sexta-feira, abril 27, 2012

Festa de Santa Cruz começa nesta sexta com celebrações religiosas

Para valorizar os músicos de São Sebastião, a tradicional Festa de Santa Cruz, a ser realizada no bairro do Pontal da Cruz, região central, contará com apresentações de bandas locais.
Foto: Luciano Vieira/PMSS

Serão sete dias de festividade, promovida pela paróquia Nossa Senhora do Amparo, com o total apoio da Administração Municipal, por meio da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo). O início é nesta sexta-feira (27), a partir das 20h, e a festa prosseguirá no sábado (28) e domingo (29) no mesmo horário. 
Na outra semana, de 3 a 6 de maio, o evento começa com a programação religiosa, em celebrações na Capela de Santa Cruz.

O público que prestigiar a festa poderá participar do sorteio de prendas, saborear os quitutes das barraquinhas de alimentação instaladas no Salão Paroquial da Igreja Católica, além se divertir nos shows com bandas da cidade.

Bandas

Para animar o público, no sábado (28) a banda “Pegada Sertaneja” dará muito ritmo à festa com o melhor do sertanejo universitário. Já no domingo (19), subirá ao palco o grupo “Muleka 100% Sapeka”, com um forró agitado.
No outro final de semana, a banda teen de pop rock “KB Sativas” será a grande atração da noite de sábado (5). Para finalizar a festividade, o grupo católico “Melodia dos Anjos” promete trazer mais do que entretenimento, e sim, a palavra de Deus.
As apresentações musicais ocorrem sempre após as celebrações religiosas.

Tríduo

A programação religiosa começa com o tríduo (ciclo de três missas) em celebração à Santa Cruz, na quinta-feira, dia 3 de maio, às 19h30. O horário se repete também na sexta-feira (4). Já no sábado (5), a missa será às 17h.  
O encerramento da festa, no domingo (6), ficará por conta da tradicional procissão, com saída da pedra da Cruz, na praia do Pontal, às 17h. Rumo à capela, será celebrada a missa festiva na sequência. Todo o percurso contará com a participação especial da banda municipal sebastianense Maestro Manoel Ladislau de Mattos.

Serviço: A capela de Santa Cruz fica na Rua São Nicolau, nº 375, no bairro Pontal da Cruz.

III Caiçararte
O III Caiçararte, festival da cultura caiçara de São Sebastião, tem início nesta sexta-feira 27, às 14h, na frente da Sectur, na região central. A tradicional farinhada e o café de garapa abrem o evento. A partir das 18h, haverá uma série de apresentações, como Puxada de Rede, Moçambique, Folia de Reis e poesias caiçaras, bem como uma exposição de artesanato tradicional.

No sábado 28, a programação do evento começará às 8h30. Às 9h30, haverá o seminário “Reserva extrativista e sustentável de caxeta, barro, taboa e madeira para fazer canoa”, no Centro Cultural de São Sebastião Batuíra, no São Francisco, com palestra ministrada pelo secretário de Meio Ambiente, Eduardo Hipólito do Rego. Os trabalhos no Batuíra serão encerrados às 15h. As atividades serão retomadas às 19h, desta vez em frente à Sectur.

A manhã do domingo 29, será reservada para a tradicional Corrida de Canoas às 9h, na Rua da Praia. Na parte da tarde, a partir das 16h, terão início as manifestações culturais, com apresentações indígenas, Maculelê, Puxada de Rede e baile com o grupo Fandangos da Cananéia, entre outras atrações.


Festa de São Jorge

No próximo domingo 29, o bloco carnavalesco Guerreiros do Samba, do bairro do Itatinga, região central de São Sebastião, realizará a 2ª Festa em Homenagem a São Jorge, padroeiro da entidade. O evento tem total apoio da Administração Municipal.

A festividade começará a partir das 11h30, com carreata prevista para sair da Rua da Praia em direção à rua Benedito Pedro dos Santos, 3, no Itatinga, local onde será  servida macarronada a todos.

