sexta-feira, fevereiro 27, 2015

Inscrições para o concurso de escrevente técnico judiciário do TJ/SP continuam até dia 6 de março



As inscrições para o concurso público de escrevente técnico judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo vão até o dia 6 de março pelo site da Vunesp (www.vunesp.com.br). O valor da taxa de inscrição é R$ 50.

Há vagas para diversas Circunscrições Judiciárias do interior e litoral do Estado.  O Litoral Norte está inserido na 9ª Região Administrativa Judiciária: São José dos Campos (15), Taubaté (5), Guaratinguetá (10) e Caraguatatuba (5).

 As 345 vagas são destinadas às 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 7ª, 8ª, 9ª e 10ª Regiões Administrativas Judiciárias (RAJs) A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, com vencimentos de R$ 3.878,07, mais auxílios para alimentação, saúde e transporte. Entre outros requisitos, o candidato deve ter 18 anos e ensino médio completos até a data da posse.

 

        Comunicação Social TJ/SP

segunda-feira, fevereiro 23, 2015

Módulo abre as portas para campanha de doação de sangue



A campanha será realizada no próximo dia 25, e aguarda mais de 100 doadores




Caraguatatuba, fevereiro de 2015 – O Centro Universitário Módulo recebe no dia 25 de fevereiro, mais uma Campanha de Doação de Sangue. A ação é uma parceria entre Rotary Club Caraguatatuba Poiares, Secretária Municipal de Saúde de Caraguatatuba e Hemonúcleo de Taubaté, além do apoio da coordenação do curso de Enfermagem do Módulo e seus alunos.


Os estudantes acompanharão as doações e aqueles que possuem COREN (aptos a auxiliar e fiscalizar o exercício de enfermagem), como técnicos ou auxiliares de Enfermagem, atuarão diretamente na coleta.


A intenção é captar ao menos 100 doadores. O material será doado ao Hemonúcleo de Taubaté, que atende os mais de 30 municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Em cada doação, são coletados aproximadamente 450 ml de sangue, quantidade suficiente para beneficiar até três pessoas.


Serviço
Campanha de Doação de Sangue

Dia: 25/02/2015 – quarta-feira

Horário: 9h às 12h

Local: Centro Universitário Módulo – Campus Martim de Sá (Bloco I – Laboratório de Enfermagem)


Endereço: Marginal Maria D'Assumpção Carvalho, 1.000 – Martim de Sá / Caraguatatuba  

Fonte: Centro Universitário Módulo 

domingo, fevereiro 22, 2015

Fundacc abre inscrições para Oficinas Culturais nesta segunda






Há vagas nas áreas de artes plásticas, artesanato, dança, folclore e tradições populares, música e artes cênicas

A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba abre a partir desta segunda-feira (23/2), as inscrições para as Oficinas Culturais para o primeiro semestre de 2015. Há vagas paras aulas nas áreas de artes plásticas, artesanato, dança, folclore e tradições populares, música e artes cênicas. As oficinas são gratuitas e tem vagas limitadas.

Fotos: JC Curtis/Fundacc
Os 7 Centros Culturais estão distribuídos de norte a sul do município, nos bairros Perequê-Mirim, Travessão, Morro do Algodão, Poiares, Massaguaçu e Sumaré (no Centro Cultural e Ciase).
As matrículas devem ser realizadas no Centro Cultural mais próximo e há um dia específico para cada área. Na segunda-feira (23/2), serão realizadas as inscrições para a área de dança. Na terça-feira (24/2), para música e teatro, e na quarta-feira (25/2), para artes plásticas, artesanato e folclore e tradições populares. Já entre os dias 26/2 e 6/3, será realizado o preenchimento das vagas remanescentes.
No ato da matrícula é necessário estar munido de carteira de identidade ou certidão de nascimento e estar acompanhado pelos pais ou responsável legal, no caso de menores de 18 anos. As aulas terão início no dia 9/3 (segunda-feira).
As oficinas culturais têm como objetivo democratizar o acesso à arte e à cultura, oferecendo à comunidade cursos de qualidade que contemplem as mais diferentes expressões artísticas. Em 2014, foram atendidos cerca de 3,5 mil alunos nos espaços culturais. Mais informações: (12) 3897.5661 ou www.fundacc.com.br.
Confira abaixo as oficinas disponíveis e os endereços dos Centros Culturais da Fundacc:

Centro Cultural do Sumaré (Centro)
Projeto Guri – Polo Caraguatatuba
Avenida Siqueira Campos, nº 470, Sumaré / Tel.: (12) 3881.1834
 
