segunda-feira, julho 24, 2006

Educação
Caraguá começa a receber inscrições para o EJA

As escolas de Caraguatatuba que oferecem a EJA (Educação de Jovens e Adultos) estão com as inscrições abertas para os interessados em estudar no segundo semestre de 2006. Para realizar a matrícula, basta comparecer a uma das 15 escolas que contam com essa modalidade de ensino.

As pessoas que ainda não são alfabetizadas ou que não concluíram o ensino fundamental têm a oportunidade de voltar a estudar no próximo semestre, a partir de agosto. Eles podem participar da EJA (Educação de Jovens e Adultos) que está com inscrições abertas em 15 unidades escolares de Caraguatatuba e oferece um curso preparado especificamente para atender o público juvenil e adulto.

As aulas são realizadas no período noturno e são divididas em suplência 1 e 2. A primeira abrange os quatro primeiros anos do ensino fundamental, que podem ser concluídos na metade do tempo, em dois anos. Já a suplência 2 compreende do quinto ao oitavo ano e também pode ser concluída em dois anos. Isso ocorre porque os cursos são divididos em módulos semestrais. Cada módulo equivale a um ano do ensino regular, o que possibilita a uma pessoa que ingressar no primeiro ano, terminar todo o ensino fundamental em quatro anos.

Segundo explicou a supervisora da Secretaria de Educação e responsável pela EJA, Karina Soares, o aprendizado é adaptado para a faixa etária dos alunos, que atualmente é em média 30 anos. Ela conta que para se matricular, basta ser maior de 16 anos.

Karina diz que em 2006 a EJA teve um diferencial em Caraguatatuba, que foi a criação de um livro didático próprio, voltado para o ensino de adultos. Ela conta que isso ajudou bastante no desenvolvimento das disciplinas. Todo esse material também estará disponível para as turmas do segundo semestre.

Além da EJA, também é oferecido aos alunos de Caraguatatuba o ensino por meio do Telecurso. As aulas são realizadas com utilização de vídeos e possibilitam aos estudantes dessa modalidade, a conclusão do quinto ao oitavo ano no período de um ano e meio. No Telecurso, o aluno não faz uma avaliação contínua do conteúdo estudado e sim, uma prova no final do curso. Se passar nessa avaliação, ele recebe o certificado.

A procura pela EJA tem aumentado ano a ano, principalmente devido às exigências cada vez maiores do mercado de trabalho. “Quem nos procura está interessado no estudo e querem terminar o ensino fundamental por causa de um emprego, para ter uma vida melhor”, destacou. Existem muitos alunos que voltam a estudar pela EJA e acabam seguindo em frente, cursando até mesmo o nível superior.

No começo de julho, a EMEF Profº Jorge Passos, do bairro Jaraguazinho, formou mais uma turma do 4º ano do Ensino de Jovens e Adultos. Eles tiveram aula com a professora Meire Cubas de Siqueira. A secretária da educação, Silmara Selma Mattiazzo participou da solenidade e parabenizou a coragem e perseverança dos estudantes que concluíram a suplência 1. “Ao aprender ler, esses alunos abriram muitas portas. Eles terminaram a primeira etapa e espero que continuem se esforçando e aprendendo a cada dia”, destacou.

A formanda Denise da Silva Felizardo emocionou os colegas a ler sua redação sobre a experiência de voltar a estudar. Ela falou das dificuldades que enfrentou, dos medos que tinha antes de se matricular e principalmente das alegrias que teve depois que começou a freqüentar a escola. “Conquistei a leitura e a escrita, é tudo de bom. Sinto como se tivesse aprendido a enxergar”, finalizou.

