua vocação náutica e também pela tradição de outra competição realizada na baixa temporada, a Semana Internacional de Vela, abre suas portas para outras modalidades esportivas. “Com muito trabalho temos conseguido trazer várias competições e como Ilhabela tem no turismo a sua indústria, torna-se ainda mais importante por estarmos num período de baixa temporada”, ressalta o prefeito Toninho Colucci.
Segundo o secretário de Esportes, Lazer e Recreação, vice-prefeito Oswaldo Nuno Gallo, a credibilidade da administração municipal junto à organização do evento proporcionou a ampliação desta etapa. “Devido a dedicação de todos trouxemos pela primeira vez a prova de 50km noturna. O empenho pessoal do prefeito Toninho Colucci foi primordial para que possamos receber mais esta prova. Assim daremos continuidade aos festejos do mês de aniversário da cidade”, destacou o secretário.
O presidente da Associação de Hotéis e Pousadas, Edilson Moretto, o Alemão, informou que algumas pousadas já tem a ocupação completa para o fim de semana em razão do evento, principalmente, as mais próximas à praia do Perequê. “Os participantes procuram os hotéis e pousadas mais próximos do evento, mas acabam indo também para outras regiões da cidade. A procura também esta grande por conta do tempo, a volta do sol”, comemora Alemão.
E a idéia é estimular ainda mais a vinda de eventos esportivos e culturais, conforme explica o secretário de Turismo, Harry Finger. “Para o ano que vem queremos promover o Beach Games e o Festival de Jazz em junho, além da Corpore”, cita o secretário.
Esta é a 7º etapa do XTERRA BRAZIL TOUR 2011 e reunirá cerca de 2 mil pessoas, nas provas de Triathlon (1,5km de natação, 29km de mountain bike e 9km de corrida), Swim Challenge (1,5km e 3km, Night Run 9km e 18km) e na emocionante XTERRA Endurance 50km. A geografia do arquipélago só vai contribuir para deixar as provas mais emocionantes e desafiadoras.
E a escolha deste cenário só vai favorecer. Com largada no sábado (24/9), às 9h, o Triathlon de Ilhabela é um dos percursos mais difíceis do circuito. Logo após terminarem a prova de natação na Praia do Perequê, os atletas seguem para a prova de mountain bike que acontece nas montanhas com uma rota de obstáculos e terreno altamente acidentado. Para finalizar o desafio, mais 9 Km de corrida em trilhas. Os cinco primeiros colocados na categoria profissional (masculino e feminino) recebem troféus e R$ 8 mil de premiação em dinheiro.
XTerra Endurance – 50km
No mesmo dia acontece a inédita XTerra Endurance com o patrocínio da marca de roupas esportivas The North Face. São 50km de muito suor, garra e superação de todos os limites do corpo e da mente. Com largada às 16h, a ultra maratona atravessa a ilha até a Praia de Castelhanos, onde fica a marca de 25k. No percurso, cachoeiras, rios e praias fazem parte do desafio de atletas que passam pela comunidade caiçara de Canto de Ribeirão e chegam a 700 metros de altitude.
Corrida à noite
Para aqueles que vão participar das provas de 9km e 18km da Night Run também não faltam surpresas. Com largadas às 18h e 19h, respectivamente, os atletas possuem como desafio correr na mata, enfrentar os obstáculos naturais e sem a claridade do dia.
Natação e Corrida Infantil
No domingo (25/9) é a vez do Swim Challenge. Realizada na Praia do Perequê, as provas de 1,5km e 3km terão um percurso com mar calmo e temperatura agradável para os nadadores.
Os pequenos maratonistas não ficam de fora e dão as primeiras passadas a partir das 9h30 no Kids Mini Corrida. O percurso é numa área plana, terreno de areia e determinado de acordo com a idade das crianças: 1 a 3 anos - 50 metros, 4 a 6 anos 100 metros, 7 a 8 anos 300 metros, 9 a 10 anos 500 metros e de 11 a 12 anos correm 1km.
Fonte: PMI