Artes Cênicas: Teatro
Artesanato: Artesanato em fibra de bananeira
Artes Plásticas: Cerâmica Modelagem e Torno, Mangá, Pintura em Tela
Dança: Balé, Jazz, Dança de Rua
Folclore e Tradições Populares: Capoeira
Música: Bateria, Percussão, Contrabaixo, Piano, Teclado, Violão, Violino, Iniciação Musical, Canto, Coral Jovem, Violoncelo, Violino, Prática de Câmara
Projeto Guri: Violino, viola clássica, violoncelo, percussão, instrumentos de sopro, flauta, clarinete, trompete e trombone e canto coral

Centro Cultural do Poiares
Avenida Marechal Floriano Peixoto, s/nº, Poiares / Tel.: (12) 3888.3881

Artes Cênicas: Teatro
Artes Plásticas: Mangá, Cerâmica
Artesanato: Empapelamento
Dança: Balé, jazz, Dança de Rua;
Folclore e Tradições Populares: Capoeira
Música: Bateria, Canto, Teclado, Violão, Viola Caipira;

Centro Cultural do Perequê-Mirim
Av. José da Costa Pinheiro Junior, s/nº, Perequê-Mirim / Tel.: (12) 3887.2712

Artes Plásticas: Cerâmica, Mangá
Artesanato: Empapelamento, Fibra de Bananeira
Dança: Balé e Dança de Rua
Folclore e Tradições Populares: Capoeira e Danças Folclóricas
Música: Teclado e Violão

Centro Cultural Benedito Estevam do Carmo (Travessão)
Praça Jorge de Castro, nº 35, Travessão / Tel.: (12) 3887.7600

Artes Cênicas: Teatro
Artes Plásticas: Mangá, Pintura em Tela
Dança: Dança de Rua, Dança de Salão
Música: Bateria, Teclado, Violão

Centro Cultural do Massaguaçu
Rua José Jerônimo, nº 400, Massaguaçu / Tel.: (12) 3884.1570

Artes Cênicas: Teatro
Artes Plásticas: Cerâmica Modelagem, Pintura em Tela
Artesanato: Empapelamento
Dança: Balé, Dança de Rua, Dança de Salão
Folclore e Tradições Populares: Capoeira
Música: Teclado e Violão


Centro Comunitário e Cultural José Agostinho de Souza (Morro do Algodão)
Rua São Miguel, nº 1.382, Morro do Algodão / Tel.: (12) 3887.7919

Artes Cênicas: Teatro
Artes Plásticas: Desenho Cartoon, Mangá, Pintura em Tela
Artesanato:
 Empapelamento, Fibra de Bananeira
Dança: Balé e Dança de Rua,
Folclore e Tradições Populares: Capoeira
Música: Violão, teclado

Ciase (Centro Integrado de Ações Socioeducativas) Sumaré
Avenida Siqueira Campos, nº 705, Sumaré / Tel.: (12) 3881.3716

Dança: Dança de Salão, Dança do Ventre


 Fonte: Fundacc

sábado, fevereiro 21, 2015

São Sebastião pode 'exportar' soldadores industriais para o Japão


Em uma iniciativa inédita, por meio de um convênio pioneiro da Prefeitura com uma escola técnica da cidade, São Sebastião poderá 'exportar' alunos do curso técnico de soldador industrial para o Japão.

Esta é apenas uma das possibilidades,  já que o objetivo principal é capacitar s população para o mercado crescente desta área no próprio município.

O projeto, credenciado pela secretaria de Educação da cidade, proporcionou a 120 moradores a oportunidade de se qualificar em umas das profissões mais procuradas em todo o país.

Com 80% de aula prática, e em dois meses de curso, que acontece de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h30, os alunos estarão aptos a concorrem a uma vaga no mercado em um dos setores que mais cresce em todo o mundo, o de Petróleo e Gás, além da construção civil.

Esta é uma realidade que hoje já existe no município que tem em seu território o primeiro estaleiro do estado de São Paulo fabricante de módulos para FPSO – que em português quer dizer - navio de produção, estivagem e carregamento de Petróleo e Gás, ou seja, plataforma flutuante integrada em casco de navio.

Outras grandes obras também estão em andamento, como a construção do Contorno Sul – empreendimento do Projeto Nova Tamoios e, em breve,  a ampliação do porto de São Sebastião e consequentemente a duplicação do trecho de serra em Caraguatatuba.