Segundo informações, o percurso contará com a participação dos motoqueiros do Moto Clube Abutres – Litoral Norte, além dos integrantes do bloco. Já para a comemoração, ainda são esperados representantes de todos os blocos carnavalescos da cidade e das quatro escolas de samba sebastianense.

Na programação haverá apresentações dos grupos “Papo de Samba” e “Mocidade S.A”, além da participação especial da bateria do bloco Guerreiros do Samba. E as crianças não foram esquecidas, elas terão diversão garantida com muito sorvete, doces, pipocas, algodão-doce e muitas brincadeiras.

Serviço social

Segundo o presidente do Guerreiros do Samba, Gilberto Pedro de Castro, o Porquinho, mais do que levar a cultura do samba à comunidade, o evento visa ser uma porta de acesso às informações que possam ajudar os moradores em diversas questões. “Contaremos com a presença de nossos parceiros para orientar a população em diversos segmentos, para tanto, já confirmamos as presenças de representantes de várias associações e sindicatos”, mencionou Porquinho referindo-se à ONG Comunidade Carcerária, Associação de Amparo à Mulher Sebastianense e Sintricom (Sindicato dos Trabalhadores nas Industrias da Construção Civil, Mobiliário e Manutenção Industrial de São José dos Campos e Litoral Norte).

Serviço: A 2ª Festa em Homenagem a São Jorge será na rua Benedito Pedro dos Santos, próximo ao Empório Garça do Itatinga, na região central.

Fonte: PMSS

quinta-feira, abril 26, 2012


Caraguá Jazz Big Band e Chico Oliveira se apresentam no TMC nesta sexta-feira

O Teatro Mario Covas recebe nesta sexta-feira (27/4) às 21h uma apresentação da Caraguá Jazz Big Band, a primeira Orquestra Popular do município, com participação especial do músico Chico Oliveira, trompetista integrante do Sexteto do Jô.
Fonte: JC Curtis/PMC
O espetáculo tem entrada franca, classificação livre e integra a programação cultural de aniversário da cidade. Para assistir à apresentação é necessário retirar o ingresso com uma hora de antecedência na bilheteria do TMC.

Caraguatatuba ganhou sua primeira orquestra popular denominada Caraguá Jazz Big Band em dezembro passado com o objetivo de unificar o ciclo musical do município. Mantida pela Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), a orquestra é uma oportunidade para que os talentos locais tenham reconhecimento e possam viver da sua arte.

A Caraguá Jazz Big Band é regida pelo diretor musical Dudu Quirino, trompetista nascido em Caraguatatuba e formado pela Universidade Livre de Música Tom Jobim, com vasta experiência no cenário musical nacional e internacional.

Participação Especial

A apresentação no TMC terá a participação especial de Chico Oliveira, paulista formado pelo Conservatório Musical João Batista Julião, de Sorocaba. Chico já atuou como arranjador e trompetista nas bandas Brasilian Modern Six, Orquestra Orfeu Negro, Santa Mônica e Casa Blanca, entre 1972 e 1989, quando foi para o Rio de Janeiro onde tocou com o grupo Azymuti, Márcio Momtarroyos, Hermeto Pascoal, Arthur Maya, Cizão Machado, Marcelo Martins e Jota Moraes, entre outros.
Foto: Divulgação
Gravou e acompanhou vários instrumentistas e cantores como Gonzaguinha, Selma Reis, Ivan Lins, Marina Lima, Nana Caymi, Ed Motta, Leila Pinheiro e Gilberto Gil, entre outros, tendo participado da banda de Elba Ramalho entre 1984 e 1998, com participações pelo Japão, México, Angola e Estados Unidos.

Além disso, o músico tem participações em Free Jazz, Prêmio Sharp, Big Band do Zerró Santos em São Paulo, além de ter integrado o quinteto de música instrumental Os Cinco, liderado pelo baterista José Eduardo Nazário. Desde 2000 é integrante do Sexteto do Jô, na Rede Globo de Televisão e líder da Big Band Metalmanera, com quem se apresenta pelo Brasil e da qual faz parte o músico Eduardo Quirino, coordenador de música da Fundacc e diretor musical da Caraguá Jazz Big Band.

