quinta-feira, setembro 22, 2011


Ilha dos Fortes: XTerra Brazil leva emoção ao Arquipélago

No próximo final de semana, 24 e 25 de setembro, Ilhabela será palco da maior competição de esporte de aventura do país. Trata-se do XTerra Brazil Tour 2011, que será realizado na praia do Perequê e terá provas de triathlon, natação e corrida de aventura.

A Prefeitura de Ilhabela tem estimulado o turismo esportivo e assim movimentado a economia local em período de baixa temporada. No último final de semana, por exemplo, a cidade recebeu outro grande evento, o Aloha Spirit, com o Campeonato Brasileiro de Canoas Havaianas e Stand Up Paddle. O município que recentemente recebeu o título de Capital Nacional da Vela por sua vocação náutica e também pela tradição de outra competição realizada na baixa temporada, a Semana Internacional de Vela, abre suas portas para outras modalidades esportivas. “Com muito trabalho temos conseguido trazer várias competições e como Ilhabela tem no turismo a sua indústria, torna-se ainda mais importante por estarmos num período de baixa temporada”, ressalta o prefeito Toninho Colucci.

Segundo o secretário de Esportes, Lazer e Recreação, vice-prefeito Oswaldo Nuno Gallo, a credibilidade da administração municipal junto à organização do evento proporcionou a ampliação desta etapa. “Devido a dedicação de todos trouxemos pela primeira vez a prova de 50km noturna. O empenho pessoal do prefeito Toninho Colucci foi primordial para que possamos receber mais esta prova. Assim daremos continuidade aos festejos do mês de aniversário da cidade”, destacou o secretário.

O presidente da Associação de Hotéis e Pousadas, Edilson Moretto, o Alemão, informou que algumas pousadas já tem a ocupação completa para o fim de semana em razão do evento, principalmente, as mais próximas à praia do Perequê. “Os participantes procuram os hotéis e pousadas mais próximos do evento, mas acabam indo também para outras regiões da cidade. A procura também esta grande por conta do tempo, a volta do sol”, comemora Alemão.

E a idéia é estimular ainda mais a vinda de eventos esportivos e culturais, conforme explica o secretário de Turismo, Harry Finger. “Para o ano que vem queremos promover o Beach Games e o Festival de Jazz em junho, além da Corpore”, cita o secretário.

 
Esta é a 7º etapa do XTERRA BRAZIL TOUR 2011 e reunirá cerca de 2 mil pessoas, nas provas de Triathlon (1,5km de natação, 29km de mountain bike e 9km de corrida), Swim Challenge (1,5km e 3km, Night Run 9km e 18km) e na emocionante XTERRA Endurance 50km. A geografia do arquipélago só vai contribuir para deixar as provas mais emocionantes e desafiadoras.

E a escolha deste cenário só vai favorecer. Com largada no sábado (24/9), às 9h, o Triathlon de Ilhabela é um dos percursos mais difíceis do circuito. Logo após terminarem a prova de natação na Praia do Perequê, os atletas seguem para a prova de mountain bike que acontece nas montanhas com uma rota de obstáculos e terreno altamente acidentado. Para finalizar o desafio, mais 9 Km de corrida em trilhas. Os cinco primeiros colocados na categoria profissional (masculino e feminino) recebem troféus e R$ 8 mil de premiação em dinheiro.

XTerra Endurance – 50km

No mesmo dia acontece a inédita XTerra Endurance com o patrocínio da marca de roupas esportivas The North Face. São 50km de muito suor, garra e superação de todos os limites do corpo e da mente. Com largada às 16h, a ultra maratona atravessa a ilha até a Praia de Castelhanos, onde fica a marca de 25k. No percurso, cachoeiras, rios e praias fazem parte do desafio de atletas que passam pela comunidade caiçara de Canto de Ribeirão e chegam a 700 metros de altitude.

Corrida à noite

Para aqueles que vão participar das provas de 9km e 18km da Night Run também não faltam surpresas. Com largadas às 18h e 19h, respectivamente, os atletas possuem como desafio correr na mata, enfrentar os obstáculos naturais e sem a claridade do dia.

Natação e Corrida Infantil

No domingo (25/9) é a vez do Swim Challenge. Realizada na Praia do Perequê, as provas de 1,5km e 3km terão um percurso com mar calmo e temperatura agradável para os nadadores.

Os pequenos maratonistas não ficam de fora e dão as primeiras passadas a partir das 9h30 no Kids Mini Corrida. O percurso é numa área plana, terreno de areia e determinado de acordo com a idade das crianças: 1 a 3 anos - 50 metros, 4 a 6 anos 100 metros, 7 a 8 anos 300 metros, 9 a 10 anos 500 metros e de 11 a 12 anos correm 1km.