Dos 120 alunos que se classificaram em processo seletivo para o curso, 26 são mulheres. Um número que, de acordo com o instrutor, José Luiz Olegário Junior, demonstra a tendência de  polarização em um mercado onde a maioria é de homens.

Um exemplo disso é a aluna Cristiane Alves, 25 anos, recém- formada em engenharia civil pela Universidade de Taubaté.  Cristiane que nasceu no bairro da Enseada, costa norte de São Sebastião, revela que procurou o curso porque sabe do crescimento deste setor  no mundo todo.  Contudo, segundo ela, na universidade não teve nenhum conhecimento deste tipo e por isso resolveu absorver mais conhecimento.

“A indústria do aço está em pleno desenvolvimento e é uma área que ainda não têm muitos profissionais. Este curso é uma grande oportunidade para minha carreira”, afirmou Cristiane.

No curso encontramos também a vendedora de acarajé Marcia Menezes, de 39 anos, e sua filha Carolina Menezes, 19.

As duas conseguiram se classificar para o curso e agora mantém uma perspectiva muito boa em relação ao futuro. “Sabemos que estamos no começo e precisamos cada vez mais nos aprofundar. Mas este curso já é uma oportunidade única para desenvolvermos nossos conhecimentos”, ressaltou Marcia.

Já o aluno de Ilhabela, Samuel Alves da Silva, que está numa fase mais avançada do curso por ter iniciado por conta própria, ou seja, custeando seus estudos por não ter em sua cidade a oportunidade de fazê-lo gratuitamente,  em abril segue para o Japão para um ano de experiência. “Parabenizo São Sebastião por esta iniciativa e por dar a oportunidade a estas pessoas em se profissionalizar”, destacou.

Segundo o instrutor Olegário Júnior, além de Samuel, outros 50 alunos irão para o Japão. “Hoje a cidade já exporta esta mão obra. São pessoas que terão  suas vidas mudadas a partir da solda”, comemorou.

Para o mantenedor do da escola técnica, Leonardo Silveira Roubadei, o projeto desenvolvido junto com a prefeitura, por meio da secretaria de Educação, está proporcionado ao munícipe a chance de  uma qualificação de alto nível e também de nível internacional que atenderá uma demanda local e japonesa.

Ainda de acordo com ele, a tecnologia desenvolvida pela escola é de ponta e conta com uma estrutura de 20 baias com máquinas que são consideradas um computador de fazer solda. “Nossas máquinas são alemãs e possui alta tecnologia”, concluiu.

Para o prefeito de São Sebastião Ernane Primazzi (PSC), o progresso e o desenvolvimento da região são irreversíveis e fundamentais. No entanto, destacou,  com ele há também de se garantir a responsabilidade social.

Para isso, esclareceu o prefeito, que todas as medidas estão sendo  tomadas para minimizar o impacto de vizinhança, bem como a implantação de ações que mitiguem o impacto ambiental  causados por essas grandes obras.

“ É preciso pensar em nossa comunidade sob todos os aspectos. Proporcionando contrapartidas que possam inclui-los positivamente dentro desta nova realidade. A capacitação da população com cursos técnicos e específicos é uma das soluções para evitar o crescimento populacional e também um meio de defender os seus interesses”,  destacou o prefeito.


Esta é a primeira turma do curso de soldador industrial da cidade. A administração pretende dar continuidade e expandir para outros bairros o projeto.

Fonte: PMSS

segunda-feira, fevereiro 16, 2015

Oito dicas para facilitar o desenvolvimento da fala do bebê


Professora do curso de Pedagogia do Módulo esclarece como os pais podem ajudar nesta fase  

Caraguatatuba, fevereiro de 2015 - A fala do bebê é um dos fenômenos mais esperados pelos pais. Algumas crianças demoram um pouco mais para começar a formar as sílabas, o que não deve ser encarado como um problema, já que cada criança possui um tempo especial de desenvolvimento da linguagem verbal.

Geralmente, as primeiras palavras que o bebê pronuncia aparecem aos seis meses de idade. Entre um e dois anos, a criança já possui um vocabulário e com dois anos e meio, consegue formular frases.

“Quando a criança está no período de aprender a falar, muitas vezes, por volta de 12 meses, alguns pais ansiosos podem forçar repetindo algumas palavras erroneamente, ou no diminutivo, o que pode prejudicar a aprendizagem”, explica a professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Módulo, Cleide Tavares de Oliveira Araripe.