Fonte: Fundacc
Litoral em Dança - Entre Linhas fecha programação cultural do aniversário de Caraguá

A Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba - promove de sábado à terça-feira (28/4 a 1º/5) mais uma edição do Litoral em Dança - Entre Linhas, mostra tradicional de dança que visa difundir e fomentar o trabalho de coreógrafos, diretores e bailarinos.

O evento fecha a programação cultural do aniversário da cidade e conta com apresentações diárias na Praça Dr. Cândido Motta às 17h30 e no Teatro Mario Covas às 21h, todas com entrada franca e classificação livre.
Foto: Divulgação/PMC

Este ano o diferencial da Mostra é o 1º Encontro de Danças Urbanas que invadirá a Praça Dr. Cândido Motta com a linguagem cultural do corpo, democratizando e popularizando o mundo da dança. Estão convidados os grupos Descendentes de Rua (São Sebastião), Cia. Corpus Dance (Poá), Grupo RT e Geração Futuro (Caraguatatuba), Studio Márcia Belarmino e Síndrome Hip Hop (São José dos Campos).

No Teatro Mario Covas as apresentações começam sempre às 21h com exceção da terça-feira (1º/5), com início às 20h. Para assistir aos espetáculos é necessário retirar ingresso na bilheteria do TMC uma hora antes do início de cada apresentação.

Corpo de Baile de Caraguatatuba - "Encontros"
O Corpo de Baile de Caraguá apresenta no sábado (28/4) às 17h30 na Praça Dr. Cândido Motta o espetáculo Encontros com direção geral e coreografia de Cristina Neves.

Cia. Ilusão e Vida (SP) - "Baile de Graduados"
Na mesma data, mas às 21h no Teatro Mario Covas a Cia. Ilusão e Vida apresenta "Baile de Graduados", um clássico de repertório remontado por Camila Pupa.

Cia. Jorge Garcia - "Interlúdio" e "Nihil Obstat'
No domingo (29/4), às 21h, é a vez da Cia. Jorge Garcia apresentar dois espetáculos contemporâneos: Interlúdio e Nihil Obstat, ambas com direção, coreografia, concepção e interpretação de Jorge Garcia.

Cia. de Danças - Claudia de Souza - "Dimensão Oculta"
A Cia. de Danças - Claudia de Souza é a atração de segunda-feira (30/4) no Teatro Mario Covas às 21h com a apresentação Dimensão Oculta, no melhor estilo contemporâneo.

Balangandança Cia. - "Brincos e Folias"
Fechando a programação do Litoral em Dança Entre Linhas na terça-feira (1º/5), a Balangandança Cia. traz o espetáculo Brincos e Folias às 20h no Teatro Mario Covas, com concepção e direção de Georgia Lengos. O espetáculo contemporâneo é voltado especialmente para o público infantil. 

Mais informações (12) 3897.5660 ou www.fundacc.com.br.
Fonte: Fundacc

quarta-feira, abril 25, 2012



SP anuncia início da duplicação do trecho de planalto da Tamoios

 
O governador Geraldo Alckmin anunciou na tarde desta terça-feira, 24, o início das obras de duplicação do trecho do planalto da Rodovia dos Tamoios, do km 11,5 ao km 60,48. As obras percorrem os municípios de São José dos Campos, Jacareí, Jambeiro e Paraibuna. O trecho de Paraibuna em que há fluxo de ciclistas terá oito quilômetros de ciclovia. "Esta é a maior intervenção dos últimos 40 anos, ligando a sétima maior cidade do Estado, São José dos Campos, à capital do pré-sal, Caraguatatuba, e ao porto de São Sebastião", afirmou Alckmin. "Estamos assinando o contrato 32% abaixo do preço. Tivemos uma economia de R$ 274 milhões", completou.