Relação de unidades com o EJA em Caraguatatuba:
· EMEF Profª Maria Thereza de Souza Castro - Jetuba - Suplência I e II.
· EMEF Benedita Pinto Ferreira - Casa Branca - Suplência II.
· EMEF Benedito Inácio Soares - Massaguaçu - Suplência I.
· EMEF Profº Oswaldo Ferreira - Casa Branca - Suplência I.
· EMEF João Thimóteo do Rosário - Canta Galo - Suplência I.
· EMEF Profº Luiz Ribeiro Muniz - Martin de Sá - Suplência I.
· EMEF Profª Antonia Ribeiro da Silva - Estrela Dalva - Suplência I.
· EMEF Bernardo Ferreira Louzada - Rio do Ouro - Suplência I.
· EMEF Profº Lúcio Jacinto dos Santos - Tinga - Suplência I.
· EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues - Indaiá - Suplência I.
· EMEF Profº João Baptista Gardelin - Poiares - Suplência I.
· EMEF Poço da Anta - Poço da Anta - Suplência I.
· EMEF Profº Alaor Xavier Junqueira - Travessão - Suplência I
.
Fonte: PMC

sábado, julho 08, 2006

Esporte
Começa a 33ª Semana Internacial de Vela de Ilhabela
campeões mundiais e medalhistas olímpicos brigam pelo título em Ilhabela
A 33ª. Semana Internacional de Vela de Ilhabela começou neste sábado, 8 de julho, com cerca de 200 barcos de cinco países e mais de 1500 velejadores que fazem do evento náutico, o maior da América Latina.

Tradicionalmente a Semana de Vela é aberta com a Regata Eldorado Alcatrazes por Boreste /Marinha do Brasil, uma prova de 55 milhas náuticas (cerca de 101 quilômetros), entre Ilhabela e a Ilha de Alcatrazes. O atual recordista é o barco argentino Fortuna III, que em 2005 cruzou a linha de chegada em 6h53’27’’, mas não compete neste ano. Os barcos menores disputam a Regata Ilha de Toque-Toque, mais curta, com cerca de 27 milhas (50 quilômetros).
A grande atração é o grande número de campeões mundiais e medalhistas olímpicos presentes. Durante a semana, velejarão por Ilhabela quatro nedalhistas olímpicos, como os campeões Robert Scheidt e Marcelo Ferreira, e 11 campeões mundiais brasileiros, como Gastão Brun e Maurício Santa Cruz, além dos uruguaios do barco Memo Memulini, que conquistou o Mundial da classe IMS em 2005 na Espanha.