Com intuito de facilitar e criar um ambiente que colabore com o desenvolvimento da fala do bebê, a profa. Cleide elaborou oito dicas:

1 - Não repetir a pronúncia errada da criança. Enfatizar a palavra correta.
2 - Não trocar nomes de objetos, por exemplo, chupeta de "peta" ou a mamadeira de "Tetê". Nesses casos a criança terá que aprender duas palavras para um mesmo objeto.
3 - Estimular a criança a falar o que ela quer. Não atendê-la toda vez que apontar para os objetos. Se ela apontar para uma fruteira, deve-se pegar a fruta, mostrar e reforçar o nome da fruta.
4 - Evitar palavras no diminutivo.
5 - Conversar bastante com a criança.
6 - Ler e contar histórias com boa dicção e intervalo adequado entre as palavras.
7 - Hora do banho ou da troca de fraldas ou roupas: são momentos adequados para tocar nas partes do corpo e enfatizar o nome de cada uma delas.
8 - Nas refeições: falar o nome dos alimentos.


Fonte: Centro Universitário Módulo

sexta-feira, fevereiro 13, 2015

17º Carnaval de Antigamente começa nesta sexta com Corso de Abertura e Desfile de Bonecões

Fotos: JC Curtis/Fundacc


De sábado até terça-feira, o evento promoverá matinês na Praça Dr. Cândido Motta e bailes populares na
antiga Praça de Eventos e na Praça de Eventos do Massaguaçu

O tradicional “Carnaval de Antigamente”, realizado pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e pelo Governo Municipal, começa nesta sexta-feira (13/2) com o Corso de Abertura, Desfile de Bonecões e Grito de Carnaval e prevê bailes populares e matinês até terça-feira (17/2).


Fotos: JC Curtis/Fundacc 


O corso sairá às 20h30 da Praça Dr. Cândido Motta e percorrerá as principais ruas do Centro, até chegar à antiga Praça de Eventos (Centro), onde a festa continua até à 0h30 com o Grito de Carnaval, animado pelos bonecões, pierrôs e colombinas ao som da New Band.
De sábado a terça-feira (14 a 17/2), a 17º edição do “Carnaval de Antigamente” oferecerá das 16h às 20h, na Praça Dr. Cândido Motta, matinês para as crianças ao som das marchinhas da Banda Feira Livre. Mais tarde, das 21h à 0h30, a folia continua nos bailes populares na antiga Praça de Eventos, no Centro, com a New Band, e das 20h à 0h, na Praça de Eventos do bairro Massaguaçu, ao som da Banda Máscara Negra.
Na segunda-feira (16/2) haverá premiação na Praça de Eventos (Centro) para o bloco, foliões mais animados e para as melhores fantasias feminina e masculina.
Nos bailes, serão distribuídos leques de carnaval da Fundacc para refrescar e manter os foliões informados com a programação do evento. Mais informações: (12) 3897.5661 ouwww.fundacc.com.br.


Programação 17º Carnaval de Antigamente:

Dia 13/2 – sexta-feira
20h30 – Corso de Abertura e Desfile de Bonecões com New Band
Saída da Praça Dr. Cândido Motta com destino à antiga Praça de Eventos (Centro)
Das 21h à 0h30 – Grito de Carnaval na antiga Praça de Eventos (Centro)

De 14 a 17/2 – sábado a terça-feira
Das 16h às 20h – Matinê na Praça Dr. Cândido Motta (Centro)
com a Banda Feira Livre
 
Das 21h à 0h30 – Baile Popular na antiga Praça de Eventos (Centro)
com a Banda New Band

Das 20h à 0h – Baile Popular na Praça de Eventos do Massaguaçu
com a Banda Máscara Negra

Fundacc

Trecho entre as praias de Toque-Toque Grande e Toque-Toque Pequeno está aberto ao tráfego desde quinta (12)


O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informa que a Rodovia Rio-Santos (SP-055) foi liberada para tráfego, a partir das 18h de quinta-feira, 12, no km 146,8, em São Sebastião, entre as praias de Toque-Toque Grande e Toque-Toque Pequeno. A pista está sinalizada, de acordo com as normas do Contran.
O local estava interditado desde o dia 24 de dezembro do ano passado, quando houve o afundamento da pista, após fortes chuvas terem atingido a região. O DER iniciou, então, obras para a recuperação do aterro.
No dia 19 de janeiro, foi decretado início das obras emergenciais, com prazo de execução de 180 dias e investimento de R$ 1 milhão. Para que a pista pudesse ser liberada antes do feriado de Carnaval, foram realizados serviços de implantação de estacas e construção de coluna de concreto para contenção. Finalizada esta etapa, o DER continuará a execução dos serviços de reconstrução do sistema de drenagem, implantação de barreiras de concreto e contenção de talude.
É importante frisar que o DER estará monitorando a pista, durante todos os dias do feriado. Os usuários poderão contar com atendimento 24h da Central de Operação e Informação do DER, pelo telefone 0800 055 5510.