As obras serão divididas em dois lotes e executadas pelo Consórcio Encalso-S A com investimento total de R$ 557,4 milhões. O lote 1, que vai do km 11,5 ao 35,8, receberá investimento de R$ 279,1 milhões. O lote 2, do km 35,8 ao 60,48, terá investimento de 278,3 milhões. O preço total da obra obteve desconto de R$ 264 milhões sobre os R$ 821 milhões que seriam investidos inicialmente "Uma economia de 32% ao Estado é algo que deve ser comemorado" disse o secretário de Logística e Transportes Saulo de Castro Abreu Filho.

Logo após o feriado de primeiro de maio, as obras terão início e a previsão é que sejam entregues em 20 meses, antes do início da temporada de veraneio 2013/2014.

Fonte: Governo de São Paulo

segunda-feira, abril 23, 2012


CIP abre inscrições para cursos profissionalizantes nesta semana


O CIP (Centro Integrado Profissionalizante) de São Sebastião, através da Seduc (Secretaria da Educação) irá abrir inscrições a partir desta quarta até sexta-feira, de 25 a 27, para os cursos profissionalizantes de salgadeiro e saladeiro.

Para o curso de salgadeiro são oferecidas 16 vagas, com carga horária de 48 horas. As aulas terão início no dia 7 de maio, e serão realizadas às segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 21h30, com certificação do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

O mesmo número de vagas será oferecido aos interessados no curso de saladeiro, porém, com carga horária menor (24 horas) e início das aulas previsto para o dia 8 de maio, às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 21h30, com certificação do CIP.

Vagas

As vagas disponíveis serão distribuídas da seguinte forma: oito para o público em geral e seis para alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental 2 ou alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) cujas inscrições devem ser feitas no próprio CIP, na Topolândia; e duas vagas para os assistidos pelo Programa Ação Jovem, com inscrições  no CRAS  (Centro de Referência de Assistência Social) do mesmo bairro.
A idade mínima para participar dos cursos é de 14 anos e a escolaridade exigida é a partir do 8º ano do Ensino Fundamental 2. Os candidatos menores de 18 anos deverão apresentar autorização dos pais ou responsáveis para participar dos cursos no horário noturno.

Os cursos são gratuitos e as vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição dos candidatos. Cada candidato poderá se inscrever em um curso somente. Após o preenchimento das vagas será criada uma lista de espera para a abertura de novas turmas.

Os interessados deverão levar uma cópia simples do RG, dos comprovantes de endereço e de escolaridade. Não serão realizadas as inscrições sem os devidos documentos.

Qualificação

No curso de salgadeiro, os participantes poderão desenvolver competências relativas à execução do processo produtivo de salgados, o planejamento das quantidades de matérias-primas e produto final, a utilização de equipamentos e utensílios e o controle do processo de produção considerando aspectos de qualidade e normas de segurança e higiene do trabalho.

Nesta área, o aluno – depois de formado – poderá, ainda, trabalhar por conta própria, com encomendas para festas e eventos ou como empregado em lanchonetes, padarias, supermercados, buffets ou casas do ramo.

Já no curso de saladeiro, os participantes terão o conhecimento e orientação para trabalhar como saladeiro na parte fria do estabelecimento, completando o serviço de ajudante de cozinha, desenvolvendo competências relativas à execução do trabalho, o planejamento das quantidades de matérias-primas e produto final, da utilização de equipamentos e utensílios e o controle do processo de produção, considerando aspectos de qualidade e normas de segurança e higiene do trabalho.

O formando será capaz de preparar pratos sofisticados podendo ser requisitado para trabalhos em hotéis, restaurantes e buffets, a partir das técnicas de preparação de saladas simples e compostas, molhos cremosos e aromatizados.

O piso mínimo da categoria, para salgadeiro e saladeiro é de R$ 660,00, conforme o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral Norte.

O CIP abrirá, em breve, novas inscrições para cursos nas áreas da construção civil e gestão administrativa.

Serviço: O CIP fica na rua Antonio Pereira da Silva, 56, na Topolândia, em São Sebastião. O horário de atendimento é das 8h às 17h.