“O importante para nós é fazer um evento de vela internacional de alto nível e muito competitivo em todas as classes e suas divisões. Este ano, todas as classes correrão com três divisões distintas e independentes entre si e isto tornará a 33ª SIVI mais competitiva do que nunca”, acredita o diretor de Vela do Yacht Club de Ilhabela, José Nolasco. Entre os favoritos, um dos maiores destaques é o bicampeão olímpico Marcelo Ferreira. Ele será o comandante do Áries IV, barco vencedor das últimas quatro edições (nas três primeiras, como Pajero TR4). O velejador volta a competir no Brasil depois de completar a volta ao mundo a bordo do Brasil 1, primeiro barco brasileiro a disputar a Volvo Ocean Race, que terminou em terceiro lugar na classificação geral. “A Semana de Ilhabela é um evento bem legal de participar. Desta vez, estou dando um passo novo na minha carreira: vai ser a primeira vez que vou comandar um barco”, diverte-se o velejador, que substitui o comandante campeão em 2005, Jorge Zariff, que está na Croácia para o Mundial da Classe Finn.
Um dos maiores adversários de Ferreira será o paulista Eduardo Souza Ramos. Tentando reconquistar o título em Ilhabela, o octacampeão da Semana de Vela vai competir com o novo Mitsubishi Motors, que está na água há pouco mais de três semanas. “Será um desafio realmente grande. É duro estrear o barco no mais difícil e concorrido campeonato do país”, comenta Souza Ramos, terceiro colocado no ano passado. O barco foi construído no estaleiro ML Boats, em Indaiatuba, o mesmo que fez o Brasil 1.
Os estrangeiros também chegam com força. Nesta edição, a competição também vale como a última etapa do Campeonato Sul-Americano da Classe IMS. Com isso, um grande número de barcos estrangeiros estará na água. Entre eles, a maior atração é o uruguaio Memo Memulini, primeiro colocado na divisão Corinthian do Mundial de Mahón, na Espanha, no ano passado, que terá o gaúcho Nelson Ilha, velejador e árbitro internacional, como tático. Outro favorito é o El Matador, da Argentina, campeão da primeira etapa do Sul-Americano. O barco é “gêmeo” do Mitsubishi Motors, de Eduardo Souza Ramos.
Além deles, grandes nomes da vela brasileira estarão presentes. O medalhista olímpico Lars Grael veleja com o Agripina/Asa Alumínio, um veleiro espanhol de 57 pés, comprado há poucos meses. Campeão da classe Laser nos Jogos de Atlanta/96 e Atenas/2004, Robert Scheidt será o tático do veleiro baiano Odoyá, um 40.7, vice-campeão em 2005. Na semana passada, ao lado do proeiro Bruno Prada, Scheidt conquistou o título da classe Star na Semana de Monotipos. No Cristabella, André Fonseca, o Bochecha, e Horacio Carabelli, dois outros tripulantes do Brasil 1, vão reforçar o barco comandado por Dario Queiroz Galvão. Além dos dois, Joca Signorini, timoneiro e regulador de velas também do barco brasileiro que disputou a regata de volta ao mundo, está confirmado na tripulação do veleiro Sorsa. Além do Sul-Americano das Classes IMS e ORC CLUB, a competição traz outras novidades como a realização dos Campeonatos Brasileiros das classes Delta 32 e Skipper 21, o 1º Sul-Americano da Classe HPE 25 (realizado no VIII GRAND PRIX), e novamente a participação dos tripulantes mirins, que deverão ter até 15 anos e pesar menos de 55 quilos.
A 33ª. Semana de Vela de Ilhabela é organizada pelo Yacht Club de Ilhabela (YCI) e a Impact Sports, com o apoio da Mitsubishi Motors, Semp Toshiba, Yacaminn, Medley, Runner, Trio, UOL, Revista Velejar, Rádio Eldorado, Nautos, North Sails, Brancante, Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO), PIC Pindá Iate Clube, Federação Brasileira de Vela e Motor, Prefeitura Municipal de Ilhabela, Marinha do Brasil e programa Mar Brasil.
Fonte: zdl

quinta-feira, julho 06, 2006

Entretenimento
São Sebastião prolonga clima junino de festas

A Secretaria de Turismo e Cultura de São Sebastião realiza entre os dias 7 e 16 de julho, o II Arraiá Caiçara, na Rua da Praia.
O intuito do evento é movimentar o turismo e a economia na cidade, além de proporcionar a integração cultural das festas julina e caiçara, além e diversão para os moradores e turistas.

O secretário de Turismo e Cultura, Júlio Buzi, afirma que a proposta do evento é manter a festa no calendário cultural da cidade. "Pretendemos proporcionar a comunidade uma opção de lazer e divertimento no mês de julho nas férias escolares".

Na festa, as barracas oferecerão comidas típicas, e a mais enfeitada ganhará um aparelho de som. Como diversão, serão realizados concursos de quadrilhas nas categorias: adulto e infantil. O prêmio para as vencedoras será um aparelho de DVD.

O Festival Sertanejo de Calouros volta este ano e a disputa será interessante nas categorias individual e dupla com a premiação de R$ 400, R$ 300 e R$ 200 para os 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente.

Segundo Buzi, a realização do arraial serve como forma de impulsionar a economia na cidade, oferecendo atrações no centro da cidade. "Por ser baixa temporada, o comércio fica um pouco parado. Com o Arraiá, as pessoas além de se divertirem acabam ajudando na economia local".
Fonte: PMSS

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...