Secretaria Estadual de Logística e Transportes

Sobe para cinco o número de mortos em explosão de navio-plataforma da Petrobras


Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil Edição: Valéria Aguiar

O número de mortos em explosão do navio-plataforma Cidade de São Mateus subiu para cinco. De acordo com a empresa BW Offshore, três mortos já tinham sido confirmados ontem (11) e dois corpos foram encontrados posteriormente pelo Corpo de Bombeiros.

Quatro pessoas ainda estão desaparecidas. Dez ficaram feridas com a explosão e foram encaminhadas para dois hospitais da região metropolitana de Vitória. Duas delas, segundo a BW Offshore, estão em estado grave.

O acidente aconteceu às 12h50 de ontem na plataforma, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), houve uma explosão na casa de bombas. De acordo com a ANP, o fogo foi controlado depois do acidente e a plataforma se estabilizou. Não houve derramamento de óleo.


A plataforma, que é operada pela BW Offshore a serviço da Petrobras, está em funcionamento desde junho de 2009, nos campos de Camarupim e Camarupim Norte, na Bacia do Espírito Santo.

Fonte: Agência Petrobras 

SECRETARIA ESTADUAL DE LOGÍSTICA E TRANSPORTES DÁ INÍCIO À OPERAÇÃO CARNAVAL 2015

Expectativa é que aproximadamente 1,4 milhão de veículos utilizem as rodovias estaduais de acesso ao litoral paulista e interior
São Paulo, 3 de fevereiro de 2015 - A Secretaria Estadual de Logística e Transportes (SLT) realiza a partir da 0h desta sexta-feira (13), a Operação Carnaval 2015, nas estradas de acesso ao litoral paulista e saída da capital, administradas pelo DER-SP. A operação acontece até às 24h da quarta-feira (18).

Durante o período, a expectativa é que mais de 1,4 milhão de veículos sigam viagem pelas estradas que integram a operação. Somente nas vias de acesso ao litoral paulista, mais de 743 mil veículos devam seguir viagem. Já na região serrana e interior de São Paulo, a expectativa é superior a 735 mil veículos.

Previsão de volume de tráfego por rodovia

Carnaval 2015
Ida
Volta
Total
Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-055)
210.783
136.424
347.207
Rodovia Manoel Hyppolito Rego (SP-055)
101.518
84.424
185.760
Rodovia Dom Paulo Rolim Loureiro (SP-098)
87.754
63.144
150.898
Rodovia Oswaldo Cruz (SP-125)
35.240
23.973
59.213
Rodovia Raposo Tavares (SP-270)
345.742
309.368
655.110
Rodovia Floriano Rodrigues (SP-123)
43.700
36.884
80.584

Os horários de maior movimento para a ida do feriado de carnaval são esperados entre as 14h da sexta-feira (13) e 2h de sábado (14). Ainda no sábado, a partir das 7h o movimento deve voltar a crescer até às 18h.  
No retorno, a previsão de maior movimento é entre as 12h da terça-feira (17) às 2h da quarta-feira (18).

Recursos operacionais

A operação especial para temporada de verão foi organizada para minimizar os impactos do intenso fluxo de veículos nas rodovias estaduais paulistas. Na logística da Operação Carnaval 2015 foram disponibilizados aos usuários 82 viaturas de inspeção (pick-ups e caminhonetes), 145 guinchos (leves e pesados), cinco ambulâncias e 122 veículos de apoio.

Os usuários contarão com mais de 600 profissionais voltados exclusivamente para as rodovias que chegam na capital e às que dão acesso às regiões litorâneas. A Polícia Militar Rodoviária terá aproximadamente 1.300 policiais na fiscalização e orientação aos usuários das estradas.

Informações aos usuários

Os usuários poderão obter informações sobre a situação de tráfego nas rodovias pelo  Centro de Operações e Informação do DER. Equipes estão trabalhando em esquema operacional 24h para melhor atender os motoristas e usuários. O tempo estimado de percurso estará disponível no site do DER (www.der.sp.gov.br) e pelo Twitter (@_dersp). Ainda há o telefone de emergências do DER, o 0800 055 5510.