Fonte: PMSS
Entrega de Boulevard e apresentação da nova frota marcam aniversário de Caraguá

Eventos reuniram mais de 500 pessoas na Praça do Caiçara e no Prainha Boulevard
Na manhã desta sexta-feira (20/04/2012), uma grande festa marcou as comemorações do aniversário de 155 anos de emancipação político administrativa de Caraguá. Houve hasteamento dos pavilhões, apresentação da nova frota adquirida pelo Governo Municipal e de mais ônibus para o transporte coletivo pela empresa Praiamar e a inauguração do Prainha Boulevard.

Na Praça do Caiçara, em frente ao Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc), mais de 300 pessoas acompanharam a solenidade oficial do aniversário de Caraguá. Além da comunidade, estiveram presentes o prefeito de Caraguá Antonio Carlos da Silva, o vice-prefeito Antonio Carlos Júnior, o deputado estadual Samuel Moreira, a diretora regional de Saúde, Sandra Maria Carneiro Tutihashi, o prefeito de Ilhabela Toninho Colucci, o gerente do hipermercado Extra, José Luiz, secretários municipais e vereadores.

O deputado Samuel Moreira destacou que Caraguá além das belezas naturais tem muitos motivos para comemorar o aniversário. A cidade conta agora com melhorias que também foram viabilizadas graças à parceria com o Governo do Estado. “A população tem Ambulatório Médico de Especialidades (AME), Escola Técnica (ETEC) e um Poupatempo. Nas três regiões, a prefeitura executa as obras dos Centros Integrados de Desenvolvimento Educacionais (Cides) que irão atender as três regiões”, destacou.

Após o pronunciamento das autoridades, o Grupo Escoteiro 85 Caraguatá entregou ao prefeito Antonio Carlos um machado com origem no Gilwell Park, na Inglaterra, primeiro centro de formação de chefes escoteiros, e que simboliza segurança.

Em seguida, foi aberta a exposição “Cores do Xingú”. O prefeito, juntamente com a presidente da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Zenaide Vernizzi, fizeram o desenlace da fita na sala Antonio Carelli, onde as fotografias da mostra ficarão expostas até o dia 3 de junho no Macc.


Frota

Após as solenidades na Praça do Caiçara, a população pôde conhecer de perto os novos ônibus adquiridos pela empresa Praiamar, que estavam estacionados na Avenida Anchieta, e que foram em direção do Prainha Boulevard, para a cerimônia de inauguração.

O público também teve a oportunidade de ter um passeio com um motorista que não era da empresa. O prefeito de Caraguá, Antonio Carlos, fez questão de dirigir um dos ônibus da Praiamar até o local do evento e convidar a comitiva formada por secretários e representantes do Governo do Estado para, no caminho, conhecer as conquistas da cidade.

Após sair da Avenida Anchieta, os veículos se dirigiram à Avenida da Praia, onde o prefeito fez o retorno próximo ao bairro Indaiá e seguiu sentido Prainha. Os passageiros puderam ver os outros ônibus adquiridos pela empresa Praiamar para o transporte coletivo. De acordo com o diretor da Praiamar, Leandro Marcio Gomes Pereira, de novembro de 2011 a abril de 2012, Caraguá ganhou 25 novos veículos modernos e com acessibilidade. Os 13 que chegaram recentemente deverão estar nas ruas na próxima semana.

Na Praça de Eventos, novas máquinas, tratores, vans e carros que compõem a nova frota do Governo Municipal estavam expostos e agora são patrimônio do povo. Entre os veículos, três retroescavadeiras, quatro minicarregadeiras, quatro caminhões traçados e quatro caminhões tocos que vão auxiliar os funcionários da secretaria de Serviços Públicos.


Inauguração

As comemorações de aniversário encerraram pela manhã com a inauguração do Prainha Boulevard, que contou com a participação de mais de 200 pessoas. O novo espaço da cidade tem vista para a Pedra do Jacaré, tradicional ponto turístico de Caraguá. O Boulevard ganhou o nome do comerciante Getúlio Vargas Navarro Magalhães.

A esposa do homenageado, Tereza Magalhaes, agradeceu pela obra entregue à comunidade da Prainha e elogiou a atuação do prefeito Antonio Carlos à frente do município. Disse também que, com o Boulevard, a Pedra do Jacaré está ainda mais atraente e visível para os visitantes.