Fonte: PMI

terça-feira, setembro 20, 2011


Feira Literária movimenta Teatro Mario Covas em Caraguá

Fotos: JC Curtis/Fundacc
A programação da Feira Literária de Caraguatatuba (FLIC) continua na próxima semana no Teatro Mario Covas. Após a primeira etapa, finalizada nesta sexta-feira (16/09) com mais de 2 mil alunos das escolas municipais, professores, estudantes e comunidade em geral terão a oportunidade de participar de palestras, encontros com autores e peças de teatro.

A abertura oficial será na quarta-feira (21/09), às 18h30, para todos os professores da rede municipal. Haverá apresentações da fanfarra da Escola Municipal Alaor Xavier Junqueira, coral de alunos do CEI Santina Nardi Marques, entrega de prêmios do concurso sobre a Dengue promovido no jornal EducAção, show de rodas e brincadeiras cantadas com a Cia Bola de Meia e uma palestra sobre Educação, Cultura e Ludicidade com a pedagoga Jacqueline Baumgratz.


A programação aberta ao público inicia na quinta-feira (22), às 8h, e continua até sábado (24) com atrações no Teatro Mario Covas e também no Centro Universitário Módulo. Este ano a FLIC homenageia o escritor de Taubaté (SP) Monteiro Lobato (1882-1948), que conseguiu sucesso principalmente nas obras de literatura infantil como o Sítio do Pica-pau Amarelo.

A Feira Literária é uma realização do Governo Municipal, por meio da secretaria de Educação e da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) em parceria com o Centro Universitário Módulo.

Assista ao vídeo da FLIC – Flic nas escolas municipais

Veja fotos no Flickr - Flic feira literária de caraguatatuba



Serviço

FLIC – Feira Literária de Caraguatatuba

21 a 24 de setembro – Palestras, brincadeiras e bate papo com escritores no Teatro Mario Covas



Programação FLIC

Local: Teatro Mario Covas



21 (quarta)

18h30 – Abertura da FLIC com fanfarra, coral de alunos, brincadeiras e palestra voltadas aos professores da rede municipal



22 (quinta)

8h – Papo com os escritores: Ilan Brenman  e Mauricio Poeta

8h – Papo com a escritora Mara Regina Rösler

10h30 – Rodas e brincadeiras cantadas

14h – Rodas e brincadeiras cantadas

15h30 – Papo com o escritor: Ilan Brenman

18h – Oficina Educador brilhante,feliz estudante

19h – Palestra com o escritor Ilan Brenman



23 (sexta)

8h – Cordel do Conto Engraçado – Costa Senna

9h– Palestra com escritora Telma Guimarães

14h – Teatro: Reinações de Narizinho

15h – Palestra com autores Alcemir Palma e Jacqueline Baumgratz

16h – Show Cordel do Conto Engraçado - Costa Senna

14h – Palestra com Telma Guimarães

18h - Oficina Educador brilhante, feliz estudante

19h – Show: Cordel do Conto Engraçado- Costa Senna

Palestra: Edson Vieira: A Arte de servir



24 (sábado)

8h – Papo com o escritor: Mauricio Poeta

8h – Contação de Histórias com alunos da Emef Antonia Antunes Arouca

9h – Apresentações Emei Santina Nardi Marques

11h – Projeto Circo na escola- CIASE

No Centro Universitário Módulo

9h – 1ª Jornada Linguística e Literária

Palestras com Guaraciaba Micheletti e Sonia Sueli Berti dos Santos

Apresentação dos mestrandos

Foto: PMC

domingo, setembro 11, 2011


Festival do Camarão de Ilhabela entra na sua 16ª edição 

Ilhabela promove até o dia 2 de outubro a 16ª edição do Festival de Camarão. Turistas e moradores poderão saborear o melhor da gastronomia da ilha em pratos feitos à base do crustáceo. Nos dias 16 a 18 de setembro haverá o “Boteco do Camarão” na Praça Coronel Julião, na Vila.
Foto: Gianni D'Angelo /PMC


Durante o festival, restaurantes da cidade irão oferecer opções de pratos elaborados especialmente para o festival, com as mais diversas combinações envolvendo camarão e frutos do mar. As receitas também serão avaliadas pelos clientes, que darão uma nota ao prato degustado.

Os principais restaurantes já confirmaram participação no festival. Para conhecer os restaurantes participantes e as delícias que serão servidas, acesse o site: http://www.acilhabela.com.br/.

O Festival do Camarão faz parte das comemorações dos 206 anos de emancipação político-administrativa de Ilhabela, que ocorre no dia 3 de setembro. O evento é uma parceria da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Turismo e Fomento com a Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela. “Temos estimulado cada vez mais estas ações gastronômicas, desde o Festival da Tainha, o Festival da Sardinha, até o já tradicional Festival do Camarão. São eventos que movimentam nossa cidade e aquecem a economia local”, declarou o prefeito Toninho Colucci.