Ações Operacionais no Litoral Paulista

Os usuários deverão estar atentos às ações operacionais durante a temporada de verão, como liberação de acostamentos, implantação de painéis de mensagem variável, postos de atendimento aos usuários especialmente armados ao longo das rodovias entre outros.

Rodovia
Ações
SP 055
Rodovia Padre Manoel da Nóbrega
(Praia Grande - Pedro de Toledo)
- Criação de faixa adicional de aproximadamente 400 m na saída do bairro Paquetá para a SP-055 na altura do km 292,5. O objetivo é minimizar o entrelaçamento de veículos durante o retorno da viagem;
- Conificação no acesso da Avenida Expressa Sul à SP-055 localizado no km 290, em Praia Grande para criação de faixa de aceleração de cerca de 400 m. O objetivo é minimizar o entrelaçamento de veículos durante o retorno da viagem;
- No retorno será liberado o uso do acostamento do km 279,3 ao km 284 (realizado pela Ecovias);
- Um painel eletrônico de mensagem sobre condições e alternativas de tráfego estará instalado no km 319, sentido Itanhaém;
- Quatro painéis eletrônicos serão instalados conforme necessidade no trecho entre Praia Grande e Peruíbe;
- Estarão disponíveis quatro equipes de Inspeção de Tráfego, 2 equipes com guincho leve e uma equipe de apoio;
- A Ecovias executará procedimentos operacionais diferenciados no pedágio de São Vicente localizado no km 279,3 para minimizar as filas. Serão instaladas nove cabines de cobrança normal, três cabines de cobrança avançada e duas cabines de cobrança automática (sem-parar).

SP-055
Rodovia Manoel Hyppolito do Rego
(Bertioga - São Sebastião)
- Durante a operação descida será executado, sempre que necessário, um desvio na altura do km 215, que consiste em direcionar o fluxo de veículos que trafegam no sentido Bertioga – São Sebastião para o acesso à praia do Indaiá, com retorno à rodovia no km 214. Esta ação será realizada quando o volume de tráfego superar a marca de 1500 veículos;
- Se houver necessidade será liberado o acostamento entre o km 214 e km 211. Esta medida visa desafogar o tráfego dos veículos que acessam a rodovia pela SP-098, com destino ao litoral norte ou Riviera de São Lourenço;
- Durante o retorno será liberado o acostamento entre o km 211 e km 214, quando necessário;
- Será executada canalização especial do trevo de acesso à Riviera de São Lourenço (km 211) na operação retorno;
- Painel de mensagem variável informará as condições e alternativas de tráfego no km 193, sentido São Sebastião Betioga e dois Painel de mensagem variável será instalado no  km 211 e km 215, no trevo de Riviera de São Lourenço;
- Totens serão disponibilizados em pontos estratégicos nas cidades de Ubatuba e  Bertioga.
SP-099
Rodovia dos Tamoios
(São José dos Campos - Caraguatatuba)
- No trecho de serra, na altura do km 68, será implantada, caso haja necessidade, uma faixa suplementar para a descida;
- No acesso no km 67 será executada, sempre que necessário, intervenção operacional visando garantir a fluidez do tráfego e a segurança aos usuários na entrada ou saída do bairro Pouso Alto de Natividade da Serra;
- Três Paineis de mensagem variável informará as condições e alternativas de tráfego no km 12,5 e km 21,9 sentido litoral e no km 80,8 sentido São José dos Campos.
SP-098
Rodovia Dom Paulo Rolim Loureiro
(Mogi das Cruzes - Bertioga)
- Reforço nas equipes de Inspeção de Tráfego, Guinchos Leves e Apoio Operacional;
- Painel de mensagem variável informará as condições e alternativas de tráfego no km 59,8;
- Entre os km 92,5 ao km 98 será implantada, se necessário, uma faixa suplementar para a descida.
SP-125
Rodovia Oswaldo Cruz
(Taubaté - Ubatuba)
- Haverá reforço de recursos materiais com dois veículos de Inspeção / Operação, principalmente no trecho do km 85 e km 94,5, inicial de subida da serra.

Restrições a veículos de carga e obras em rodovias

Durante o feriado os motoristas de caminhões devem ficar atentos às restrições de tráfego aos veículos de carga que estarão disponíveis no site do DER (www.der.sp.gov.br).  Durante os feriados de Natal e Ano Novo, as obras em rodovias estarão suspensas, igualmente nos finais de semana da temporada de verão.


Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...