O prefeito de Caraguá Antonio Carlos agradeceu às parcerias que proporcionaram a construção do Prainha Boulevard, que não teve custos para o município no andamento da obra e sim na desapropriação da área de 1.980 m² em 2011, no valor de mais de R$ 1,7 milhão. Ele também fez um balanço da sua gestão à frente do Governo Municipal. “Investimos desde 2009 R$ 250 milhões em infraestrutura e equipamentos. Podemos comemorar muito o aniversário com os índices divulgados pela Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) que colocaram Caraguá como a 6ª melhor do país e 4ª no Estado em gestão fiscal”, destacou.

No Prainha Boulevard há fonte, espaço para crianças e para idosos, deck para relaxamento, mirante para a praia, estacionamento com dez vagas, arborização e acessibilidade.

A fonte foi ligada no momento da inauguração e a criançada fez a festa. Mas o sol e o calor de 30 graus fizeram o prefeito Antonio Carlos e o vice-prefeito Antonio Carlos Júnior se refrescarem com a água, que sobe dos encanamentos de forma interativa e que, no período noturno, terá iluminação.

A obra, iniciada em novembro de 2011, foi realizada em cumprimento ao Termo de Acordo Judicial, firmado no dia 25 de novembro de 2010 e homologado em juízo na Ação Civil Pública 689/05, quando o município recebeu os benefícios desse termo entre o Ministério Público e a Village Parahybuna Empreendimentos Ltda.

A secretaria municipal de Urbanismo apresentou em 2011 ao Ministério Público dois projetos para serem beneficiados e acompanhou a orientação técnica necessária para o bom andamento da Ação Civil. Os contemplados foram o Boulevard Prainha, no valor de R$ 711.020,75, e tratamento paisagístico para a orla de Caraguá entre o Camaroeiro e o Rio Santo Antonio, com previsão de início em maio deste ano e investimento de R$ 488.947,25.

Fonte: PMC

quinta-feira, abril 19, 2012

Teatro Mario Covas recebe São Paulo Companhia de Dança com entrada franca
Em comemoração ao aniversário de 155 anos de Caraguatatuba, o Teatro Mario Covas recebe nos dias 20 e 21/4, às 21h, a renomada São Paulo Companhia de Dança.
 
O espetáculo conta com a apresentação de três peças: Bachianas Brasileiras nº 1, de Rodrigo Pederneiras, inspirada pelo clássico homônimo de Heitor Villa-Lobos, na qual a dança responde a estrutura íntima da música. A obra dividida em três movimentos evidencia a brasilidade, o romantismo e a paixão do nosso povo; Ballet 101, de Eric Gauthier, brinca com a dança clássica a partir das cinco posições do balé. 
Foto: Divulgação

O coreógrafo narra outras 96 possíveis variantes em referência a coreógrafos e balés consagrados. Na primeira parte da obra ele as demonstra, e na segunda, cria uma sequência que as combina de forma randômica; e Supernova, de Marco Goecke, coreografia de contrates, na qual vida e morte, escuro e claro, estão ligadas pela energia de cada corpo. Os bailarinos aparecem e desaparecem do palco misteriosamente e a movimentação é marcada por seqüências muito rápidas, precisas e controladas que fazem os corpos vibrarem.
 
A classificação é livre e entrada franca, porém os ingressos são limitados e estão disponíveis para serem retirados no MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba ou no Teatro Mario Covas.

Trajetória
 
A São Paulo Companhia de Dança foi criada em janeiro de 2008 pelo Governo do Estado de São Paulo. Seu repertório contempla remontagens de obras clássicas e modernas, além de peças inéditas, criadas especificamente para o seu corpo de bailarinos. A Companhia é um lugar de encontro dos mais diversos artistas - como fotógrafos, professores convidados, remontadores, escritores, artistas plásticos, cartunistas, músicos, figurinistas, e outros – para que se possa pensar em um projeto brasileiro de dança. Mais informações: (12)3881.2623.