Fonte: PMI

sábado, setembro 03, 2011

Desfile de 7 de setembro será na Avenida da Praia, no Indaiá

Para celebrar o Dia da Independência, 7 de setembro, o Governo Municipal preparou um desfile cívico que mobilizará 59 instituições e mais de 2 mil participantes. Neste ano, o tema será “Caraguá, teu futuro espelha essa grandeza”, que também faz uma homenagem à Mata Atlântica, no Ano Internacional das Florestas. 
O desfile será realizado a partir das 9h, na Av. Geraldo Nogueira da Silva, no Indaiá. A cerimônia de hasteamento das bandeiras será realizada às 8h na Praça Diógenes Ribeiro de Lima.

O objetivo do desfile é envolver o futuro e o progresso de Caraguá nas cores da bandeira. A cor verde representará a Mata Atlântica, o azul e amarelo o progresso e, o branco, a paz. Para isso, as escolas trabalharam o tema com os alunos e desenvolveram um desfile repleto de verde e harmonia.
Cerca de 2.300 pessoas, entre professores, educadores, alunos e participantes estão envolvidas na preparação do desfile. Mais de 50 instituições já confirmaram presença, entre elas, grupos de escoteiros, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, a banda municipal Carlos Gomes e entidades.
As escolas municipais também confirmaram presença no desfile, são elas: Prof. João Benedito Marcondes, Carlos Altero Ortega, Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra, Prof. Geraldo de Lima, Profª Maria Aparecida Ujio, a EMEF do bairro Poço da Anta, Masako Sone, Profª Maria Moraes de Oliveira, Profª Adolfina Leonor Soares, Prof. João Batista Gardelin, Prof. Luiz Ribeiro Muniz, João Thimóteo do Rosário, Bernardo Ferreira Louzada, Prof. Jorge Passos, Profª Antonia Ribeiro da Silva, Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, Profª Aida de Almeida Castro Grazioli, Prof. Lucio Jacinto dos Santos, Benedito Inácio Soares, Profº Antonia Antunes Arouca, Pedro João de Oliveira, Prof. Oswaldo Ferreira, Benedita Pinto Ferreira, Prof. Antonio de Freitas Avelar, e as escolas Prof. Alaor Xavier Junqueira, do Travessão, e a EMEF Profª Mª Thereza de S. Castro, no Jetuba, com as suas fanfarras, que em agosto conquistaram o 1º e 2º lugares do 13º Concurso de Fanfarras e Bandas (Confaban).  

Solidariedade - Na ocasião, haverá um posto de arrecadação de feijão para a Gincana da Solidariedade atrás do palanque oficial. Também estará à disposição da população ambulância para emergências, tenda para crianças perdidas e água. Durante o desfile, é recomendável o uso de protetor solar, chapéu, roupas e calçados confortáveis e o consumo de muito liquido como água, água de coco e sucos naturais. Cuidado também com os alimentos consumidos no café da manhã. Prefira as frutas ao invés de laticínios e alimentos gordurosos.

Fonte: PMC


São Sebastião comemora Sete de Setembro

Estudantes das redes municipal e estadual de ensino de São Sebastião devem desfilar em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. Na Costa Sul, o evento acontece na segunda-feira 5, já na região Central, a solenidade deve acontecer na quarta 7.

Como de costume, o ato cívico-militar será realizado primeiramente em Boiçucanga, na Costa Sul. Estão previstos o hasteamento dos Pavilhões e o desfile pela Avenida Walkir Vergani na presença de diversas autoridades civis e militares, a exemplo do prefeito Ernane Bilotte Primazzi (PSC) e de seu secretariado. O evento acontece a partir das 9h.

Foram confirmados a presença das Polícias Militar, Civil e Ambiental, Corpo de Bombeiros, projetos sociais da Setradh (Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano), Oficinas Culturais da Fundação Cultural e Educacional Deodato Santana, subordinadas à Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), Escolinhas de Esportes da Seesp (Secretaria de Esportes), Guarda Mirim e Guarda Civil Municipal, além das unidades escolares da cidade.

A Seduc (Secretaria de Educação), também elaborou uma grande festa para a região central. Com alvorada prevista para às 6h, a programação seguirá às 9h com o desfile cívico-militar.

Segundo informações, além das Corporações Militares, a exemplo da Marinha do Brasil, a avenida Dr. Altino Arantes, mais conhecida como Rua da Praia, receberá também, pela primeira vez, o Goec (Grupo de Operações Especiais com Cães). Além disso, estão confirmados as participações de grupos da terceira idade, carros oficiais, escoteiros Guaravita, Etec, Fatec, Moto Clube Cavalo Marinho e a Bamuss (Banda Marcial Municipal de São Sebastião), que deve encerrar o evento.

Estudantes de todo o município irão desfilar ao som das fanfarras estudantis. A banda municipal “Maestro Manuel Ladislau de Mattos”, irá, igualmente, abrilhantar a festividade.

Fonte: PMSS

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...