Serviço 
Espetáculo com São Paulo Companhia de Dança

Dias 20 e 21/4 – sexta-feira e sábado – às 21h

Local: Teatro Mario Covas

Entrada franca

Atenção: Os ingressos são limitados e devem ser retirados no MACC (Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba) ou no Teatro Mario Covas

Classificação livre

Fonte:  Fundacc

Ilhabela recebe aventureiros do XTerra Brasil Tour 2012


Ilhabela recebe neste fim de semana (21 e 22) a etapa do XTERRA Brazil Tour 2012, o maior evento de cross country do país. A competição deve reunir mais de 2 mil atletas, dispostos a encarar grandes desafios na segunda etapa do ano. A concentração será na Praia do Perequê.
 
 A novidade para 2012, em Ilhabela, é a disputa XTERRA Endurance, corrida de longa distância com 80km. Com um percurso inédito, que privilegia a costa da ilha, 80 participantes terão a oportunidade de explorar locais únicos, na região formada por paradisíacas praias e um grande parque ecológico. “Estamos sempre buscando novos desafios para o XTERRA. O piso da prova XTERRA Endurance é bastante misto com, subidas, descidas, single tracks, paralelepípedos, estrada, terra, trilhas e areia. Essa prova promete surpreender participantes e o público. Além da distância extrema, os atletas poderão participar da disputa de 50km", comenta Bernardo Fonseca, diretor do Instituto XTERRA, organizador do evento.

Outras provas que prometem movimentar a etapa de Ilhabela são a Kids Mini Corrida, Swim Challenge, a corrida Night Run e a tradicional prova de Triathlon cross country. Só o triathlon receberá 400 atletas para 1,5 km de natação em mar aberto, 25 km de mountain bike e ainda 8km de corrida pelas trilhas da região. "Ilhabela é um lugar maravilhoso para receber o XTERRA. A variedade de cenários combina com o perfil do evento, que recebe grandes atletas, apaixonados pelo esporte, crianças e adolescentes", comemora Bernardo Fonseca.

Para a prefeitura de Ilhabela, depois de conquistar o título de Capital Nacional da Vela, a cidade agora se firma no cenário do esporte de aventura e cross country. Temos conseguido trazer várias competições esportivas que assim como a Semana Internacional de Vela, movimentam o turismo e incentivam crianças e jovens a se dedicarem a uma modalidade esportiva. Recentemente a cidade recebeu também a 3ª Etapa do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas que reuniu cerca de 1,2 mil atletas.

Navio Tricolor

Ilhabela vai receber o “Navio Tricolor”, um cruzeiro do São Paulo Futebol Clube, que chega à cidade nesta sexta-feira, dia 20 de abril. Cerca de mil torcedores devem desembarcar para assistir o jogo amistoso entre “Os amigos do Careca” X “Os amigos do Raí” em comemoração aos 20 anos do primeiro título mundial do clube. O Estádio Municipal “Ferreirão”, no Itaquanduba, receberá os jogadores do time de 1992 a partir das 10h30. Os ingressos serão vendidos a R$ 5 e toda renda será revertida para o Fundo de Solidariedade.

O “Navio Tricolor” foi lançado pela Passaporte FC, a agência de turismo oficial do clube, e tem apoio da MSC Cruzeiros. Serão quatro dias a bordo do MSC Armonia. Os torcedores sairão de Santos, passarão por Ilhabela e Búzios antes de voltar para o litoral sul.
Antes do jogo principal os torcedores também assistirão a uma partida entre os Veteranos de Ilhabela X Veteranos do São Paulo. Os ingressos estarão à venda nas lojas Center Par, A Musical, além do Ginásio de Esportes, no Itaquanduba e do Fundo de Solidariedade, no Paço Municipal.
Os jogadores confirmados são: Dinho, Ronaldo Luiz, Raí, Careca, Oscar, Adilson, Vitor, Ronaldão, Pintado, Pita, Pavão, Macedo, Sidnei, Ivan Rocha, Vagner Santos e Gilmar Rinaldi.
Para o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), é uma honra receber esses atletas que fizeram história no esporte nacional e ainda vêm comemorar um título internacional importante.

Fonte: PMI


Exposição Cores do Xingu é atração do MACC   para Aniversário da Cidade

Foto: Divulgação
A exposição Cores do Xingu é a atração do MACC - Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba - para comemorar o aniversário de Caraguatatuba. A mostra será lançada no dia 20 de abril às 9h, quando Caraguá completa 155 anos de emancipação político-administrativa.   

A exposição pretende promover uma reflexão sobre a questão indígena no Brasil por meio de fotografias dos povos xinguanos clicados pro Babi Avelino e objetos etnográficos pertencentes ao Projeto Xingu /Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). A curadoria é de Diná Jobst.

Dona de grande sensibilidade e olhar apurado, Babi mostra a natureza selvagem, os rituais, o cotidiano, as tradições e a beleza das cores do Xingu, as danças, as pinturas corporais, os detalhes dos colares e cocares, registros de grande valor estético e documental. Também está presente a causa indígena, a luta contra o desmatamento, a ocupação predatória e a criação de usinas hidroelétricas no rio Xingu. 

O público pode conhecer e viajar pelo Xingu com os painéis fotográficos e objetos etnográficos que constituem a mostra. Para ficar ainda mais próxima da realidade, a exposição é complementada com trilha sonora representando sons da floresta. A finalidade do trabalho é promover um diálogo, colocando a beleza e a realidade xinguanas em evidência através da plasticidade da imagem fotográfica e audiovisual.
Cores do Xingu é uma mostra itinerante e foi apresentada pela primeira vez no Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Estado da Cultura administrada em convênio com a ACAM Portinari, em Tupã.

Horários de Visitação

A exposição pode ser visitada de terça a domingo, das 10 às 18h e sábado das 14h às 18h. Agendamento de grupos e escolas pode ser feito com o setor educativo do museu pelo telefone (12) 3883 9188. 

O MACC fica na Praça Dr. Cândido Motta, 72, centro de Caraguatatuba. 
 
Fonte: Fundacc



Time sebastianense visita a Argentina em intercâmbio esportivo e cultural


Os veteranos do Sete de Setembro, time de futebol de São Sebastião, participaram de dois amistosos em Córdoba, na Argentina,  no último final de semana (14 e 15), pelo Torneio Internacional promovido pelo Atlético de Carlos da Paz.
Foto Divulgação

 O time empatou o primeiro jogo por 3 a 3, com todos os gols marcados por Vicente Aguiar. Já a segunda partida, o grupo trouxe um melhor resultado para o Sete, que venceu a equipe Argentina por 4 a 2. Jucemar Leite, o Nenê, balançou duas vezes a rede. Os outros dois gols foram de Eduardo Augusto de Mello e Sidnei Ladeira.

 A delegação sebastianense estava composta por 20 pessoas, entre  atletas e dirigentes. Os jogadores são Luciano, Hector, Mário, Madeira, Beto, Badu, Dudu, Nivaldo, Carlinhos, Vicente, Jucemar, Jovani, Ricardo, Márcio, Sidnei, Devanei, Haroldo e Pedro. Já os dirigentes são Luiz Fernando Oliveira da Silva, José Márcio dos Santos e Márcio Nonato, treinador.

 Essa foi a primeira vez o time participou de uma competição fora do país. “Foi uma experiência maravilhosa tanto na questão esportiva, quanto na cultural. Alguns nunca tinham viajado ou saído do país, então foi uma ótima oportunidade não só de jogo, mas de aprendizado”, declarou o técnico.
 Márcio Nonato destacou também o ótimo desempenho da equipe e a receptividade dos argentinos. “A recepção que nos deram foi maravilhosa. Além de não termos nenhuma despesa, criou-se uma relação de amizade entre os jogadores”, contou.
 Em comemoração aos 60 anos do clube, é a vez do time argentino vir a São Sebastião em setembro, quando ficará por 10 dias. “O intercâmbio continua e a volta no ano que vem está praticamente certa”, finalizou
Fonte: PMSS






Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...